"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 15 de junho de 2006

Gooooooooolo da Académica

O protocolo celebrado entre a Académica/oaf e a D.G. da AAC só pode ser vivamente saudado por todos aqueles que sentem a Briosa de maneira particular, assim como se ela fosse, como é, parte substancial da nossa existência.
Independentemente dos contornos mais precisos, que desconheço,e goradas as tentativas que desenvolvi nestes últimos tempos no sentido de aferir dos meandros do protocolado, cingindo-me ao que vem anunciado no site oficial, é possivel perceber que foram dados passos importantes para que a tão desejável harmonização se torne uma realidade no futuro.
Não obstante ponderar que a componente " materialista" ganha algum terreno à da "alma"( vidé as questões atinentes às percentagens na exploração comercial do bingo e do símbolo) a hora é de saudar este acordo de vontades que me parece absolutamente decisivo para encararmos o nosso futuro colectivo com mais esperança.
E é ele, o futuro próximo, que me incentiva a partilhar convosco uma outra reflexão.
Préviamente, porém,muito me apraz registar que a mediação, o comprometimento e, vamos dizê-lo, a intervenção do Magnífico Reitor Prof.Dr. Seabra Santos na realização deste protocolo terão sido decisivos.Por isso o merecidissimo destaque e o consequente aplauso.
Definidas que estão as traves mestras deste novo relacionamento com a nossa " velha ama " importa agora caminhar na sua concretização e ver um pouco mais longe. Se me permitem regresso a uma ideia já aqui anunciada e que se prende com a necessidade de desencadear esforços visando tornar a Briosa a Embaixadora Itinerante da Universidade e de Coimbra.É um desiderato perfeitamente possível e desejável.Basta atentar nos milhares e milhares de cidadãos que passaram pela Universidade e pela nossa cidade que se encontram dispersos por todo o país ( afinal a nossa diáspora ) e que, de alguma forma, se emocionam com o nosso losango.A falar verdade não conheço um único caso de rejeição absoluta.
Que fazer, então?
Desde logo concluir os Campos do Bolão, que são absolutamente vitais, e não ficar à espera do que possa ser disponibilizado pela AAC ( O Santa Cruz continua um estaleiro e o Universitário é muito curto).
Depois assumir uma politica desportiva mais virada para o mercado nacional o que requer um grande trabalho na prospecção de talentos.Buscar atletas que para além dos atributos futebolísticos assumam a qualidade de estudantes conferindo-lhes preferência nas contratações seja para o plantel júnior seja para o sénior.
Lançar estas bases e inverter o actual estado das coisas parece-me, pois, tarefa urgente e prioritária.
E dando passos seguros neste domínio mais fácil se tornará a implementação de parcerias com a Universidade.Estou a falar,concretamente, da absoluta necessidade de alcançar para os atletas universitários tratamento especial compatível com a prática desportiva de alta competição. E refiro-me a parcerias com algumas Faculdades que bem poderiam colocar o seu saber ao serviço da Briosa que, afinal, é de todos.Particularmente na área da medicina, da reabilitação e da fisioterapia, do nutricionismo e da farmácia, da informática e da estatistica, da psicologia, da educação física...
Enfim, muito haverá a discutir neste domínio mas, por agora, sem nunca abdicar de indicar os caminhos, por certo discutíveis, que me parecem conduzir a um futuro mais risonho, apetece-me dizer que hoje tenho mais orgulho na Académica do que tinha ontem.
Resumindo e concluindo:
Grande golo da Académica a merecer celebração especial.Como o outro anterior e que foi a contratação do Prof. Manuel Machado.

ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA.