"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 30 de julho de 2006

Descrédito e Confiança

1. As ausências, dizem, são benéficas na exacta medida em que ajudam a sarar feridas.Desgraçadamente a minha tem vindo a agravar-se na proporção dos atropelos que a actual Direcção da AAC/oaf tem vindo a cometer com a natural preponderância do Sr. Presidente. A minha Académica descaracteriza-se de forma progressiva e perigosa. Está um verdadeiro clube como os demais. As singularidades que eram o nosso orgulho esfumaram-se, sempre com o alto patrocínio do Sr. Presidente. Os Srs. Vice-Presidentes já não têm margem de manobra se é que alguma vez a tiveram. Tantos e tantos desvarios sem que se ouça uma voz, um apelo que seja à preservação das nossas raízes, enfim, da nossa identidade. Ora, esta "fidelidade canina " - salvo o devido respeito, tem os seus custos e perdas que poderão ser irremediáveis no curto prazo. Infelizmente para a Briosa.
Já não bastavam as inúmeras promessas, nunca cumpridas, referentes à conclusão dos Campos do Bolão, o agendamento do jogo-treino com os n'dingas ( que foi por eles cancelado através de um comunicado absolutamente indigno e vergonhoso para a Académica que era quem deveria ter tal iniciativa e emendar a mão ), a ausência, em bloco, do C.Fiscal à última A.Geral, a demissão do respectivo Presidente, o desrespeito sistemático pelo que está estatutáriamente estabelecido e que aqui tem vindo a ser denunciado, para agora se assistir a esta rábula vergonhosa a propósito dos equipamentos.
Pelo meio a estranhissima, pouco edificante e perturbante circunstância do Sr. Presidente se ter visto envolvido em situações menos claras, a fazer fé nos relatos da comunicação social falada e escrita que as apelidaram de "casos de policia" e que, face aos silêncios e ausência de notícias, ainda não estarão solucionadas mas que espero e desejo não tenham passado de "fumaça", para parafrasear um anterior Primeiro Ministro.
Mas para mim basta.
2. Na constituição do plantel da Briosa não existiu qualquer preocupação em respeitar o nosso legado histórico.Penso, até, que o objectivo foi exactamente o inverso: atirar às malvas o nosso passado colectivo.E, neste particular há que reconhecer o imenso "mérito" do Sr. Presidente. Este plantel, provávelmente, será o que contempla o menor número de estudantes universitários desde a nossa fundação ( Vitor Vinha e Sarmento). Além do emblema, do passado glorioso, das lutas, dos êxitos desportivos, sociais e humanos o que nos resta? Há alguém que se sinta orgulhoso?
3. Os jogadores que constituem o actual quadro da Briosa são todos profissionais "tout court".Desta vez, salvo as duas honrosas excepções, não há estudantes encapotados! Por isso mostrem a excelência que vos permite jogar futebol nesta nossa centenária e Briosa Instituição. No campo, pois claro. Não vos é exigido mais nada.Nem tarefas sociais nem o enriquecimento pessoal quer do ponto de vista humano quer do ponto de vista cultural. Os senhores são só atletas, têm todo o tempo do mundo para se prepararem convenientemente e respeitarem e dignificarem a Académica.Os senhores jogadores têm tudo para honrar a Briosa que vos paga muito e bem.A tempo e a horas.Apenas e só em troca da vossa total disponibilidade física , técnica e mental na disputa de cada lance em cada treino e em cada jogo.As vossas vitórias serão as nossas vitórias as vossas alegrias serão as nossas alegrias e as derrotas, quando surgirem, também serão as nossas.
Boa sorte atletas da Briosa!
4. O Sr. Professor Manuel Machado é o meu treinador. Tenho uma grande, enorme, confiança nas suas capacidades. Estes resultados que têm vindo a ser obtidos, embora possam inquietar, não beliscam minimamente aquilo que penso do actual técnico: Homem sério, competente, trabalhador, profissional. Um líder que vai alcançar porto seguro. Aliás, esta série medíocre de resultados permite tão sómente mostrar o caminho que falta trilhar e concomitantemente travar perigosas euforias. O Professor M.Machado, que aceitou a exiguidade dos espaços para treinar ( disse até que as condições de treino não eram melhores nem piores do que as de outros emblemas onde trabalhou ), e aceitou este plantel vai proporcionar-nos um campeonato tranquilo. E oferecer-nos aquilo que há muito não temos: qualidade de jogo.
Boa sorte Professor Manuel Machado!
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!