"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 24 de julho de 2006

Olhar com ansiedade

A aproximação
A cada dia que passa aproxima-se a nova época 2006/2007. Um época que esperamos, nós academistas, recheada de excelentes resultados, boas exibições e acima de tudo uma boa classificação final.

Ambições
Não querendo colocar a fasquia da minha parte muito elevada, não consigo evitar sonhar com algo mais que a manutenção… É uma época em que descem apenas duas equipas e não estão presentes dois contendores a lugares europeus, o V.Guimarães e o Belém(?). É, portanto uma temporada que nos oferece excepcionais condições de sucesso, que espero, saibamos aproveitar da melhor forma.

Os meninos
Ainda é algo prematuro julgar a qualidade das aquisições e como estas se vão encaixar para formar a equipa mas estou bastante satisfeito com os nomes que foram entrando, principalmente, até pelas posições que foram reforçadas. Estou satisfeito com o trabalho de Luís Agostinho e das restantes pessoas envolvidas no processo de construção da equipa.
O tronco estrutural da equipa do ano passado alterou-se bastante, sendo para já muito complicado prever um 11 base. Aceitam-se apostas.
Estou ainda radiante com a aquisição do Raul Estevez que me habituei a acompanhar no Boca tornando-me adepto do seu futebol. Por não ser um ponta-de-lança nem um extremo direito, penso que a sua indefinição e mais-valia posicional com a sua veia finalizadora podem ser de grande importância para a Académica. Esperemos que se adapte e consiga mostrar o que realmente vale. Estou contigo.
Káká já mostrou que é um defesa rapidíssimo.
Lino, plo que já deu para ver vai fazer esquecer o Ezequias num par de jogos.
Litos é o garante de classe, solidez e experiencia que se quer e se deseja para o eixo da defesa.
Medeiros nunca me convenceu, mas a sua contratação é de grande utilidade. Prefiro, no entanto a regularidade e simplicidade de processos do Danilo.
Nestor Alvarez é uma incógnita. Parece-me um jogador de engate e que precisa de uma atenção e acompanhamento psicológico constante para explodir. Parece ser um jogador temperamental e com pouca calma, esperemos que não se torne agressivo nem perca a cabeça com facilidade.
Hélder Barbosa é um miúdo-maravilha desejo-lhe muita sorte e oportunidades.
Paulo Sérgio e Alexandre são jogadores que Manuel Machado deve certamente adorar. Batalhadores, sempre a correr atrás da bola e com uma impressionante disponibilidade física e entrega ao jogo. São um garante de solidez ao meio campo onde já mora Brum e que vai ser fundamental para soltar Filipe Teixeira e Dionattan para manobras de condução do processo ofensivo da equipa.
Gonçalo. Falta-lhe maturidade mas não lhe falta talento. Este ano vai ser muito importante para ele quer desportiva quer pessoalmente como homem.
Douglas. Apesar de não ser adepto da sua contratação tem sido uma boa surpresa mas não deve retirar a preponderância ao capitão e símbolo do nosso clube, Pedro Roma.
Sonkaya. Não se conseguiu adaptar ao ritmo de vida, desportivo e competitivo do Porto e foi prejudicado com isso. Curiosamente tenho muita confiança e estou com fé nele.
Anderson. Vimos o golito do vídeo…nada mais sei sobre ele. Peço-lhe que não seja molengão e que não se deixe cair nas marcações dos centrais. Que seja móvel, voluntarioso e procure o golo com a mesma espontaneidade com que apontou o do vídeo.
À equipa que transita do ano anterior, peço que não se acomodem ao que fizeram no ano passado e lutem pela titularidade como se fossem ex-juniors a querer impor-se na equipa sénior.
TORNEM-SE HERÓIS!

O técnico
Manuel Machado foi o técnico escolhido para liderar a equipa e confiamos nele, esperando bons resultados e desejando-lhe a melhor sorte do mundo.
Preciso ainda de algum tempo para ter a minha opinião formada sobre Manuel Machado. Ainda tenho presente o paupérrimo futebol apresentado pelo Moreirense ao seu comando no convívio dos grandes do futebol português, e os fracos espectáculos apresentados na transacta temporada por parte do Nacional da Madeira. Por outro lado, há que ressalvar e salientar em grande medida os resultados notáveis que conseguiu ao serviço dos insulares valendo-lhes a histórica qualificação europeia, algo que já tinha alcançado com o Vitória.
Não obstante as exibições menos brilhantes das suas equipas, não posso esconder que sou um admirador do seu esquema táctico. O seu 4-4-2 adaptado (personalizado) é um sistema que, penso, irá adequar-se bem à nossa equipa. A briosa é tradicionalmente uma equipa de futebol rendilhado, de passe de pé para pé que lhe valeu o apelido de pardalitos do choupal.
Não sou um especialista táctico, para isso se pronunciará o meu amigo mister Viterbo que reconhece no sistema de Machado um 4-2-3-1 e em alternativa um 4-3-3, mas não obstante as nuances tácticas e posicionais considero o desenho táctico, grosso modo, um 4-4-2 que aprecio.
Temos equipa e treinador…vamos ver agora como todos estes factores se combinam e como vão afectar as fortunas da equipa

FORÇA BRIOSA!