"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 16 de julho de 2006

Uma primeira abordagem...

Esperei alguns dias para poder escrever algo que fosse sobre a "nova" face da Briosa. É cedo, é certo , mas um pequeníssimo esboço pode ser desde já feito. Os treinos começaram 2ª fª e Manuel Machado trabalhou durante a semana as vertentes fisicas e naturalmente as técnico/tácticas. Terá sido por certo também bem mais uma semana de observação. Dela sairam desde já as ausencias de Tózé e Fausto , dois ex juniores, do estágio de pré - temporada. Manuel Machado , quererá reduzir o numero de atletas e trabalhar apenas e só com quem acha que deve fazer parte do plantel, na próxima época. Se Fausto, tem o seu futuro garantido em Touriz, já Tózé, terá que procurar clube. Ficava bem aos nossos dirigentes, ajudar quem durante cinco anos, faltou apenas a um treino. Precisamente o dia do funeral de seu Pai. É obvio que acredito que Luis Agostinho, juntamente com o empresário do atleta, tudo farão para escolherem criteriosamente um bom clube onde o atleta possa crescer despotivamente.
Manuel Machado, tem ao seu dispôr na minha modesta opinião, uma série de jogadores que o vão ajudar a fazer uma época de acordo com as ambições de todos os dirigentes e sócios. Tem um plantel mais equilibrado, fruto de uma estrutura defensiva com mais opções, uma linha média que manteve os melhores jogadores (ou pelo menos os mais utilizados) e se reforçou com Alexandre e Paulo Ségio, dois trincos. No ataque a saida de Joeano é a grande baixa. As contratações de Alvarez, Ricardo Estevez e Helder Barbosa, são até ao momento as principais novidades. Creio mesmo que por certo chegará mais um ponta de lança.
Manuel Machado prepara-se assim para sem ter que fazer grandes adaptações (ao contrário do que sucedeu a Nelo Vingada por falta de opções crediveis), preparar a equipa para qualquer um dos sistemas . 442, 433, ou 352. Manuel Machado é um técnico pragmático, joga habitualmente no erro do adversário e faz com frequência adaptações estratégicas quando o adversário por exemplo joga com dois pontas de lança bem dfinidos.
Imaginando que Litos e Medeiros serão as principais opções ao centro, para jogar com uma defesa de quatro e que Alexandre, Brum, N´Doy e Filipe Teixeira ou Dionatan serão as principais opções no meio campo, resta saber a quem serão confiadas as tarefas mais ofensivas.
O 433, é um sistema equilibrado quer defensivamente e ofensivamente, permitindo um preenchimento de todos os espaços de forma muito racional. Tem a vantagem de poder manter sempre a estrutura táctica toda equibrada, atrás, ao meio e á frente. Dá largura e profundidade quer ao jogo defensivo e ofensivo, desde que obviamente as marcações aos adversários directos sobretudo nas transições defensivas, se façam com permanentes equilibrios.
O 442 permite assegurar uma estrutura mais forte no meio campo, jogar com dois pontas de lança mais fixos ou com dois avançados mais móveis. Defensivamente, se as basculções forem feitas com rigor, permite ter na grande maioria das vezes superioridade numérica no espaço onde a bola entra. Agora resta saber se será um 442 clássico ou se será em losango. O clássico, defensivamente protege mais os corredores, o outro desprotege-os um pouco mais, obrigando, numa primeira fase um dos avançados a sair (ou não conforme as indicações do técnico) no lateral que estiver com posse debola. Ultrapassada esta fase, serão os interiores a fazerem a zona da bola sem que a equipa desproteja o seu lado contrário, pricipalmente quando o modelo de jogo do adversário utiliza diagonais mais longas.
O 352, penso que só será utilizado contra equipas , mais fortes e que apresentem marcadamente dois homens muito perigosos na frente.
Por isso e desde já dou os parabens a quem elaborou este plantel. Acho que há matéria prima para fazer uma excelente época. Aguardemos sem especulações baratas.