"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 24 de junho de 2007

Académica - Olhar para o futuro


Numa época em que a globalização entra em todas as áreas, a tendência no futebol como nas outras áreas, é levar a uma concentração de interesses. Actualmente, Benfica, Sporting e Porto já concentram a preferência da grande maioria dos adeptos portugueses…Como será no futuro? Com uma imprensa que basicamente apenas promove estes mesmos clubes, torna-se cada vez mais difícil levar alguém a interessar-se por emblemas outrora cativantes, como o Vitória de Setúbal, Belenenses, Leixões ou Académica…

Como poderão estes “resistir” à conjectura actual? Como se poderão cativar novos adeptos? Será que a conquista de títulos/boas classificações bastará para levar mais pessoas aos estádios?

Muitos dirão que sim, mas resultados recentemente verificados, indicam que esta não será a solução para a resolução deste problema. Esta temporada por exemplo, o Belenenses conseguiu atingir a final da Taça de Portugal e ficar no quinto lugar do campeonato, e nem por isso conseguiu aumentar efectivamente a assistência no seu Estádio. O Boavista conseguiu ser campeão no princípio deste século e apresenta uma assistência média anual abaixo da Académica, que nunca atingiu sequer a metade superior da tabela classificativa. Outros, como por exemplo a União de Leiria, mesmo com sucessivas boas temporadas, nunca conseguiram passar a ser o favorito da população local, ficando mesmo abaixo dos mil espectadores em diversos jogos, apesar da oferta de bilhetes constante.

Como poderá a Académica evitar uma progressiva diminuição de adeptos/simpatizantes no panorama actual? Muitos continuam a querer pensar que a Académica tem muitos adeptos, que se trata de uma instituição muito querida da população em geral, e que apenas não temos uma grande assistência no Estádio Cidade de Coimbra devido às sucessivas más temporadas, em que acabamos com a corda ao pescoço. Poder-se-ão recordar jogos noutras temporadas, em que se atingiu uma elevada taxa de ocupação do ECC, como jogos com o Paços de Ferreira ou Estrela da Amadora. No entanto, é esquecido que esses jogos tiveram uma oferta massiva de bilhetes, e mesmo assim o estádio não encheu. Pior que isso, é recordar o jogo realizado nesta temporada com o Braga, equipa com alguns nomes sonantes como o João Vieira Pinto e que se tem apurado sucessivamente para a Taça Uefa, para o qual houve uma oferta de bilhetes e nem assim o número de espectadores se aproximou da capacidade total do estádio.

Numa época em que a oferta em termos recreativos/culturais existente na cidade de Coimbra é cada vez maior, levar pessoas a apoiar efectivamente a Académica será uma tarefa cada vez mais difícil. A generalidade dos próprios estudantes universitários, que anteriormente demonstravam grande carinho pela Académica, cada vez olha mais para esta como se fosse um qualquer clube.

Torna-se urgente lançar bases, que levem os jovens desde muito cedo a interessarem-se pela Académica, evitando deste modo a sua fuga natural para os três grandes. Porque não tomar medidas, como abrir os portões do estádio a todos os menores de 12 ou 16 anos?

Na minha geração muito poucos são apenas da Académica como eu, e muito dificilmente os seus filhos passarão a ser da Académica, quando os seus pais apenas se interessam por um dos três grandes.

Soluções procuram-se rapidamente ou então corremos o risco de daqui a alguns anos, apenas termos no Estádio Cidade de Coimbra, pessoas com mais de 30 anos…É necessário reforçar o orgulho em ser da Académica.

Não deixem morrer a Académica!