"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Música de Coimbra

"Volto com um tema que me é grato. A Coimbra musical e suas vertentes. Começarei com o Nascimento e Afirmação da Música de Coimbra.

Falar das origens do "fado" de Coimbra, leva-nos até meados do séc.XIX. A referência inicial do "Fado" de Coimbra é José António dos Santos Dória, mais conhecido por José Dória, nascido em 1824. Ficou conhecido por ser um exímio tocador de Viola de Arame, o que nos fazcompreender que nesta altura o "fado" não tinha ainda as mesmas características que posteriormente veio a assumir com o uso frequente da Guitarra Portuguesa.
O contributo de Jaime Abreu, nascido em 1860, também foi importante para a afirmação do "fado" de Coimbra. Ficou conhecido na história como um notável guitarrista, sendo conhecido entre todos como o "JaimeGuitarrista" que alegrava as noites escuras com as suas "... serenatas deliciosas, de harmonias suavíssimas". Note-se que é por volta da datado seu nascimento que a guitarra começa a ser utilizada em Coimbra. (Niza, 1999:33).

Em 1864 nasce em Viseu, Augusto Hilário, que contribui de forma decisiva para o nascimento e afirmação do "fado" de Coimbra. Já em Coimbra execerceu actividades de fadista e trovador, ficando conhecido em todo o País. Como poeta escreveu dezenas de quadras primorosas, que conjuntamente com os seus "fados" o imortalizaram.
Na década de oitenta do séc. XIX, nasceu um conjunto de instrumentistas e cantores, que " vieram a revelar-se nos primeiros anos do Séc. XX, vindo a contribuir decisivamente para o enraizamento e enriquecimento do "fado" de Coimbra". São eles: Manasses de Lacerda, nascido em 1885; Alexandre de Resende e Antero Alte da Veiga, nascidos em 1886; Francisco Paulo Menano, nascido em 1888 e Paulo de Sá nascido em 1891. (Niza, 1999:39).
Poucos são os registos existentes acerca de Manasses de Lacerda (1885), existindo apenas o "...registo dos fados que compôs, editados pela casa Moreira de Sá, do Porto em 1914. No início do Séc. XX - 1905 ou 1906 - este cantor deixou gravados, para a companhia francesa do Gramophone, uma série de fados...".( Niza, 1999:40).

No próximo post falarei do tema " Da crise Académica ao pós 25 de Abril.

Mário José de Castro"