"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 16 de maio de 2008

In Diário de Coimbra: Conselho de Veteranos abre período para se debater e sugerir mudanças

O Conselho de Veteranos admite que há correcções a fazer ao novo modelo de Queima das Fitas e vai abrir, no seio da Academia, um novo período de debate que, ao contrário do que aconteceu o ano passado, espera bastante participado. «Criticar sem apresentar alternativas é fácil», assumiu, ontem em entrevista ao Diário de Coimbra FM, João Luís Jesus, Dux Veteranorum da Academia de Coimbra

Terminada que está a semana de festejos da Queima das Fitas (se bem que o programa praxístico só termine dia 25 de Maio com a bênção das pastas), o Senado Praxis reuniu-se na quarta-feira à noite para analisar os efeitos provocados pelas mudanças efectuadas e que resultaram em muitas críticas antes, durante e depois da semana de Queima. A principal decisão tomada por aquela estrutura permanente do Conselho de Veteranos, explicou João Luís Jesus, foi a de «pedir à Academia que participe com opiniões e com ideias ou sugestões». Já o ano passado isso foi feito, mas a participação, disse o Dux ao DC FM, foi nula. Agora, depois das várias críticas tornadas públicas, espera que apareçam críticas, mas também sugestões concretas. «Se abdicam agora depois também devem abdicar de protestar», referiu o responsável máximo pela praxe da academia conimbricense.
À partida, embora ainda sem especificar, João Luís Jesus admitiu que há ajustes a efectuar. «De uma forma geral a queima está demasiado comprida, o pessoal fica cansado e bastava estar na última noite para ver que as entradas dos bilhetes gerais eram menos». O dia da serenata (passou da noite de quinta para a de sexta-feira) poderá ser uma das alterações a cogitar, já que estariam pessoas a mais para o Largo da Sé Velha. Quanto à Récita dos Fitados (que se realizava no fim-de-semana que antecedia a Queima e passou para a segunda-feira seguinte ao Cortejo), o Dux é da opinião que o facto de não ter havido inscrições nada tem a ver com esta alteração. «O Cortejo é por excelência o local onde a sátira dever ter o expoente máximo e se formos a ver as bocas dos carros, que é só pegar num cartaz e escrever, quase desapareceram. Mas difícil é organizarem-se e criarem “sketches” humorísticos para apresentarem em palco», explica João Luís Jesus, reconhecendo que neste caso concreto é preciso «mudar o dia e o aspecto da récita para recuperar o espírito crítico que ainda existe mas que está adormecido».
Já sobre o dia do Cortejo (que passou da terça-feira para o domingo), o Dux entende que a mudança foi positiva: «tivemos um dos melhores cortejos de sempre, correu muito bem para os estudantes grelados e simultaneamente tivemos algo que se tinha vindo a perder que era a participação das famílias. Estava muita gente a assistir, pessoas que estavam ligadas aos estudantes e normalmente não iriam».
Em suma, o Dux entende que «há coisas que precisam de ser apuradas» e agora vai ser dada oportunidade de participação, como aconteceu há um ano, a todos os estudantes em geral e em concreto aos núcleos, secções e a outras estruturas da Academia. «Esse feed back vai ser tido em conta, desde que exista», afirma João Luís Jesus, acrescentando que «a haver alterações, só depois do início do próximo ano lectivo». «Não se pode, de cabeça quente, alterar por alterar e não se pode alterar todos os anos. É preciso pelo menos meio ano, pensar bem nos prós e nos contras de cada uma das alterações sugeridas», afirma o Dux. Porém, sobre a Queima que agora termina, diz ter sido «um sucesso»: «Correu muito bem, a academia aderiu com alegria a todos os eventos, e, de facto poderá haver coisas que têm de ser reajustadas para uma maior participação».