"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

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Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

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domingo, 21 de dezembro de 2008

Ainda a propósito da história do Roque Júnior - O Preço do Jogador / qualidade Futebolistica aliada ao Markting e Merchandising

«Ronaldo: Fenómeno de 'Marketing'

José António Camacho defendeu um dia que o Benfica devia contratar Ronaldinho Gaúcho.
O treinador espanhol sustentava a ideia com os enormes benefícios que o clube iria retirar em termos de imagem, marketing e merchandising. O Corinthians vai colocar agora em prática uma ideia semelhante com a contratação de outro Ronaldo, "o Fenómeno".
Ronaldo vai receber cerca de 130 mil euros por mês, uma fortuna para o mercado brasileiro se pensarmos que o ordenado médio do Corinthians ronda os cerca de 25 mil euros por mês.

No entanto, o clube desenho um modelo de negócio que, se resultar, trará um saldo claramente positivo: os especialistas prevêem que as receitas do clube aumentem entre 20% e 35% em 2009. A ideia é amealhar cerca de 3,8 milhões de euros só em patrocínios para as mangas da camisola e calções, do quais 80% vão para os bolsos de Ronaldo, segundo o acordo previamente estabelecido.

O clube também mandou fazer camisolas alusivas à contratação, quer aumentar o preço dos bilhetes no estádio, vai criar conteúdos para telemóvel sobre Ronaldo, e vai desenvolver uma caricatura e um boneco do craque... tudo para rentabilizar ao limite a contratação.
Mas o que trará verdadeiramente benefícios financeiros ao Corinthians é o patrocínio principal das camisolas. Os dirigentes acreditam que a contratação de Ronaldo permitirá a assinatura de contrato com uma multinacional. A Fly Emirates, patrocinador do Arsenal e da FIFA, é o grande objectivo.

Até agora era a Medial Saúde - uma empresa brasileira - a detentora do espaço. Quando foi apresentado, Ronaldo, ainda a camisola com o nome Medial, facto que fez catapultar a exposição da marca. De tal forma que os responsáveis pela Medial acreditam que a empresa terá mais retorno neste último trimestre do que em toda a vigência do contrato.

Saiba como vai mudar a vida do Corinthians com a contratação do "Fenómeno"

Camisolas - No dia em que foi anunciada a contratação de Ronaldo, a loja do clube teve uma pequena amostra de como a venda de Merchandising poderá mudar: Em apenas quatro horas foram vendidas 40 camisolas com o nome do craque, média de dez camisolas/hora.

Site - A 24 de Dezembro, o Corinthians estreia o novo site do clube. A página terá contornos à escala global e vai contar com versões em inglês, espanhol e mandarim, além do português que já existia. A ideia é utilizar Ronaldo para entrar em mercados até agora inexplorados pelo clube.

Mediático - Assim que o acordo entre Ronaldo e o Corinthians foi do domínio público, o assunto foi manchete em todo o mundo. Os principais jornais desportivos, e não só - Marca, Gazzetta dello sport, L'Equipe, The guardian, Daily mail, Bild - fizeram manchete, projectando o nome do Corinthians.

Apresentação - A cerimónia de apresentação de Ronaldo contou com 120 jornalistas de todo o mundo e o Corinthians recebeu mais de 500 pedidos de acreditação. A euforia obrigou a polícia a preparar um esquema especial para o trânsito nos arredores do local e algumas ruas foram mesmo cortadas. O congestionamento chegou aos 30km de fila.

Samba - O compositor da Escola de Samba Gaviões da Fiel - a claque do Corinthians - compôs propositadamente uma música em homenagem à contratação de Ronaldo. "O guerreiro voltou, está aí/eu que ontem chorei, vou sorrir", reaza uma das estrofes da música»

in Diário de notícias

Nota: Curiosamente, das várias vezes em que escrevi sobre potencializar o Marketing e o Merchandising da Académica com uma contratação de qualidade reconhecida mundialmente, alguns retrógados e leigos, sob a capa do anonimato, criticaram e nem quiseram discutir o assunto. Pois era mesmo o assunto que era para ser discutido e não o exemplo.
Hoje assistimos cada vez mais, a vários clubes em todo o mundo a aplicarem este conceito de negócio, que beneficia claramente as receitas e os respectivos lucros destes clubes.

Estranhamente, apesar do Marketing e do Merchandising da Académica estar decrépito e não haver quase venda nenhuma, grande parte das pessoas continua a assobiar para o lado, desconhecendo o potencial que a marca tem.
Essa indiferença e desconhecimento, verificou-se quando ainda há poucos dias, sugeri um jogador internacional brasileiro, que está no desemprego, e que auferia (Menos de 9500 euros = Salário Base) o que jogadores como Gyano e Gelson auferiam. Muitos não quiseram sequer discutir o assunto. Podia-se bem ter sondado este jogador que está no desemprego e que ganhava relativamente pouco e que por certo para além de acrescentar qualidade à defesa da Académica, aumentaria a venda de camisolas, impulsionando o Merchandising. Porque afinal de contas, não custa/custava nada sondar, visto não trazer quaisquer tipo de custos para a Académica (apesar de muitos terem tentado passar ideia do contrário).

Continuo a defender que a Académica deveria tentar procurar bons negócios e aproveitar todas as áreas e negócios que possam trazer mais valia. É necessário (agora mais ainda após a rescisão com a TBZ) investir no Marketing e no Merchandising da Académica.

Saudações Académicas!