"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 30 de março de 2009

In Blogue Vila Forte:o futebol e a sua contribuição para a (de) formação dos jovens


Muito se fala do estado do futebol Português: dirigentes,árbitros,jogadores,...., mas raramente se fala da formação no futebol.
Como muitos sabem, após 7 anos de judo o meu filho pediu-nos para ir jogar futebol, sendo ele um aluno exemplar e encontrando nós local com horários compativeis com os nossos, a nível de treinos, fomos de encontro á sua vontade.
Tem sido uma desilusão, não pelo local onde ele joga, tudo gente 6 estrelas, desde os "donos" da Academia do SCP Marinha Grande, á equipa tècnica chefiada pelo Senhor João Rocha, passando pelos Pais, mas o que temos assistido por esse distrito fora, mostra que ,mais uma vez, o País sofre de um só mal: EDUCAÇÃO.
O que relata neste mail o Rui Ribeiro, é só mais um, o mais grave,dos tantos casos de irresponsabilidade de quem está à frente de clubes e associações.
Como já escrevi e como já li por exemplo no blog da ADP, estas situações são recorrentes e ao que parece muita gente se refugia num, "sempre foi assim" ou num " se não gosta mude de modalidade".
Para além do que relata o Rui, incomoda-me saber que a AFL, até hoje, não tenha respondido ou acusado a recepção deste mail, em meu entender mandava a regra da boa educação alguém da AFL responder a este mail, afinal estamos a falar da formação de atletas e de um Pai preocupado com os nossos filhos.O que pensa a AFL destes casos? É para AFl importante a formação, ou é somente importante dizer que é uma das maiores a nível nacional e com mais praticantes?
O Rui Ribeiro refere a questão do árbitro, situação lamentável e recorrente, mas eu gostaria de centrar a minha indignação em relação aos treinadores.
Nesse jogo fui delegado da equipa da Academia do SCP e tive o "privilégio" de assitir a mais uma situação que me revolta e que já vi em muitos campos esta época neste escalão. Mais uma vez vi um treinador a incentivar à agressividade dos seus jogadores(houve jogadores que não queriam entrar para jogar com medo de serem magoados pelos adversários), a pressionar o árbitro(4 penaltis e várias faltas durissimas), chamar nomes aos próprios jogadores durante o jogo( desde cabr..., filhos da p...,vai lá cara...., o que é isso fo.. .., .....) sem que os pais que estavam no campo dissessem algo.Tudo normal.

Estas situações não me parecessem nada normal nestas idades e os exemplos dados por treinadores, pseudo-árbitros e alguns pais, mostram que o nosso País está muito atrasado na exigência dos seus cidadãos em relação a quem manda.
Será que para a AFL basta organizar uns jogos, receber as inscrições e o resto que apareça por geração expontânea?
Sabemos que os politicos gostam de lavar as mãos às suas responsabilidades e são pouco ou nada exigentes com as organizações que deviam supervisionar, mas estas instituições não deviam ser mais zelosas e exigentes com os clubes?
Felizmente que há organizações que fazem bem o seu trabalho, que têm na formação uma mais valia para o futuro e cultivam os valores da solidariedade,aprendizagem e educação, realço destes meses a :ADP, Andorinhas,Pousos e Academia do SCP Marinha Grande.Nos restantes clubes vi a "ganância" de vencer a todo o custo, o incentivo à agressividade, o mau receber o adversário e principalmente a falta de sensibilidade por parte dos treinadores/clubes do que é formar jovens.
Nós ,Pais, devemos ser mais exigentes com quem manda nos clubes e nas instituições que deviam proteger as crianças, AFL é uma dessas instituições.
Para quem gosta de futebol é triste tanta preocupação com "Lucilios Batistas" e nenhuma preocupação com o futuro, é o nosso futebol a morrer e a necessitar de cuidados paliativos, para que a morte seja lenta e sem sofrer....para o bem de quem?

De Pedro Oliveira a 30 de Março de 2009 às 08:36