"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 8 de março de 2009

In OJogo:Homenagem a Pedro Roma, um dos "símbolos" dos "estudantes"


José Eduardo Simões e Campos Coroa, presidente e ex-presidente da Académica, respectivamente, consideraram, este sábado, durante a III Gala dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, Pedro Roma como um dos maiores símbolos actuais dos "estudantes".

"Pedro Roma é um ícone da Académica. Não é por acaso que ele foi escolhido para director da formação da nossa instituição", afirmou o presidente José Eduardo Simões num depoimento gravado sobre a figura do veterano guarda-redes, de 38 anos, que foi homenageado no Teatro Académico Gil Vicente pelos antigos estudantes da Universidade de Coimbra.

Por sua vez, Campos Coroa, ex-presidente da Académica, que o acompanhou como dirigente durante sete anos, considera-o ainda como "o melhor guarda-redes da Académica".

"O Pedro Roma incarna a figura do futebolista-estudante da Académica. É um jogador com muita piada, irreverente, mas responsável, que ajudou a Académica a ganhar muitos jogos", salientou o ex-dirigente da Briosa.

Os seus companheiros Nuno Piloto, Cris e Rui Nereu salientaram também esta faceta de um indivíduo bem disposto, "integrador" dos mais novos na realidade da equipa dos "estudantes", contando algumas piadas sobre o carismático jogador, uma das quais em que ele se fazia passar como jornalista para os "apanhar", provocando momentos hilariantes.

Pedro Roma emocionou-se com a homenagem prestada, reiterando que a recebeu com "surpresa, gratidão, enlevo e até uma certa vaidade", acrescentando que constitui para ele "uma distinção e um desafio".

"A Académica é uma instituição única no mundo, que me ajudou como atleta e como homem. A Académica não se explica, implica. Quero agradecer e retribuir aos meus familiares, amigos e colegas este momento de felicidade", terminou o atleta.

O encontro entre antigos estudantes foi animado e longo, prolongando-se já pela madrugada de domingo, e o espectáculo trouxe muita poesia, muito humor e muita música. Não foi esquecida a música interpretada por vários "ícones" da canção coimbrã: Paulo Soares, mestre da guitarra de Coimbra, Luís Goes, um dos expoentes máximos do Fado da Lusa Atenas, e José Cid, o cantor que chegou a estudar Direito durante quatro anos na Universidade de Coimbra, recordando a sua primeira canção, em 1959, intitulada "Coimbra antiga".

"A República dos Lysos" foi também uma das homenageadas da noite, onde "Coimbra teve mais encanto na hora da despedida".