"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Académica uma realidade

A Académica carimbou este fim de semana a permanência na liga maior do futebol indígena.
Esse desiderato foi conseguido, muito por culpa de uma época digna de registo no "Cidade de Coimbra". Só o Benfica lá foi feliz ( mas a Briosa vingou-se a preceito em sábado de aleluia).

Importa dizer que alguns factores foram importantes, para que a 6 jornadas do fim, estejamos já a salvo.
Em primeiro lugar a continuidade de Domingos Paciência, que aos poucos, foi colocando com algum pragmatismo a Briosa a jogar à sua maneira. Mérito dele e e quem nele apostou. Penso por isso que seria legítimo que continuasse em Coimbra o seu trabalho.

Em segundo lugar, e penso que é aqui que está o segredo, a Académica tem vindo a apostar cada vez mais em jogadores portugueses, em detrimento dos contentores de brasileiros que por cá passaram , sem deixarem saudades. Pedrinho, Orlando, Pedro Costa, Miguel Pedro, Cris são hoje principais opções. Mérito da prospecção da Académica e da Direcção que inverteu o seu rumo com os resultados que se conhecem.

Penso, repito-o que tem de passar por estas escolhas criteriosas a nossa politica desportiva. Se aliarmos a isso a uma aposta na formação escolar, os resultados poderão ser os que qualquer Académica sonha.

A Académica tem história e grandeza para poder a breve trecho ir às competições europeias. Com passos seguros, sem precipitações nem megalomanias.

Assim, e por último temos que saber renovar com alguns atletas.

Os clubes vivem acima das suas posses. Alguns estão mesmo na falência. Os jogadores e os seus empresários têm que perceber que o mundo mudou. Assim têm que entender que está na altura de ajustarem os seus salários a esta realidade.

Infelizmente a ganância tem vindo a lesar os clubes e está a chegar também aos jogadores, com os seus salários em atraso. O que o Clube X não pode oferecer, não pode ser oferecido pelo clube Y com orçamento mais baixo.

A Académica tem neste momento 4 titulares indiscutíveis em final de contrato.

Peskovic relançou a carreira, porque a Académica acreditou nele numa fase muito má. Sei que no futebol já não há o chamado "amor à camisola ", muito menos agradecimentos, no entanto... Estamos perante um bom guarda redes. A renovar sem entrar em loucuras.

Lito está em grande forma, mas também um ano mais velho. Está no ocaso de uma carreira que atingiu o zénite na Académica. Não pode querer renovar por valores maiores ao que aufere hoje. Iguais só se assinasse por um ano.

Pedro Costa é ainda um rapaz novo. Fez uma época regular. É para renovar mas penso que tem de perceber que relançou a carreira em Coimbra, por isso os valores terão que andar à volta do que aufere.

Deixo para o fim o Nuno Piloto. É um jogador que encarna na perfeição "o jogador da Académica", a nossa mística. O Nuno é um jogador e um homem culto. Sabe dos problemas que grassam no futebol português, conhece também a realidade da nossa(sua) Académica. Sei que ele é "preto por dentro e por fora". A académica a fazer um sacrifício seria aqui. Há que dar valor a esta componente que ele personifica tão bem, a do atleta/estudante. Faço votos a que cheguem a acordo.