"Pardalitos do Choupal"
Associação Académica de Coimbra
A equipa de shell de oito com timoneiro sénior da Académica, a remar no “Cidade de Coimbra”, venceu no passado fim-de-semana a Regata Internacional de Gondomar. Esta é a primeira vitória da história da AAC em “oito” sénior, deixando boas perspectivas para o Nacional que se realiza dentro de 4 semanas em Montemor.
A Regata Internacional de Gondomar é a única prova do calendário – excepção feita aos Campeonatos Nacionais - disputada na distância olímpica (2000 metros). É, por esse motivo, uma das mais conceituadas regatas nacionais, na qual os treinadores têm a sua última oportunidade de observação antes das provas “a sério”.
Contando com a presença da forte “armada” portuguesa, composta por 12 clubes (entre os quais Académica, Ginásio, Caminhense, Náutico de Viana, ARCO, Fluvial Portuense e o organizador Infante D. Henrique) e 5 clubes estrangeiros (Botafogo, do Brasil, London Rowing Club Miño Vigo e San Felipe a darem um forte cunho internacional ao evento), à XXIX Regata Internacional de Gondomar não faltou emoção.
No entanto, na prova rainha, foi a vez da AAC subir ao primeiro lugar do pódio. A tripulação constituída por Afonso Sousa, Pedro Gonçalves, Eduardo Ferreira, Ricardo Paula, João Santos, Pedro Gonçalves, João Rodrigues, João Ferreira e o timoneiro João Oliveira conquistou o 1º lugar, deixando para trás alguns dos "históricos" neste tipo de barco e sagrou-se vencedora entre 13 participantes. O campeão nacional Caminhense ficou em 2º lugar e o Clube de Remo do Miño foi 3º. O Fluvial Portuense, recente vencedor da Regata Internacional Queima das Fitas Águas de Coimbra, não entrou nas contas do pódio, tanta e tão forte era concorrência. Recorde-se que, na prova de shell de oito, estavam todos os campeões nacionais da última década.
A cerimónia protocolar foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, o polémico Valentim Loureiro, que entregou o troféu principal à equipa dos “estudantes”.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home