"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sábado, 5 de dezembro de 2009

BRIOSA EM CENA NUM PALCO VAZIO


Com a devida vénia ao "Despertar"

Todos sabemos que as acções humanas são egoístas, motivadas pelo interesse pessoal. Também sabemos que tem variantes na psicologia individual, na psicologia do comportamento, no utilitarismo, na religião, no marxismo vulgar; mas nenhum exemplo de uma acção altruísta é capaz de refutar a opinião de que houve um motivo egoísta por detrás dela.


Se formos verdadeiros haveremos de convir que na Briosa “tudo isso existe, tudo isso é fado”.

Tendo feito esta nota prévia avanço para o argumento da necessidade da realização urgente de um Congresso Briosa. Esta necessidade pode ser ilustrada pelo número e por quem assiste às Assembleia-Geral (AG) da AAC-OAF. Acontece que se não se vislumbrar que alguém apetrechado com “faca na liga” faça “sangue”, para o quórum (50 sócios) da AG, haverá esperas por tempo indeterminado, telefonemas apelativos de ocasião, correrias e, sem qualquer motivação, 50 presenças “decidem” por uma dezena de milhar; que coisas é que hão-de ser, invariavelmente, os seus acontecimentos individuais; o que é que constitui uma prioridade ou uma relação; ou, por outras palavras, o que é que constitui uma relação de tanto alheamento pela Briosa por parte de tantos milhares de sócios?


E são 50 – sempre os mesmos – que “decidem” a que género de perguntas é que queremos que a AAC-OAF responda. Ora, se construímos o nosso mundo Académica de maneira que essa frequência mínima seja norma, qual é a probabilidade, por exemplo da alteração estatutária em discussão, corresponder à aproximação razoável ao valor objectivo?

Pois bem. Na fase que acabo de descrever, os sócios da Briosa usam a regra do «empata» na sua forma mais primitiva. Este problema é tão trivial que não vale a pena fazer nenhum esforço para a demonstração.


Afirmo, assim, a existência de uma lógica em que se menosprezamos este problema, a situação leva-nos à pergunta: «a que grau é que o nosso conhecimento, ou a nossa ignorância, do que é a Briosa nos permite prever um dado futuro?». Estou interessado no comportamento desse dado, e igualmente o estão, julgo eu, a maioria dos sócios.


Por tudo, se entenderá que o repto que lancei à Direcção (última AG) no sentido da organização rápida de um Congresso Briosa, não é, pois, uma hipótese, uma arrojada inovação, uma conjectura, uma suposição que possa ser submetida a dúvidas. Antes nos é imposto o resultado de se associar, por uma decisão completamente pensada em Congresso, o «melhor cálculo do futuro da Briosa» em função da informação acerca do presente e do passado. Aliás, penso que será o melhor modo de testar, nos nossos dias, a Académica: UMA CAUSA.

Lucílio Carvalheiro

23.11.2009