"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 7 de novembro de 2010

Antigos estudantes são “força poderosa” da Universidade de Coimbra


 Image
Os quase 24 mil cidadãos que compõem a Rede de Antigos Estudantes devem ser encarados como “uma força de futuro da Universidade e não apenas como algo tradicional, do passado”, defendeu ontem o vice-reitor Henrique Madeira
 
O 40.o Dia do Antigo Estudante foi ontem assinalado por cerca de centena e meia de cidadãos, que chegaram a Coimbra oriundos de todas as regiões do país. O evento, organizado pela Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, juntou ex-alunos das várias instituições de ensino superior da cidade, com destaque para a Universidade de Coimbra (UC).
Durante o encontro, Henrique Madeira, vice-reitor da UC, defendeu que «os antigos estudantes são uma força poderosa e importantíssima da Universidade de Coimbra». «São uma defesa e uma força de futuro desta instituição, porque tratar e cuidar desta Universidade é uma das tarefas desempenhadas pelos antigos estudantes. Não devem ser encarados apenas como algo tradicional, do passado», acrescentou o responsável.
Henrique Madeira recordou que «ser antigo estudante da UC é criar um laço que não se quebra». O vice-reitor considera que esta «componente afectiva muito forte» permite que os ex--alunos continuem a contribuir, à imagem do que fizeram no passado, para o desenvolvimento e prestígio da Universidade de Coimbra.
A Rede UC – Rede de Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra conta actualmente com quase 24 mil elementos, explicou ao Diário de Coimbra a responsável do projecto, Isabel Gomes. Num ambiente de partilha e de interdisciplinaridade, a Rede reforça a ligação da Universidade aos seus antigos estudantes.

Antigos estudantes de Coimbra
“estão espalhados pelo mundo”

O 40.o Dia do Antigo Estudante foi assinalado com actividades culturais e lúdicas, que aconteceram durante a tarde e a noite de ontem .
O presidente da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), Augusto Roxo, afirmou que a iniciativa teve como principal objectivo «promover o convívio entre todos os antigos alunos que estudaram na cidade». «Este encontro mostra bem a força da Universidade e das outras escolas superiores de Coimbra», adiantou Augusto Roxo.
O presidente da AAEC explicou que os antigos estudantes de Coimbra «estão espalhados pelo mundo», num movimento que tem tendência a ser intensificado, graças ao recente aumento de programas de mobilidade internacional no ensino superior.
Augusto Roxo concluiu Medicina, na Universidade de Coimbra, em 1977. «O meu curso foi o que mais professores deu à Faculdade de Medicina até hoje», disse com orgulho.

Passeios, missa,
jantar e homenagens

A comemoração do 40.oº Dia do Antigo Estudante arrancou às 15h00, com visitas à Biblioteca Joanina, à Prisão Académica e à restaurada Torre da Universidade. Mais tarde, às 18h00, realizou-se uma missa tradicional, na Capela da Universidade de Coimbra.
Como o Diário de Coimbra adiantou ontem, o ponto forte do programa ficou reservado para a noite, com um jantar no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra (UC), onde foi atribuído o “Prémio Excelência” a três personalidades e a duas entidades.
A distinção foi concedida à UC, à Associação Académica de Coimbra (AAC), a Maria Helena da Rocha Pereira (professora jubilada da Faculdade de Letras e especialista em Estudos Clássicos), Delmina Moreira (enfermeira e professora que foi durante vários anos presidente da Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto) e Viriato Namora (médico que integrou a primeira direcção da AAEC).
Durante o jantar comemorativo actuaram a Estudantina Universitária de Coimbra e o Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

in Diário de Coimbra