"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Académica, o abismo ao virar da esquina

É do conhecimento geral, e dos órgãos da direcção do OAf em particular, o afastamento dos sócios da Associação Académica.Afastaram-se dos seus jogos e dos seus mais importantes actos, como por exemplo das Assembleias Gerais.
Para esse afastamento, muito tem contribuído esta direcção e o seu presidente, com actos que estão a anos luz, do que são actos esperados por uma direcção e um presidente da Académica.
Há muito que sabemos que quem nos dirige não tem espírito académico e portanto por azelhice às vezes, mas deliberadamente a maior parte das vezes, praticam acções que vão matando o pouco que resta de uma Instituição que já foi grande em valores e acções.
Vem toda esta minha conversa a propósito da polémica lançada pelo impedimento de alguns sócios poderem votar.
Fui um dos 50 que estiveram na génese destes estatutos, que gastaram (perderam?) dezenas de horas para a sua aprovação. Assim entendo que a Assembleia Geral eleitoral que aí vem, seria uma oportunidade, quase única para recuperar alguns dos muitos sócios que estão afastados.
E que fez a Académica e o presidente da AG, que deveria defender qualquer sócio com unhas e dentes? Nega-lhes a o mais elementar direito de associado, o de poder votar e decidir o rumo que quer para a sua Briosa.
Para os menos atentos, digo que estou a falar de sócios, alguns com mais de 40 anos de associados. O Alberto Loureiro, seguramente o Académico vivo com mais jogos da Académica vistos, está impedido de votar pois não tinha ainda pago a quota de Abril.
Uma direcção que é lesta a enviar mensagens aos associados para irem a almoços de propaganda eleitoral, "esqueceu-se" de avisar os que tinham as quotas em atraso. Não pode ser. Não é esta a Académica que queremos. Não é esta a Académica porque muitos lutaram, até à exaustão.
A Académica perdeu esta semana mais um valor que pertencia ao seu DNA. A Académica não é por agora um clube democrático.
Estou certo que com esta atitude, muitos dos indecisos, pensarão duas vezes antes de votar nulo nestas eleições, pois há valores que não se podem perder. E José Eduardo Simões tem sido o coveiro de uma Académica de valores.

14 Comments:

  • Alguém me poderia responder,mas sinceramente,se em Coimbra, as pessoas são mesmo só adeptas da académica, ou se são também adeptas de um dos chamadas 3 grandes?
    Isto é,Será que existe mesmo alguma percentagem de pessoas mesmo sá adeptas da briosa?
    Eu Não conheço a realidade do clube,nem da cidade,por isso,se alguem responde se desde ja agradecia!
    Obrigado
    Penso que isto ate dava um bom post:
    " Quem São os Adeptos da Académica"

    By Anonymous Anónimo, at 30/05/11, 17:04  

  • Que um blogue seja editorialmente assumido perante uma eleição, é perfeitamente aceitável, e diria mesmo saudável, em contraposição a pseudo independência e falsa imparcialidade. Nos USA, a comunicação social, em alturas de eleições, assume naturalmente a sua opção e é tudo mais claro e transparente. Por cá, assistimos a verdadeiros tempos de antena feitos por (maus) jornalistas, sob a capa de uma podre e malcheirosa "independência", de Tv's e Jornais completa e totalmente parciais.
    Portanto, sejamos claros, podemos e devemos assumir a nossa posição perante uma escolha e transmiti-la a terceiros. É assim a democracia.
    Contudo há o preço a pagar, que é permitir o contraditório, discuti-lo e perceber que a discussão democrática, não tem verdades absolutas nem donos da razão.
    E este texto, sendo de opinião e por isso respeitável, está cheio de erros e omissões, e por isso é perfeitamente criticável. E somente refiro um pequeno pormenor, que até será o que mais pode ferir susceptibilidades: a Académica não é o Sporting, onde a "velhice" é um posto. Ninguém tem, nem nunca na Académica poderá vir a ter, estatuto especial por ser sócio há muitos anos ou ter assistido a muitos jogos.Não há sócios de 1ª e de 2ª ( isso é no Sporting...por cá, se não sabe, não usamos isso...). No meu caso, sou sócio ( com quotas em dia )há 38 anos consecutivos, vejo em média 15 / 20 jogos por ano, e no momento da eleição, o meu voto tem de valer tanto como aquele que é sócio há 6 meses. E pronto !

    By Anonymous João, at 30/05/11, 17:25  

  • Duas coisas, joão para seu entendimento.
    1. Entendo que josé Eduardo Simões não devia sequer ter podido candidatar-se.
    2.Não viu ainda nada aqui, nos Pardalitos, escrito que indiciasse que o meu voto pendia para o Maló.
    3.Apenas me insurgi contra o facto de sócios de pleno direitos sejam impedidos de votar.
    4. Um sócio um voto. Estou de acordo. Apenas chamei à coação o tempo de associado para demonstrar a minha tese de que não estava a falar se sócios esquecidos dos seus compromissos, ou então de sócios que ficaram com o número do pai para parecerem ser muito antigos. Não sei se me estou a fazer perceber?

    By Blogger José Eduardo Ferraz, at 30/05/11, 17:44  

  • para além de todas as minudências dos estatutos surgem-me duas perguntas:
    queremos os sócios da AAC nas eleiçoes ou nao ?? porque os outros grandes têm presidentes comprovadamente corruptos, tem a AAC que mergulhar no mar da promiscuidade, da manipulação, e da prepotência representados pelo candidato jes ?? a AAC merece mais do que ser mais um clube onde os fins justificam os meios...

    By Anonymous Anónimo, at 30/05/11, 17:54  

  • a mim, infelizmente, ninguém me convidou para almoços :(

    By Anonymous Anónimo, at 30/05/11, 18:00  

  • por amor de Deus, avisar de que se esqueceram de pagar as quotas? LOL

    By Anonymous Anónimo, at 31/05/11, 00:02  

  • Será que os senhores não entendem que é isso que ele quer.
    Que ninguém vote e qualquer dia a aac passa a ser só dele.
    Na realidade já é a empresa dele e da familia

    By Anonymous Anónimo, at 31/05/11, 07:47  

  • Que o actual Presidente não possa candidatar-se, não concordo, pois não há rigorosamente nada nos Estatutos que o impeça. Que não devia, por crítica e reflexão pessoal, estamos de acordo! Mas isso dependia e dependerá sempre do próprio. A Académica não pode substituir-se ao Tribunal e assumir um papel que não lhe cabe.
    Quanto à "tendência" do blogue, só referi aquilo que me parece e que é do comentário geral, até porque tem havido ao longo dos anos, uma oposição à lógica da actual Direcção. Se não é "pró Maló" pelo menos é " anti Simões", o que acho que é pior, pois as oposições devem fazer-se por qualquer coisa e não contra qualquer coisa.
    No que se refere aos Sócios, compreendo e aceito o seu raciocínio; contudo, temos de aceitar que a máxima "a lei é cega" tendo de ser respeitada, conduz a algumas situações caricatas e injustas, e inverter esta lógica poderia dar cobertura a situações bem piores...
    Aceite um abraço académico, e que a discussão seja sempre honesta, positiva e acima de tudo, como tanto se vê pelos blogues, não insultuosa.

    By Anonymous João, at 31/05/11, 10:01  

  • O que é que os estatutos dizem, rigorosamente, à possibilidade ou impedimento, de votar? Alguém me poderá elucidar? Porque não publicam, o que a esse respeito os mesmos dizem? A partir daí, só tem que se cumprir o que está estatutado. Se estão a infringir os Estatutos que se denuncie publicamente e se tomem medidas contra essa ilegalidade.

    By Blogger Pravda, at 31/05/11, 20:59  

  • Caros académicos, até estava a alinhar na mudança e a preparar-me para votar no Dr. Maló, no entanto, fundamentalmente três razões me fizeram mudar repentinamente de opinião, após reflexão mais atenta: primeiro a desconfiança de ver tanto político do ps e psd de mãos dadas, pessoas que se dizem mal nas costas e que constituem uma lista que se propõe governar a Briosa. Depois um dos vice-presidente (candidato), não pagava quotas há três anos, vejam lá, andava tão distraído lá por Lisboa, com os afazeres da nação, ou mais interessado em ver o seu Sporting clube do coração, que até se esqueceu da Briosa. Por último recordei as palavras que o meu malogrado amigo e saudoso João Manuel me dizia "ó Tózé, na Briosa é muita gente a mandar, há muita interferência externa de boas pessoas, ninguém tem dúvidas, que gostam muito da Académica, mas só atrapalham, há muita falta de profissionalismo". Isto passava-se durante o longo período da 2ª divisão.
    Ora é certo que muita gente não grama o JES, eu também não vou muito há bola com a forma exagerada de se fechar, mas isso não será porque o homem n
    também tem andado sempre a receber ataques de tudo e todos?
    Com ele, bem ou mal estabilizamos na primeira, este ano não fomos mais longe por duplos infortúnios, a que esteve alheio. Quero lá saber se foi condenado, isso só prova que foi anjinho. Desgraçado do homem que ao pé dos verdadeiros artistas, apanha 4 anos com pena suspensa, então o Pintinho? O Alberto das Bananas? O Machado do Minho? O Loureirinho, amigalhaço dos da lista do Dr. Maló?!!!!!!!!! Tenham dó. Quando eu confronto um dos cimeiros do Conselho Académico, porque lhe pedi informações do Dr.Maló, porque na verdade não o conheço e não quero ser injusto, e o referido futuro conselheiro encolhe os ombros? Então onde está O Dr Mário Campos, o Dr. Vitor Campos, os Drs. Belo, Valido, etc, não seria hora de se assumirem, como presidentes, colocando alguém de confiança como seu braço direito???!!!!
    Por estas e outras vou votar JES, sobretudo porque não chupo um tal candidato a vice presidente.
    António Carvalho

    By Blogger AJSoares, at 01/06/11, 00:52  

  • O espírito da Briosa devia ser sempre assim:
    http://www.ionline.pt/conteudo/127265-nuno-martins-aos-16-anos-o-eusebio-disse-me-ou-jogam-todos-ou-nao-joga-ninguem

    By Anonymous PTavares, at 01/06/11, 11:46  

  • Sei que não é o sitio indicado para perguntar.

    Mas alguém me poderia informar do resultado das eleições da Secção de Basquetebol da AAC que decorreram ontem?
    Já agora onde estavam as mesas de voto?
    Porque de facto não existe informação disponível.

    Obrigado

    By Anonymous Anónimo, at 01/06/11, 13:11  

  • Não passam de pobres homúnculos os editores deste blog; ou, pelo menos, os "censores".

    By Anonymous Baptista-Fernandes, at 01/06/11, 21:04  

  • Ó Tozé, e esse Vitinho, sempre que os "grandes" jogaram em Coimbra, lá estava nos camarotes. À "moi", como sempre.
    Deve querer, agora, voltar aos tempos em que foi dirigente ee em que alguns tinham as quotas "em dia" pagas pela... Académica, ao tempo do é fartar vilanagem.

    By Anonymous Baptista-Fermandes, at 01/06/11, 21:06  

Enviar um comentário

<< Home