"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 23 de março de 2012

Coronel Faustino e Bentes recordados em Coimbra


António Bentes (à esq.), Mário Torres, Gonçalo Reis Torgal e Barreto Azeredo (foto ASF)


Realizou-se esta noite, na Academia Dolce Vita, a segunda edição das tertúlias «Conversando Sobre…», uma organização da Direção da Académica, com apresentação e moderação do vice-presidente Gonçalo dos Reis Torgal.

Na sessão desta quinta-feira, os homenageados foram Coronel Faustino e Bentes, duas antigas glórias da Briosa, e que estiveram representados na cerimónia pelos seus filhos, Rui Duarte e António Bentes, respetivamente.

A sala de Imprensa da casa-forte dos estudantes foi pequena para albergar todos os adeptos que fizeram questão de marcar presença num evento onde, acima de tudo, tiveram a oportunidade de ouvir histórias do passado, até porque foi também homenageada toda a equipa de 1951 que, recorde-se, disputou a final da Taça de Portugal dessa época, perdida para o Benfica.
Mário Torres (antigo jogador do clube), Barreto Azeredo (jogador mais antigo da Académica ainda vivo), Flávio (um dos capitães do atual plantel) e Rui Silva (treinador dos juniores), foram os convidados de honra.

Coração académico de António Bentes
O nome de Bentes ficará para sempre gravado na memória de todos os academistas. Avançado mortífero, capaz de desfeitear qualquer guarda-redes, ficou conhecido como «rato-atómico», tamanha era a sua velocidade. Ainda hoje é o melhor marcador da história do clube. Bentes ficou também célebre por uma frase que proferiu, numa altura em que era pretendido por vários clubes. Na altura disse: «O meu clube é a Académica, a seguir sou das reservas da Académica, e depois sou dos juniores da Académica». Hoje foi o seu filho, António Bentes, que o representou na homenagem. Compreensivelmente, estava orgulhoso:

- Esta é uma homenagem que me enche de orgulho. É bom saber que as pessoas não se esquecem do meu pai. Por causa dele, toda a nossa família tem um coração académico. Ele foi, é e será, eternamente, um motivo de orgulho para toda a nossa família. Era um exemplo para todos nós, sem sombra de dúvida!

Cândido de Oliveira recordado
Coronel Faustino foi outro dos homenageados da noite. Figura singular da história da Briosa, é também uma referência para o seu filho, Rui Duarte que, esta noite, no final da tertúlia, confidenciou que o grande responsável pela vinda do seu pai para Coimbra foi Cândido de Oliveira, fundador de A BOLA:

- O meu pai queria continuar a estudar mas não tinha dinheiro para isso. Os meus avós viviam em Santarém e, como tal, o meu pai seguiu para Lisboa, para tentar a sua sorte no Sporting, com o objetivo de conseguir ganhar uns tostões… Nessa altura, foi o grande Mestre Cândido de Oliveira que o fez mudar de ideias! Disse-lhe que se queria estudar e jogar futebol, que viesse para Coimbra e para a Académica. Ele acatou essa sugestão e veio mesmo para a Briosa.
Um clube único que além de formar jogadores de futebol, formava também homens na verdadeira aceção da palavra, mediante um conjunto de princípios e valores altamente elogiáveis. Os jogadores dessa época são imortais! Esta homenagem é um motivo de orgulho muito grande para a família.

De referir ainda que na tertúlia marcaram presença vários nomes que fazem parte dos atuais órgãos sociais do clube, casos de Manuel Arnaut e Guedes Costa, vice-presidentes, António Preto, presidente do Conselho Fiscal, e Maria José Vicente, da Mesa da Assembleia Geral, e ainda Augusto Roxo, médico da Briosa

in aBola
.