"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Briosa vence acção judicial contra o Fisco!

A notícia foi conhecida pelos "Pardalitos do Choupal" em primeira mão, como aliás já havia acontecido com a contratação de Luís Agostinho para as funções de novo Director Desportivo da Briosa!!!
A Académica acaba de ver a sua pretensão fazer vencimento em juízo, relativamente à impugnação judicial de uma dívida que a Administração Fiscal pretendia cobrar à instituição, relativa à alegada falta de liquidação de IRC sobre as actividades da sala de Bingo, entre os anos de 1991 e 1996.

A Briosa, como aliás havia referido o ROC no ponto 48.3 do relatório do último exercício «impugnou e não contabilizou uma notificação das finanças para pagamento de IRC de 1991 a 1996 no montante de € 724.374,83, à qual acresciam juros de mora, dando à penhora, como garantia da referida impugnação, o pavilhão Engenheiro Jorge Anjinho».

Ao que parece a posição da instituição segundo a qual as salas de Bingo desportivo não eram devedoras de IRC, por destinarem preferencialmente os seus lucros às camadas de formação e às modalidades amadoras, terá sido determinante par o Tribunal que apreciou a causa, numa argumentação juridicamente brilhante, conduzida por José Manuel Ferreira da Silva, advogado responsável pela interposição da acção.

Acção que recorde-se fora interposta já em 1997 - durante o mandato do ex-presidente José Emílio Campos Coroa - e que assim poupou aos cofres da Briosa uma quantia, que, contabilizados os juros moratórios, poderia na actualidade ascender perto de .... um milhão de euros.

11 Comments:

  • Esta é que é uma grande notícia para a nossa Briosa.Um FRA

    By Anonymous Anónimo, at 28/11/05, 20:17  

  • Parabens á Briosa e a quem lutou por esta causa(drs.Campos Coroa e Jose Manuel Ferreira da Silva.)

    By Anonymous Anónimo, at 28/11/05, 21:43  

  • Caramba!!!
    Obviamente que partilho da satisfação dos restantes comentadores e demais académicos.
    Os parabéns são devidos obviamente aos Drs.Campos Coroa e Ferreira da Silva.
    Bom e apraz-me dizer que após a vitória sobre o Estrela e agora sobre as Finanças(esta também devia valer 3 pontos) só falta irmos ganhar à Figueira para conseguirmos três vitórias numa semana coisa que já não acontece na AAC há muitos anos.
    Saudações académicas

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 28/11/05, 23:06  

  • Só apetece dizer... UFFFAA! Saiu-nos um grande peso de cima! Seria terrivel se essa verba tivesse de ser relevada nas contas dos próximos exercícios. Não quero fazer de advogado do diabo mas será que essa decisão judicial não tem possibilidade de recurso? Espero que não...

    By Blogger Pedro Santos, at 28/11/05, 23:20  

  • Ainda bem que não se tem que pagar às finanças perto de um milhão de Euros!

    Mas, já agora, desculpem-me a pergunta: parabéns ao Dr Campos Coroa porquê? Por ele ter feito o que que era sua obrigação?

    Há dias recebi uma notificação do IVA para pagar um montante que já havia pago! Obviamente que fui reclamar e mostrei que tinha razão! Merecerei os parabéns por não ser parvo (pelo menos do ponto de vista fiscal)?

    Outra coisa se dirá, eventualmente, do trabalho desenvolvido pelo ilustre causídico! Agora parabéns ao ex-presidente por ter despachado para o jurista uma questão fiscal?

    Tenham, juizo! Este blogue é interessante porque dá a conhecer muitas coisas dos "meandros" menos claros do futebol (até do futebol da Académica), mas desta forma perde toda a credibilidade - o JES, quando empresta dinheiro a uma AAC falida é um bandido e o Coroa quando fez o mínimo que lhe era exigido é um herói! Não vêem o ridículo da questão?

    E é pena porque este blogue pode constituir-se como forma pós-democrática (ou pós moderna)de pressão sobre os que exercem o poder!

    Agora desta maneira não! Ficamos sempre sem saber se certas coisas são verdade ou são apenas dor de cotovelo!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 01:31  

  • Meu caro MPS,

    Vejo que não terá percebido a questão, mas vou explicar-lhe. As verbas em dívida de IRC eram de Direcções anteriores à de Campos Coroa (que se tornou presidente precisamente em 1996). Ou seja a acção judicial interposta poderia tê-lo sido, muito antes, mas não foi tendo a Académica acumulado a alegada dívida às finanças, mais os respectivos juros.
    Foi justamente Campos Coroa a defender que os Bingos Desportivos não deveriam pagar IRC, por estarem debaixo da alçada de instituições de útilidade pública desportiva. Antes da citada acção já o havia feito em sede da Liga, onde alertara para o o não cumprimento da lei por parte das finanças e pior do que isso para o conformismo dos clubes - Académica incluída - a esse propósito.
    Ou seja, Campos Coroa batalhou muito por este processo e obviamente merece as felicitações de quem levou por diante uma causa justa que venceu no final.
    Quanto à verba em si, ela foi incluída no passivo no primeiro relatório e contas apresentado pela Comissão de Gestão presidida por João Moreno e respeitante às contas de Coroa, mas NO ÚLTIMO RELATÓRIO FOI RETIRADA DO PASSIVO E NÃO CONTABILIZADA PARA O MESMO PASSIVO. Eis como a «trolharia» financeira do Sr. Eng.º JES funciona para elevar o passivo dos seus antecessores e descer o seu próprio. Sabe o que lhe digo? Isto na verdade é tudo uma tanga! E oxalá a nossa Briosa não se arrependa amargamente dela, um dia mais tarde.
    Já agora, espero que não lhe custe reconhecer que se o Campos Coroa foi tão criticado quando não fez o que deveria ter feito, também não choca que seja agora elogiado por ter cumprido o seu dever.
    Garanto-lhe que se fosse o JES se auto-elogiaria forte nas AGS e na Comunicação Social.
    Lembra-se quando ele disse que tinha baixado o passivo para um terço.
    Lembra-se quando referiu que se o passivo subisse os dirigentes seriam responsáveis por liquidar o acréscimo?
    Lembra-se quando disse que a Académica estava falida, sendo que três anos depois se constata que a sua gestão agravou a dita «falência» em cerca de um milhão de contos (um agravamento tão alto como nos últimos dezoitoa nos)?
    Pois é MPS. A vantagem dos factos é que não deixam margem para argumentos.
    Não concorda?

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 09:58  

  • Excelente novidade!

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 14:57  

  • Se é assim, e se os meus amigos o confirmam já aqui não está quem falou! Se foi Dr Campos Coroa quem viu que o Bingo não tinha que pagar IRC, então além de oftalmologista o Dr Campos Coroa deve ser de Olhão e jogar no Boavista. Tiro-lhe o meu chapéu e são-lhe devidos os parabéns.

    Agora no que toca ao empréstimo do JES dizem-se aqui muitas asneiras. 1º Se é ilegal reponha-se a legalidade
    2º O empréstimo enquadra-se numa estratégia que me parece a única adequada à Académica:
    1-resolver os problemas imediatos de tesouraria
    2- manter a Académica na 1ª divisão para aproveitar ao máximo as suas receitas potenciais
    3 - alavancar a capacidade de aquisição de jogadores e realização de bons negócios que permitam simultaneamente:
    a)consolidação na 1ª divisão
    b)construção e financiamento de uma academia de formação que será futuramente a principal fonte de proveitos.

    Tudo isto está correctíssimo. Resta saber se o engº JES tem unhas para implementar a estratégia: não tem grandes conhecimentos de futebol e eventualmente já se terá (ou terá sido) enganado algumas vezes. Mas as cabeças já começaram a rolar e isso significa que ele aprende com os erros! O que é bom!

    Ora quem ler este blogue fica com a ideia de que estão a destruir a Académica. O que é falso: pela 1ª vez vi, na entrevista do JES ao Simplesmente, uma estratégia para a Académica.

    Isto não significa que estejamos no melhor dos mundos. Há muito que fazer, há muito que criticar, há muito que informar.
    Admito que todo o poder precisa de ser controlado! É esse o princípio básico da democracia. Mas esse controlo quando se transforma num contra-poder descaracteriza-se e deixa de funcionar.

    Este meu comentário é apenas no sentido de que os responsáveis deste (excelente) blogue o preservem de tais desvios que prejudicarão sobretudo a Académica.

    Digo-o na boa fé que o meu amigo Mário já conhece!

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 15:33  

  • mps:
    Gostei bastante, na globalidade, deste seu comentário. E estou de acordo.
    Saudações académicas

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 16:01  

  • Penso que falta aqui o resultado desta vitória sobre as Finanças:
    AAC 2 Fisco 0 (golos de Campos Coroa e Ferreira da Silva)

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 16:07  

  • Caro Negrume 2:
    Em relação a alguns dos jogadores que citou e no plano desportivo,penso que será complicado dizer se são de duvidosa qualidade ou não pois poucos minutos jogaram. Seriam mesmo assim tão maus? Não sei.
    Agora no muito importante plano financeiro, plenamente de acordo. Para o rendimento que deram foi dinheiro deitado à rua.
    Saudações académicas

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 29/11/05, 19:13  

Enviar um comentário

<< Home