"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sábado, 19 de novembro de 2005

FCP 5 - 1 AAC (Crónica)


11ª Jornada, Estádio do Dragão, 21h15m: FCP vs AAC/OAF.

FCP treinado por Co Adriaanse.
AAC/OAF treinada pelo Prof. Nelo Vingada.

Jogo iniciado pelo FCP, num 4x3x3, com Baía(99) na baliza; Bosingwa(12) do lado direito da defesa, Pepe(14) e Pedro Emanuel(4) no centro, César Peixoto(21) no lado esquerdo; Paulo Assunção(18) logo à frente da defesa como médio mais defensivo, Lucho(8) e Ibson(6) a fazerem a transição defesa-ataque; Quaresma(7) e Lisandro(11) bem abertos nas alas esquerda e direita respectivamente; Hugo Almeida(39) a ponta de Lança.

A Associação Académica de Coimbra, também num 4x3x3 que ao defender se desdobrava num 4x5x1, começou com Roma(24) na baliza; na defesa Nuno Luís(27) à direita, Zé Castro(13) e Danilo(3) no meio, Lira(6) à esquerda; no meio campo Brum(88) começou como homem mais defensivo no trio central, Nuno Piloto(28) fechava o corredor direito central e Paulo Adriano(19) o esquerdo; Luciano(7) começou bem aberto na esquerda e Filipe Teixeira(14) no meio; Marcel(10) era o jogador mais avançado.

O Futebol Clube do Porto entrou com uma força enorme, sempre a pressionar a AAC pela ala esquerda do seu ataque, onde um Quaresma endiabrado fazia as despesas do ataque.
A AAC tentava desiquilibrar também pelo seu lado esquerdo do ataque, onde Luciano tentava levar a melhor sobre Bosingwa.
Aos 10 minutos FCP marca o seu primeiro golo por intermédio de Lucho. Quaresma acelera pela esquerda, Paulo Adriano não tem pernas para o acompanhar, e Lucho corresponde ao centro do extremo portista rematando com êxito para a baliza fazendo o primeiro golo da noite.
A AAC não esboçou qualquer tipo de reacção e o FCP continuo a atacar a seu belo prazer.
Aos 16 minutos grande oportunidade para a AAC: centro de Luciano, com Pepe a falhar e Marcel, à boca da baliza, a rematar já em desiquilíbrio por cima da baliza de Baía.
Aos 19 minutos novo golo do FCP por Lisandro. Abertura na direita de Quaresma, Bosingwa centra para a área, Hugo Almeida falha o cabeceamento, e logo a seguir Lisandro, mal marcado por Nuno Luís, cabeceia para dentro da baliza e faz o 2-0.
Na jogada seguinte a AAC remata à barra por intermédio de Marcel.
Respondendo à ténue reacção da AAC, Hugo Almeida quase faz o 3-0 numa falha de intercepção de Paulo Adriano.
A partir daí o FCP começou a acalmar o seu jogo e a trocar mais a bola. Na AAC aqueciam Joeano (2) e Fernando(20).
Ao minuto 29 sai Paulo Adriano(19) (má exibição) para a entrada de Fernando(20) que se posiciona na ala esquerda do ataque Academista, flutuando Filipe Teixeira para o meio e Luciano para a direita.
A AAC revelava até então muita lentidão, falta de frescura física e de soluções.
Aos 36 minutos é anulado um golo ao FCP no seguimento de um livre marcado pelo César Peixoto, por fora de jogo dos seus avançados.
A partir daqui a AAC revelou um ligeiro ascendente, mas totalmente inconsequente.
Foram dados 2 minutos de compensação, tempo suficiente para Fernando colocar Baía à prova num canto.
Final da 1ª parte com uma equipa (FCP) aguerrida e guiada por um extremo totalmente inspirado(Quaresma), e com a outra equipa(AAC) fisicamente muito mal e sem soluções.

Na 2ª parte Nelo Vingada retira Lira(6) para a entrada de Ezequias(4), e Nuno Piloto(28) para a entrada de Gélson (9).
O esquema táctico da AAC manteve-se, e o ínicio da 2ª parte revelou uma Académica mais dinâmica e atacante.
Logo ao minuto 46, Marcel isolado demora muito tempo a rematar, permitindo a intercepção de Pepe.
Passados 3 minutos Ezequias marca um livre para o seu lado direito, Luciano remata à figura de Baía e Marcel na recarga, vê o seu remate (mal) anulado por pretenso fora de jogo, que na realidade não existiu.
Ao minuto 55, César Peixoto tira um centro do lado esquerdo do ataque do FCP e Hugo Almeida na cara de Pedro Roma falha o remate.
Volvidos 4 minutos Nuno Luís centra, e Gélson em mais uma boa oportunidade para a AAC, remata de cabeça já dentro da área à figura de Baía.
Minuto 64 sai Hugo Almeida(39) e entra Jorginho(17), posicionando-se no lado direito do ataque, com Lisandro a deslocar-se para o centro.
Quaresma fez um jogo realmente fantástico, sendo a esta altura o melhor jogador em campo.
A AAC limitava-se a bombear bolas para o ataque e o FCP a aliviar e a começar a trocar a bola no seu meio campo.
A AAC mostrava-se novamente inconsequente com os seus livres e cruzamentos sempre interceptados por jogadores do FCP.
Aos 70 minutos, defesa da AAC descompensada e Quaresma a falhar novamente o remate na cara de Roma.
No mesmo minuto César Peixoto recupera uma bola, avança no terreno e remata à barra da baliza de Pedro Roma, e a bola ao bater no chão mesmo em cima da linha de golo, faz com que o Árbitro Assistente marque golo do FCP. Má decisão do Assistente de Carlos Xistra.
A partir daqui a AAC desmoralizou por completo.
Minuto 74 sai Quaresma(7) e entra para o seu lugar Alan(27) e sai Ibson(6) entrando para o seu lugar Diego(20).
E seria dos pés de Diego que surgiria o 4º golo do FCP. Abertura do Médio para Jorginho, que remata contra Roma, este deixa escapar a bola e Lisandro, mais uma vez, aproveita para marcar o seu 2º golo da noite.
Se a AAC já estava em baixo, a partir daqui acabou o jogo psicológicamente.
Diego aproveitou para "brincar" com os defesas da AAC, fazendo fintas atrás de fintas (a maioria inconsequentes).
Aos 84 minutos Fernando remata por cima da barra, e na jogada seguinte Marcel remata contra Pepe.
A partir daqui o FCP passou a circular a bola muito calmamente, fazendo com que os Adeptos do FCP gritassem "olé, olé".
O Árbitro deu 4 minutos de compensação, e quando se julgava que o jogo já estava "morto" eis que Baía isola Lucho, e este com toda a calma do Mundo faz um chapéu ao guarda-redes Academista, Pedro Roma. Era o 5-0 no Dragão.
No reatamento do jogo, após o golo de Lucho, Marcel avança e remata com êxito fazendo o 1º e único golo da AAC, que por sinal foi um grande golo!
Com o golo de Marcel, o Árbitro deu por terminada a partida com o Porto a golear a Académica em jogo da 11ª jornada.

Resumo: Um Porto demasiado forte e com algumas "pedras" bastante inspiradas, caso de Quaresma, Lisandro, Lucho e Ibson. Com um excelente colectivo, aniquilaram uma Académica extremamente mal na defesa, e com um ponta de lança demasiado abandonado no ataque.
Vitória expressiva que demonstra o futebol de alta qualidade praticado pela equipa do Porto.

Árbitro: Má arbitragem. Os Assistentes só viam contra a AAC. Foras de jogo inexistentes constantemente marcados contra a AAC. Cantos a favor da Académica que eram transformados em pontapés de baliza. E o 3º golo (FANTASMA) do FCP prontamente assinalado pelo assistente de Carlos Xistra foi mesmo daqueles que de certeza valem uma viagem de luxo.
Sem palavras.

Jogadores da AAC um a um:

Roma: Abandonado na área não teve culpa em nenhum dos golos. Ainda tocou na bola no 1º golo, e deixou fugir a bola no 4º.

Nuno Luís: Má exibição. Sempre ultrapassado pelos jogadores do FCP. Ora Quaresma, ora César ou mesmo Alan, fizeram do lado direito uma Auto-Estrada.
Ainda falhou na marcação a Lisandro no 2º golo da equipa do Porto.

Lira: aos 2' levou cartão amarelo por mão na bola, e a partir daí ficou logo condicionado. Seguro a defender, pouco afoito a atacar, saiu ao intervalo para deixar entrar Ezequias.

Zé Castro: Sempre seguro a defender, tentou sempre levar a melhor sobre os avançados do FCP, conseguindo-o na maior parte das vezes.

Danilo: Tal como o seu companheiro de sector esteve seguro, "secando" Hugo Almeida. O pior é que os dois centrais não são Omni-presentes...

Brum: Tentou varrer o meio campo, mas nem sempre foi bem sucedido. Surgiram-lhe pela frente dois jogadores inspirados (Lucho e Ibson) e pouco mais poderia fazer. Tentou auxiliar o ataque, mas foi sempre demasiado individualista.

Nuno Piloto: Apagado. Saiu ao intervalo para dar lugar a Gélson.

Paulo Adriano: Muito mal. Não tem pernas para segurar Quaresma no lance do 1º golo, e uma série de lances falhados que causaram calafrios na defesa Academista.

Luciano: Tentou sempre que possível auxiliar o ataque, sendo uma das maiores dores de cabeça da defesa do FCP. Conseguiu centrar com êxito algumas vezes, mas sem resultados práticos.

Filipe Teixeira: Não foi o Filipe que todos nós conhecemos. Não conseguiu ter a bola em seu poder, e devido a isso não auxiliou o ataque devidamente.

Marcel: Grande golo. 2 ou 3 oportunidades falhadas, mas não claras de golo. Sempre abandonado na frente de ataque, tentou fazer o impossível. Lutou e correu, e foi dos poucos que lutaram por um resultado menos mau.

Fernando: Entrou para o lugar de Paulo Adriano para tentar sacudir o jogo da AAC. Um extremo que na linha apenas tentou fintar duas vezes e voltar para trás. Jogou na 2ª parte sempre no meio, e tentou por várias vezes o remate, sem êxito.

Ezequias: No lugar de Lira, foi várias vezes ultrapassado pelos jogadores do Porto, e no ataque foi inconsequente.

Gélson: Entrou para o meio campo e num livre do FCP, conseguiu... sair de maca. Opção de Nelo Vingada que pessoalmente não entendo. Falhou o golo num remate de cabeça.


Melhor jogador da AAC: Marcel.

Conclusão: Resta à AAC melhorar (e muito) para que no jogo com o Estrela da Amadora, os 3 pontos não saiam de Coimbra.

Ficha de Jogo:

FCP:
99 - Baía
12 -Bosingwa
14 - Pepe
4 - Pedro Emanuel
8 - Lucho
18 - Assunção
6 - Ibson 20 - Diego aos 74'
11 - Lisandro
7 - Quaresma 27 - Alan aos 74'
39 - Hugo Almeida 17 - Jorginho aos 64'

AAC/OAF:
24 - Roma
27 - Nuno Luís
6 - Lira 4 - Ezequias aos 45'
13 - Zé Castro
3 - Danilo
88 - Brum
28 - Nuno Piloto 9 - Gélson aos 45'
19 - Paulo Adriano 20 - Fernando aos 29'
7 - Luciano
14 - Filipe Teixeira
10 - Marcel


Homem do Jogo: Quaresma (FCP)

8 Comments:

  • Penso que estivemos muito mal na 1ª. parte o que deitou tudo a perder. Meio campo pouco agressivo a não conseguir produzir e impôr jogo e defesa muito macia a dar muitos espaços e a cometer vários erros. Na 2ª. parte a AAC melhorou tendo durante alguns períodos equilibrado o jogo. Numa altura em que, depois de várias ocasiões desperdiçadas, se acreditava que poderíamos marcar veio aquele 3º golo (não lembraria ao Diabo, lembrou à equipa de arbitragem), que deitou tudo a perder. Enfim, há que levantar cabeça e ganhar ao Estrela.
    Saudações académicas

    Luís Miguel

    By Anonymous Anónimo, at 19/11/05, 23:57  

  • Muito Porto para uma Académica cheia de medo, a lembrar os passaritos do Choupal (nada contra o blog, refira-se).
    Depois as mudanças de Nelo Vingada foram apenas cosméticas e não de fundo. O Joeano no banco, assim como o Pedro é uma ofensa a quem foi lá ao jogo para apoiar a equipa.
    Quem não arrisca não petisca e o treinador da Briosa nesse campo é um cagarolas...

    By Anonymous Anónimo, at 20/11/05, 12:23  

  • Adivinha

    Aonde estava o Zé nos golos do FCP...

    By Anonymous Anónimo, at 20/11/05, 13:10  

  • Sempre defendi o Prof. Nelo Vingada mas a paciência tem limites. Tenho de concordar na totalidade com o Sacerdote. Gelson? Fernando? Foi o mesmo que passar a jogar com 9! Foi uma vergonha! Tire a manta dos joelhos Professor!!!!

    No entanto aqui fica um ponto positivo para a massa associativa que BERROU do início até ao fim não se deixando levar pelos apupos de meia duzia de adeptos do Benfica? Sporting? Porto? Como eles NUNCA se manifestaram positivamente pela sua equipa, apenas apuparam a Briosa podem ser adeptos de um clube qualquer!

    By Blogger Alice, at 20/11/05, 13:42  

  • Mais uma vez Nelo Vingada a muito macio e com más opções técnicas.
    Levar 5-1 do Porto ou de quem quer que seja, para uma equipa com a ambição e orçamento da BRIOSA é uma vergonha.
    Se por ventura a Académica não ganhar ao Estrela então por mim o Vingada pode ir embora que não deixa grandes saudades.

    By Anonymous Anónimo, at 20/11/05, 17:02  

  • Juvenis

    F.C.Porto 5 Academica 0
    Será signa

    Juniores

    F.C.Porto 5 Academica 1


    Seniores

    F.C.Porto 5 Academica 1

    By Anonymous Anónimo, at 20/11/05, 22:03  

  • "Sempre seguro a defender..." Quem?

    By Anonymous Anónimo, at 21/11/05, 10:01  

  • P.Adriano para o banco. Já!

    By Anonymous Anónimo, at 21/11/05, 23:04  

Enviar um comentário

<< Home