"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 8 de novembro de 2005

Os Capas Negras


Hoje vou falar acerca de um tema já tão comentado, e tanta vez discutido.
O porquê (a meu ver) do distanciamento dos Capas Negras em relação ao Organismo Autónomo de Futebol.
Como toda a gente sabe, no antigo Estádio era permitida a entrada gratuita aos Capas Negras.
Hoje em dia tal não acontece graças à mentalidade dos dirigentes e à modernização do futebol.
Os Estudantes hoje em dia já não vêem a Académica como sendo o seu clube. A Briosa já não tem tantos Estudantes na equipa como tinha antigamente, fruto dessa modernização, e os estudantes costumam dizer que são de outro clube e são simpatizantes da Académica.
Ora se questionarmos a maior parte dos Estudantes Universitários acerca do porquê de não irem aos jogos, a maior parte deles dirá que ou porque "os bilhetes são caros", ou então "ao fim de semana vou para casa". Infelizmente, e apesar dos bilhetes serem caros, normalmente é falta de vontade a falta de comparência dos estudantes no Estádio.
Apanhar bebedeiras é prioridade para alguns, e festas prioridade para outros, sendo que existem também aqueles que só se agarram aos livros.
O Futebol hoje em dia não é atractivo: as equipas passam o tempo "na retranca", só jogam duro, praticam anti-jogo, simulam lesões. Tudo isto leva as pessoas a pensar: "Foge mais valia ter ficado em casa!".
E é este aspecto que eu gostaria de focar. Os estudantes que gostam da AAC estão lá sempre; Os estudantes que simpatizam e vão de vez em quando não voltam porque normalmente não é atractivo! Hoje, a AAC é uma equipa que joga para a manutenção, que não dá espectáculo, e que faz com que aqueles que não a amem se lamentem acerca do dinheiro gasto no bilhete, e que depois prefiram "mamar uns copos" em vez de irem para o frio/calor ver e apoiar a Briosa.
Outro aspecto é a falta de divulgação da AAC no meio Académico.
A promoção dos 5 euros quase ninguém conhece pois simplesmente é mal divulgada. Ou é na internet (e aí só quem frequenta os blogs Académicos e o site oficial é que tem acesso) ou então nos jornais locais.
E isto é altamente insuficiente.
Acredito sinceramente que ontem o Estádio poderia ter estado CHEIO, se tivesse existido divulgação no meio estudantil.
Acho que a TBZ e AAC deviam divulgar mais a AAC/OAF, e passarmos a ter outros objectivos que não a manutenção. Mas para que tal aconteça não se pode só falar, é preciso AGIR!

Força Académica!

9 Comments:

  • posso só fazer uma sugestão? as letras a bold nos posts não sei se cansarão um bocado a vista, uma vez que o fundo contrasta imenso.

    Continuem com o bom trabalho.

    By Blogger Rotura de ligamentos, at 09/11/05, 02:17  

  • POIS, a ideia de promover estes preços junto da comiunidade estudantil foi optima, pena a direcção geral da AAC não a querer divulgar. Para quem pensa andar sempre tambem informado, desta vez falhas-te, ou o teu blog falhou.

    Se tens caa e batina, paga como os outros! Não a borlas

    By Anonymous Anónimo, at 09/11/05, 02:28  

  • o que é que a DGAAC pode não querer divulgar? a DGAAC segundo sei ainda está de relações cortadas com o OAF.
    se a AAC/OAF quisesse promover, tinha promovido! Não vi um único cartaz alusivo à promoção no Polo II, ou no Polo I, ou mesmo na Esec. Também sou contra as borlas, mas sou pelos preços acessiveis! ou tu preferes pagar fortunas?

    Saudações Académicas

    By Blogger João Lemos, at 09/11/05, 08:31  

  • O comment do anonymous é típico de um funcionariozeco do clube que se acha importante por ser funcionariozeco e por poder ser ele a dar as borlas. Se pudesse entrar muita gente de borla ele perdia esse "poderzinho".
    Com esta mentalidade de funcionariozeco profissional, de porteiro de estádio não vamos lá!!

    É também evidente que uma organização que se quer promover não pede a outras que a promova. Ou paga a profissionais (não pede!) ou se promove por si própria!! Se na AAC-OAF estão tipos com a mentalidade do anonymous é de facto preferível pagar a profissionais. (E porque não pagar à DG da AAC para fazer essa divulgação junto dos estudantes? - com o pagamento indexado aos resultados obtidos como é óbvio!!! )

    Estou de acordo com muito do que Capa Negra disse. E queria acrescentar uma coisa: a divulgação no seio dos estudantes passa muito pela conquista do apoio dos estudantes que são "líderes de opinião" . Dentro de cada faculdade é necessário encontrar os tipos (e as "tipas") mais populares, os grupos a que todos querem pertencer, e atraí-los ao estádio, com ofertas, com borlas, com jantares, enfim com tudo o que possa tornar o jogo numa experiência interessante. Esse trabalho deverá ser feito com a participação de estudantes que são, como nós, indefectíveis da Académica e que devem ser, também eles compensados (isenção de pagamento de bilhete de época) pelo seu trabalho de identificação de quem interessa atrair!!
    Estas compensações em géneros acabam por ficar baratas já que parece que as receitas de bilheteira não ultrapassam os 5-7% das receitas do clube! Há empresas que gastam mais do que isso (5% do seu orçamento em publicidade e marketing)!

    Já agora: não é possível fazer mais nada durante o intervalo a não ser o interminável desfile de tunas (uma de vez em quando está bem!) e música aos berros acompanhada por comentários do bimbo "de sexualidade duvidosa", como já vi escrito no simplesmente?

    Vejam os jogos americanos (de futebol americano) e os jogos da premier league! Tragam bandas de bombeiros, majoretes, classes de ginástica, dêem oportunidade a bandas de rock emergentes. Procurem em alguns casos adiar os jogos de juniores, iniciados ou infantis para acabarem quando começam os jogos dos seniores - há 30 e tal anos lembro-me de isto acontecer algumas vezes). Algumas destas coisas podem ser impossíveis, mas também são tantas, que algumas hão-de resultar.

    Pensem, actuem, trabalhem exmos senhores da direção da AAC-OAF. Os senhores estão a fazer o mesmo que eu esperava que o candidato Maló fizesse - NADA!!
    E sendo assim, o Maló é de facto mais Académico do que o JES!
    Será que me enganei quando votei?!!!?

    By Anonymous Anónimo, at 09/11/05, 10:42  

  • é isso mesmo MPS! Já cansa ouvir as tunas. é que são sempre as mesmas! Além disso parece-me que cantam em playback... já que não vi nenhum dos elementos com microfone! De resto concordo com o que dizes, é preciso Investir e principalmente é preciso agir!

    By Blogger João Lemos, at 09/11/05, 11:01  

  • Se me permitem gostava de dizer aqui meia dúzia de palavras que não tê a ver com este post:

    Acabei de atacar a direcção e o seu presidente por achar que estão inactivos no que toca à promoção da Académica entre os estudantes e a população de Coimbra.

    Mas eu votei JES nas últimas eleições. Fi-lo porque conheço vagamente o Engº Simões e tenho dele uma boa opinião como profissional - de qualquer forma melhor do que a que tenho sobre as capacidades do Dr Maló (que não conheço mas cuja carreira acompanho desde que foi presidente da DG da AAC).

    Por outro lado, um dos posts anteriores, do negrume, "vencer com a língua de fora", põe claramente em causa, através de uma insinuação grave, o actual treinador e a direcção.

    Este blogue parece estar, desta forma, a tornar-se num foco de oposição à actual direcção - o que é mau, do meu ponto de vista, para o blogue e, sobretudo,( o que interessa mais) para a Académica.

    Para me distanciar de uma atitude em que não embarco - criticar a direcção por criticar - gostava de deixar aqui um apontamento sobre uma entrevista de Brum na edição electrónica de "O Jogo" de hoje, em que, este jogador, tece rasgados elogios ao presidente.

    Na semana passada, no Simplesmente Briosa, reclamei uma intervenção do presidente que elegi e em quem votei. Ele pelos vistos fê-lo e bem!!

    O seu a seu dono!!!

    By Anonymous Anónimo, at 09/11/05, 11:51  

  • Caro Mário

    Eu sei disso! E é essa também a minha posição - esta direcção, ou qualquer outra legítima, tem, por isso mesmo, por ser legítima, sempre o benefício da dúvida. Quando erra, estes blogues permitem-nos gritar e ser ouvidos.
    É esta uma das razões porque venho para aqui comentar! Sei que estou em boa companhia!

    Agora estes blogues só têm credibilidade se funcionarem deste modo que tu e eu defendemos!
    Estes blogues só têm credibilidade se forem sérios.
    Nota que eu não digo imparciais porque todos nós somos parciais, na medida em que temos preferências e antipatias que às vezes nem sabemos bem explicar.

    Agora, aquilo para que quero chamar a atenção, é que: uma coisa é eu criticar a direcção por ela não estar a fazer nada para chamar mais gente para o estádios, ao mesmo tempo que faço sugestões. Outra coisa completamente diferente é, não criticando a direcção, eu insinuar que o preparador físico é um incompetente escolhido por "alguém", por critérios ou com intenções dúbias - que é o que (assim o entendo) foi feito no post "ganhar com a língua de fora".

    Eu nem sequer quero dizer, longe de mim tal ideia, que o negrume não é sério! Até porque não tenho o prazer de o conhecer!

    Mas quero dizer que o post dele não o parece, pelo menos enquanto ele não responder a algumas questões que lhe coloquei, nos comentários.

    Finalmente, acho que o negrume tem todo o direito de escrever os posts que quer e de não me dar resposta nenhuma. Mas, nesse caso, eu entendo que devo demarcar as minhas críticas das dele, até porque estão a ser feitas no mesmo local virtual!!

    Era só isto que eu queria dizer!

    By Anonymous Anónimo, at 09/11/05, 15:15  

  • O ir ao futebol é uma cultura que se ganha... e se transmite...
    Aprendi a ir à bola com o meu pai, ia ver todos os jogos da briosa em casa. O meu pai, apesar de s´cio tem a 4ª classe. Eu fiquei-me pelo 12º ano, casei-me, tenho 3 filhos todos eles são sócios e a minha esposa também... Levo pelo menos um deles comigo ao futebol. Já levei muita gente a ser sócia da AAC, e espero conseguir fazer ainda mais adeptos- Sugiro que se aposte também nos liceus de Coimbra- Porque não envcher de "borlas" a estes jovens a bancada topo junto ao Dolce Vita- e porque não fazer depois um bilhete a preço simbólico para essa malta jovem e para essa bancada- Ponham as associações de Estudantes a funcionar e de certeza que teremos mais adeptos para o futuro- Não podde ser só a Mancha Negra a trabalhar nestas idades

    By Anonymous Anónimo, at 10/11/05, 01:59  

  • Para atrair estudantes a direcção deveria estabelecer uma quota anual simbólica para estudantes universitátios e politécnicos e estabelecer acordos, com estas escolas de esnsino superior, de forma a que os estudantes, no acto da matrícula, tivessem a opção de se inscreverem como sócios.
    É preferível muitos a pagar uma quota simbólica e com a probabilidade de continuarem sócios, do que a situação actual em poucos ou nenhuns, já não digo são sócios, sentem qualquer afecto pela AAC-oaf (AAC é sempre AAC, quem não é do OAF também não é da AAC, pois, na melhor das hipóteses, apoia unicamente a secção a que poderá estar ligado)
    Quanto "às bebedeiras": primeiro, se assim for, não deixarão de beber para pagar quotas seja a quem for; segundo é mais um caso de generalização fantasiosa de certas situações para atingir determinados fins, até parece que todos, sem excepção, os estudantes se embebedam 365 por ano.

    By Anonymous Anónimo, at 11/11/05, 12:30  

Enviar um comentário

<< Home