"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Dúvidas, tenho; mas quero ter a certeza!

Uma das coisas apregoada na "praça pública", é que o Marcel vai ter de ser vendido en Janeiro para colmatar parte do passivo.

Analisando o rendimento do atleta, percebendo-se que tem sido o "salvador" da Académica - sem prejuízo de todos os outros porque o plantel são 11 - e que em enorme percentagem a ele se deve o lugar que ocupamos - que não é famoso, diga-se - a sua saída do plantel tornar-se-ia muito perigosa.

Parece-me até, para contrariar algumas análises que se fazem, que a Direcção irá ponderar a aquisição de 2 ou 3 reforços "nesta época festiva" para descansar o mais céptico dos sócios.

Torna-se evidente que poderá ser necessário dispensar alguns atletas para o passivo não aumentar, mas só aqueles que por efeito de adaptação, não se conseguiram impôr no plantel.

Nada me faz supôr o contrário, dado que o decisivo arranque que foi dado nos últimos jogos, deve ser aproveitado como estímulo e motivação para todos os intervenientes.

Os sócios, esses eternos sofredores, poderão então estar bem perto da satisfação total, pois que os pontos que nos separam dos lugares "de cima" não são tantos assim. Vamos lá chegar!

À determinação da Direcção, estou crente, até à motivação de atletas e técnicos, passando pelo apoio de todos, novos e velhos, o gato, o cão e até o piriquito, chegaremos ao fim da campanha com a sensação e a certeza do dever cumprido.

Como dizia o poeta, "é imperioso e urgente"!

Faça-se!

19 Comments:

  • parece-me inevitável a saída do Marcel :-(

    www.sempre-briosa.blogspot.com

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 15:50  

  • O Marcel tem revelado grande capacidade concretizadora.No entanto, se fôr feita uma prospecção no mercado, não só é justo que ele saia(precisamos de guita), como poderemos encontrar, quem sabe ,mais barato pela mesma qualidade.
    Se tivesse existido um departamento a sério de prospecção durante estes ultimos anos (como tanto foi badalado), neste momento, existirião em carteira vários nomes.
    Espero estar enganado.
    Abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 15:59  

  • Meu caro Cartaginês
    Não há que pedires desculpa...
    Um abraço

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 16:03  

  • Acho que o Marcel merece um clube melhor que a Académica.

    Eu lembro-me dos assobios ao Marcel nas 1as jornadas.

    Quanto a jogadores como o Nuno Luis continuam a bater palmas.

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 16:51  

  • Óbviamente que se hpuver ofertas de compra do"passe", Marcel sai.
    Óbviamente que o Eng. JES vai pedir mais que o que estipula a clausula de rescisão.
    Óbviamente que espero, sinceramente, que o Sr.Eng. JES se informe préviamente do "estado de necessidade" do putativo comprador.
    Óbviamente que estou convencido que só pelo preço da clausula já será um bom negocio (diferencial entre preço de compra e de venda).
    Óbviamente que é de todo o interesse - institucional e particular - que o Sr. Presidente Eng. JES se descarte de uma possível situação embaraçosa tão cedo quanto desejada.
    Óbviamente que para haver AAC-OAF nos relvados a "retaguarda" tem que estar assegurada.
    Óbviamente que haverá que suster o caminho que estamos levando, isto é, na sofriguiddão das aparências, não aprendermos com a experiência dos outros. Tenhamos a humildade de reconhecer que os Presidentes, recentes e antigos, do Salgueiros, Farense, Estrel da Amadora, Victória de Setubal etc,não eram todos "burros, estupidos, incompetentes,
    magalomanos".
    Óbviamente que para a minha Académica requeiro uma "retaguarda" consistente.
    Um grande abraço do
    Lucílio Varvalheiro

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 17:03  

  • É inevitável que o Marcel saia porquê? Ele não assinou um contrato por 3 anos? (Se estou enganado corrijam-me!)

    Além disto continua a haver aqui uma outra confusão, mais grave, em que eu espero que a própria Direcção não incorra: o passivo não é mal nenhum desde que lhe correspondam activos valiosos e desde que se preservem as condições de geração de receitas cíclicas.

    O Marcel só deve sair se proporcionar um negócio bom ou muito bom. Convenhamos que, se aparecer alguém a pagar a cláusula de rescisão (3,5 milhões), estamos a falar do dobro do que o Marcel custou. É um bom negócio que permite diminuir o passivo de 1,5 milhões e ainda ir ao mercado procurar outro Marcel.

    Mas para que o negócio se possa concretizar é necessário que esteja a ser feito trabalho de casa. Já devem estar identificadas alternativas que permitam boas probabilidades de manter a Académica na 1ª divisão.

    A manutenção e consolidação da Académica na 1ª divisão (à custa de brasileiros, bósnios, líbios, ou mesmo vimaranenses ou outra gente de mau porte), é fundamental para que a estratégia da Direcção se aguente. A descida fá-las-á (à estratégia e à Direcção) ruir como um baralho de cartas porque implicará a perda, dos principais recursos cíclicos de exploração, de que dispõe a Académica: o contrato com a Tbz e as receitas da televisão.

    Espero que a Direcção perceba isto, porque certamente não o percebeu quando vendeu o Dário, a meio da época, há 2 anos atrás!

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 17:18  

  • Já agora, vi outros comentários e não resisto a dizer seguinte:

    o que é que é um clube "melhor" do que Académica? Quem não é da Académica tem o direito de falar ou de escrever, mas escusa de vir para aqui aborrecer quem é da Académica e por isso pensa que a Académica é o melhor clube do mundo!!

    Obviamente que os presidentes recentes do "Salgueiros, Farense, Estrela da Amadora, Vitória de Setubal etc", eram todos "burros, estupidos, incompetentes,
    magalomanos". Eram e foram-no objectivamente.
    A prova é o que aconteceu aos seus respectivos clubes!!!!!!!!!!!!!!

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 17:27  

  • Meu Caro MPS,
    Eu nunca subestimo a inteligência dos outros.
    Entendo que devemos aprender algo ou no minimo interrogarmo-nos o porquê das coisas.
    Por outro lado não leu com certeza o especialista da matéria ROC e o Conselho Fiscal sobre a relação passivo- capitais próprios = falência técnica.
    Quero com isto dizer que a Académica não é um club, é UMA INSTITUIÇÃO que honra valores, princípios que não se devem deixar subalternizar com o "goooooooooooooooooooolo" circunstancial.
    A retaguarda como lhe chamei é muito mais séria, difícil e incompreendida, de todas as tarefas.
    Entre uma Académica verdadeira na 3ª (já a vivi) e uma Académica descaracterizada na super-liga não tenho qualquer problema em fazer a opção.
    Um abraço do
    Lucílio Carvalheiro

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 17:54  

  • Caro Lucílio Carvalheiro
    Já viveu uma Académica na 3ª?Quando ? Só se foi nalgum sonho (promonição má...lagarto lagarto). Na Segundona sim. Que ricos momentos...pobres mas respeitados.
    Abraço, e vá lá avivar a sua memória.

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 18:32  

  • Ao contrário de outras opiniões penso ser inexorável a venda do Marcel, atendendo à natureza mediática dos últimos golos que marcou e que propicia um grau de exposição pública que facilita a sua comercialização, que o torna uma activo mais vendável.No entanto, as suas exibições não têm sido muito conseguidas, um pouco à
    semelhança do resto da equipa.O Marcel preenche uma lacuna na nossa equipa que se arrasta desde o fim dos anos oitenta com a saída do Eldon, isto é, um ponta-de-lança de choque, que joga bem de costas para a baliza, sem medo de chutar de fora da área ou de executar bolas paradas.Estamos perante um dilema semelhante ao do João Tomás, embora ache que a vontade do jogador não venha a ser tão decisiva, pois este Traste JT inviabilizou a subida da Académica no decurso dessa época desportiva 1999/2000.Acho a que a sobrevivência económica exige medidas duras, nomeadamente quando à renegociação de contratos e dispensa de atletas excendentários.Ainda estou para saber que fazem Nulo Alcântara, Ezequias, Gelson, Fernando e Zada nesta equipa.Estou a cronometrar os minutos que faltaram até qualquer anónimo me chamar de xenófobo...
    PS:Quando li que tínhamos tido 4000 espectadores nem quis acreditar.Pela idiotia que encerra a (i)lógica de alguns dos nossos
    apoiantes, estranhei não terem culpado o Pardalitos deste fiasco...

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 18:51  

  • Já tem uma Académica na divisão de honra da Associação de Futebol de Coimbra...

    By Blogger Pedro Santos, at 01/12/05, 18:52  

  • Caro Lucílio Carvalheiro

    Eu também não subestimo a inteligência dos outros. E os dirigentes de que falou serão, na maioria dos casos, não estúpidos ou burros, mas chicos espertos, sem escrúpulos, mal formados, que se aproveitaram da ignorância e estupidez de uns e da ambição e cupidez de outros para destruir, em poucos anos, associações com décadas de existência.
    Apenas não vou mais longe porque apesar de usar um "nickname" não escrevo nada que não possa provar e por que não possa responder.

    Agora não comungo da sua ideia de Académica. A Académica somos nós não são os jogadores! Os jogadores passam e nós ficamos! E penso que se conseguirmos manter a equipa na 1ª divisão alguns anos (e alguns não é 4-5 anos mas sim 15-20 anos), se criarmos uma academia de futebol a sério, se dinamizarmos as relações entre a Académica e a faculdade de Educação Física recém criada (o que é delicado mas pode ser feito), e se aproveitarmos a crise que se vai finalmente abater sobre os pequenos clubes de província, podemos voltar a ser alguma coisa próxima do que já fomos.

    O nosso clube nunca vai voltar a ser a Grande Académica que conheci e com que cresci nos anos 60. Porque os tempos mudaram. Tão simples como isso. Fui a jogos por todo o país e, em todo o lado, o meu pai, que hoje teria 88 anos, encontrava velhos amigos que não via há 10-20-30 anos. O que interessava não era o resultado era isto!! Foi assim que aprendi o que era a Académica!! Mas isto não vai voltar! Hoje há universidades por todo o lado e os estudantes de Coimbra são essencialmente de cá ou dos arredores!

    Agora isso não significa que não possamos recriar e reinventar a Académica. A nossa Académica, a partir dos valores de que somos depositários, que nos foram transmitidos pela geração anterior à nossa! Mas isso implica algumas cedências, alguma imaginação e, SOBRETUDO, num mundo que é materialista e gira em torno do dinheiro, muito dinheiro, CAPACIDADE DE GESTÃO, rigor financeiro, pragmatismo, definição clara, calendarização e hierarquização de objectivos!!

    Foi isto que fez em Guimarães o Pimenta Machado (só que sem os princípios e valores que nos orientam, sem o rigor de gestão que é necessário e sem uma cidade do tamanho de Coimbra (e sobretudo com um gigante como Braga mesmo ao lado!))
    Veja como pelo facto de ser a 4ª equipa há mais tempo na 1ª divisão o Guimarães é hoje o 4º clube nacional!
    Agora pense o que seria uma Académica com a mesma percentagem de sócios sobre a população total, que tem Guimarães, e imagine!

    Já me estou a alongar de mais e não quero aborrecê-lo. Espero que voltemos a falar deste assunto!

    Um abraço e saudações académicas

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 19:00  

  • Permita-me ainda, meu caro Lucílio Carvalheiro

    que fale sobre a relação passivo-Capitais Próprios = falência.

    Não é bem assim! O que acontece é que a falência técnica existe quando os resultados transitados negativos acumulados excedem o capital social. Dito de outro modo, uma sociedade está falida quando o seu capital próprio é negativo. Neste caso obviamente que pela igualdade fundamental do balanço (Activo= Passivo+ Sit. Líquida) o passivo é maior do que o activo.

    Ora, já aqui foi explicado por algumas pessoas que há activos que estão subavaliados - é o caso do Marcel, do Brum e do Filipe Teixeira (em quem até o Co Adriaanse reparou!). Esta valorização não pode ser feita nas contas senão na altura em que o proveito se concretize - é uma consequência do princípio contabilístico da prudência e do critério de valorimetria que manda usar o custo de aquisição para contabilizar os activos.

    Quanto ao ROC - todos os ROCs são como o Nelo Vingada - jogam à defesa! É esse o seu papel - defender os terceiros com interesses nas organizações cuja contabilidade fiscalizam, alertando para o pior que pode acontecer, no quadro dos princípios contabilísticos geralmente aceites. É a única forma de não serem co-responsabilizados por catástrofes financeiras que possam acontecer!

    Resumindo: a Académica não está falida, nem para lá caminha (tanto quanto se depreende das informações que são conhecidas). E já agora permita-me esta observação: não subestimemos a inteligância do Engº JES - é que ele tem lá 3,5 milhões de euros e avalizou mais 1,4 milhões!!

    Aceite mais um abraço e as minhas mais cordiais saudações académicas

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 19:20  

  • Caro Pedro Santos
    "Já tem uma Académica na divisão de honra da Associação de Futebol de Coimbra..."
    Tem não, temos uma equipa na 2ª d.Honra, ou o Sr. Pedro Santos só é adepto do Organismo autónomo? Não é por acaso do basquete , do andebol, do Volei?Então ?Penso que a Académica é um todo e que o Organismo autónomo de futebol é apenas uma das partes.E Olhe que nunca uma das partes foi maior que o todo.
    Penso que concordará e que o seu comentário tinha apenas um lapsus lingues...
    Abraço

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 19:35  

  • Meu caro MPS,
    Por insuficiência minha não consigo compaginar um seu texto anterior e este último, ou seja: estilo, substancia, apresentação, etc.
    Quanto a este último estou completamente d acordo consigo e o que sempre quiz dizer é que tudo terá der feito com bom senso, ponderação e razoabilidade,.
    E é bseado nestes conceitos que eu tenho sido critico para com esta Direcção.
    Se me permite uma correcção no terceiro paragrafo do seu texto onde se lê "Agora não comungo da sua ideia da Académica..." deve ler-se "Agora comungo ..." e isto porque só tem sido nesse sentido os meus registos neste Blog e em todos os espaços de intervenção cívica.
    Queira aceitar um abraço do
    Licílio Carvalheiro

    By Anonymous Anónimo, at 01/12/05, 19:47  

  • Meu caro MPS,
    Neste seu último texto não vislumbro, em bom rigor, uma sua leitura diferente dos factos que expressei. Outro sim, entende que deve imperar ou no mínimo introduzir, entre nós sócios da Académica,leituras subjectivas de esperança, que os desjos se tornem realidade, que naquilo em que se queira acreditar se torne realidade,e no que aá valorização dos "passes" concerne. Ora bem esta argumentação seria legitima e até plausível numa sociedade ou fundo de investimento vocacionados para o efeito. Não é seguramento o caso da AAC-OAF como objecto social. Com todo o respeito, aqui ddiscordamos, não me parece que seja um bom precedente, um bom método, muito menos uma boa formula de gestão economico-financeira e gestão das "emoções" dos sócios.
    Por outro lado repare que eu não disse que a Académica estava falida. Disse, sim, que tinha entrado am "falência técnica" e porque assim era haveria que estarmos atentos. Aliás, os imobilizados corpórios, estes sim, têm a bondade ,salvo causas excepcionais de catastrofe, de terem um valor comercial que vai para além do contabilizado.
    Se fosse este o argumento- até poderia aceitar , sem contudo, deixar de entender que se está a trabalhar "no fio da navalha".
    Nunca de forma alguma subestimei a inteligência do Eng. JES. Todavia, também lhe digo, muito sinceramente, que o "egocentrismo" de que faz alarde pode virar-se contra ele, ou seja: eu recuso-me a acreditar que o Eng: Simões tenha colocado à disposição da Académica 3,5 milhões de euros da sua própria conta bancária.
    Queira aceitar um abraço do
    Lucílio Carvalheiro

    By Anonymous Anónimo, at 02/12/05, 00:32  

  • Meu caro Blackcity,
    Não foi por lapso que disse 3ª divisão. Foi por analogia, isto é: à época havia 1ª Divisão de ambito nacional e a 2ª divisão por zonas -Norte, Centro, Sul - militavamos na altura na zona centro como é óbvio.
    Acontece que hoje o que me parece como mais aproximado (embora por uma profusão de séries)é a 3ª o que ,para o efeito que pretendia quando o disse , o contraste de opções de fundo, me serviu peerfeitamente.
    Não obstante, agradeço o reparo.
    Queira aceitar um abraço do
    Lucílio Carvalheiro

    By Anonymous Anónimo, at 02/12/05, 00:43  

  • Caro MPS, parabéns pelo conteúdo dos seus posts... Estou de acordo com a generalidade das ideias relatadas…

    Apraz-me, sobretudo relembrar certas mentes, aquelas que a 2 semanas criticavam cegamente o Marcel, que este foi adquirido (a tinta que esta aquisição já fez correr) em Janeiro do ano passado com o único objectivo de rentabilizar um activo pertencente aos quadros da instituição. Era óbvio aquando da aquisição de Marcel, ao contrário da de Brum por exemplo, que este (Marcel para que não hajam duvidas), não seria jogador para permanecer muito tempo no clube. Sempre o vi como um activo adquirido com o intuito de o valorizar para posteriormente o vender por um preço consideravelmente superior ao custo de aquisição. É obvio que se trata de um negócio arriscado, mas como a rendibilidade dai retirada é proporcional ao risco, é compreensível…

    A única questão que se me levanta é: vender já ou, esperar pelo final de época… Pois aqui entramos em cenários de suposição:
    vendemos já - e se temos o azar de descer (pobre direcção), será que ficando, não valorizaria mais e em Junho venderíamos ainda melhor(a não ser que saia já pela clausula, claro) ….
    vendemos em Junho: e se o jogador se lesiona…. e se mesmo ficando temos o azar de descer…

    Parece-me claramente que a decisão cabe a quem incorreu no riso inerente a um negócio destes, mas na minha humilde opinião acho que se deveria ponderar vender já, de preferência pela cláusula. Partindo, claro está, que a direcção tem acautelada uma lista de possíveis substitutos…

    Cumprimentos a todos e continuem, dá-me muito gozo passar por aqui…

    Força Briosa!!!

    By Anonymous Anónimo, at 02/12/05, 00:49  

  • Meu Caro Pedro Santos,
    Já tive a secção de Futebol da Académica até 1974. Deixei de a ter para ter o CAC. Recuperei-a em 1984 com o Eng.Jorge Anjinho, desta feita, como ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA-ORGANISMO AUTONOMO DE FUTEBOL e na mesma senda com actividades amadoras e profissionais.
    Faço-me perceber...
    Na dúvida, digo-lhe que tenho muita honra em ter a Secção de Futebol da Académica, como amadora.
    Aceite um abraço do
    Lucílio Carvalheiro

    By Anonymous Anónimo, at 02/12/05, 00:58  

Enviar um comentário

<< Home