"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

ENTENDAMO-NOS !


Não sou pago para dar espectáculos, mas para obter a melhor classificação possivel!

Esta foi a frase chave do discurso de Norton de Matos , treinador da equipa do Vitória de Setubal.Não estive presente na Figueira, mas atendendo ao que li e ouvi, fiquei a saber que a exibição da Académica foi pobre, muito pobre. Contudo, estamos a entrar numa fase do Campeonato em que tudo se começa a definir.Para qualquer técnico, atleta ou dirigente o que conta fundamentalmente são as vitórias.Obviamente, se a estas se conseguirem juntarem as exibições, tanto melhor.
Compreendo que quem se desloque para ver a Briosa jogar, o faça na intenção de assistir a um bom espéctaculo e acima de tudo a uma vitória que não deixe dúvidas a ninguém!
Meus caros académicos: Retirando algumas exibições esta época mais conseguidas do Sporting de Braga, de todas as equipas que disputam esta pobre Liga, qual ou quais as outras que têm apresentado qualidade de jogo que consiga conciliar o resultado com a exibição? A resposta é fácil ! Só o F. C. Porto e mesmo assim apenas nas primeiras jornadas ! Portanto, neste momento o mais importante é realçar a actual classificação( 9º lugar). Porém meus senhores muita atenção , que ninguém entre em euforias já que seis pontos apenas no separam da" linha de água".
Longe vai o tempo do futebol "association", praticado pela briosa, em que qualquer jogador que viesse de fora pegava de estaca e se identificava rapidamente com o modelo de jogo então implantado(anos 50,60 e 70). Hoje os tempos são outros. Vale muito mais o pragmatismo da táctica do que a beleza estética do jogo. Na alta competição só se escreve e fala dos que ganham e não dos que jogam bem e não ganham. Dou-vos alguns exemplos diferentes mas recentes:Chelsea(ganha sem jogar bem), Real Madrid( nem tanto actualmente) , com todos os galácticos dava espectáculo e não ganhava e o Barcelona que oferece grandes espectáculos e ao mesmo tempo ganha. Para já não falar do recente e"pobre" Benfica da época transacta que foi um campeão sem futebol de qualidade! E já agora para terminar, lembram- se também da grande qualidade de jogo do Sporting...?
Percebamos que o mais importante , NÃO É JOGAR COMO NUNCA E PERDER COMO SEMPRE!

Viva a Académica !

26 Comments:

  • Concordo a 100% com este post.
    A mim pouco me interessa se jogamos mal uns 3/4 jogos se os ganharmos.

    Claro que se isso se prolongar a época inteira, posso colocar algumas reticencias... mas os resultados estão em primeiro lugar.

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 15:52  

  • Subscrevo o post.

    FORÇA BRIOSA!

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 15:54  

  • Assino por bsixo.

    By Blogger Pedro Santos, at 05/12/05, 15:56  

  • baixo, queira eu dizer :)

    By Blogger Pedro Santos, at 05/12/05, 15:56  

  • Sr. Negrume2, agora um simples "assino por baixo", já dá lugar a um discurso assim tão grande? Em primeiro lugar, escrevi aqui que os editores deste blogue são oposição à actual direcção. Um dos vossos membros não me desmentiu e até assumiu que acha que a Académica não está bem entregue, referindo-se à direcção que está em funções. Também já escrevi que têm todo o direito de fazer oposição e que a democracia é isso mesmo. Onde é que está o problema? Já agora, para esclarecer tudo, fica a saber que não conheço o Sr. Embriolado pessoalmente e não entendi porque é que o seu nome foi para aqui chamado quando ele não emitiu nehuma opinião sobre o post a que se referem estes comentários.

    By Blogger Pedro Santos, at 05/12/05, 16:28  

  • O que eu não sei é quem são (à excepção do Sr. Mário Castro, do Sr. Viterbo e do Sr. Ferrão) o que, naturalmente, faz com que não saiba como são.

    By Blogger Pedro Santos, at 05/12/05, 16:47  

  • Pois é. Negrume é que nem tanto!

    By Blogger Pedro Santos, at 05/12/05, 16:53  

  • O Norton de Matos disse tambem:"Se tivesse o Ronaldinho, o Etoo e o Messi tambem dava grandes espectaculos"

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 17:07  

  • Caro Amigo Viterbo
    É por estas e por outras que os estádios estão às moscas.Hoje em dia penso que a maior parte das pessoas( eu incluido)gostam dos clubes não gostam de futebol.Faz-me lembrar aquele torcedor do Botafogo que nunca indo aos jogos do seu time e questionado pelos seus amigos para esse facto respondeu: " Caras, eu gosto mesmo é do Bota futebol não gosto não..."

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 17:46  

  • Se só os resultados interessam vamos todos deixar de ir aos estádios e apenas saber o resultado no fim do jogo.

    Agora começo a compreender como é que os relatos na RUC conseguem estar vários minutos sem falar sobre o q se passa no campo...

    Este ano, e n falo só da academica mas d todas as equipas, estamos todos a jogar no erro do adversario (pouco mais)...isto n é futebol. O Adriaanse tem razão, os jogos cá são todos muito chatos,
    0-0, 1-0, 1-1, 2-1... é todos os jogos a mm coisa...

    Ou o futebol muda, ou cheira-me que qualquer dia a maioria dos clubes vão á falencia sem dinheiro por falta de espectadores.Há equipas que nem 1000 pessoas conseguem levar ao estádio.

    Eu preferia ver a Académica a jogar qualquer coisa e a lutar pela permanencia nem q fosse até á ultima do que ver estes jogos sem interesse.

    Nós tivemos sorte com o Sporting (dada a crise deles), com o Guimarães (3 bolas ao poste), com Estrela jogamos zero, e com a Naval foi o que se viu...
    Fizemos 12 pontos nestes 4 jogos, mas sem a sorte, sem o Marcel e sem a crise do Sporting,n faziamos mais de 3 pontos.

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 18:27  

  • Discordo aqui do caro blackcity

    Gosto muito mais de ver um jogo da Premier league do que um jogo do Brasileirão ou do campeonato italiano, onde reconhecidamente se joga melhor.

    Componentes essenciais do futebol são a incerteza no resultado e a luta, são os golpes de sorte ou de azar, que dão, por vezes, uma componente trágica ao futebol e o tornam num espectáculo profundamente humano!
    O que me atrai no futebol (e creio que à maior parte das pessoas) é muito mais a emoção e o drama do que a beleza técnica e plástica.

    E ontem, se não vi grandes primores técnicos, vi uma primeira parte bem disputada onde merecemos o golo (antes do qual houve várias ameaças do excelente F. Teixeira travadas em falta e com cartão amarelo!) e vi uma segunda parte em que se lutou, de parte a parte, com grande empenhamento e que acabou de forma particulamente emotiva.

    É evidente que, para aqueles que, de entre nós, tiveram o privilégio de ver jogar um Rocha (pai), um Rui Rodrigues, os dois irmãos Campos, o Serafim ou o Fernando Peres, o Nene, etc., isto que hoje vemos deixa um pouco a desejar! Mas o futebol desse tempo não era tão competitivo, os métodos de treino não eram tão intensivos e os jogadores não eram, como são hoje, verdadeiros atletas.

    Talvez esteja enganado mas a Académica que vi ontem foi a que, neste campeonato mais se aproximou da que na época passada esteve 12 jogos sem perder! Concentrada, não displicente, com vontade e determinação de ganhar!

    Está tudo bem? Concerteza que não! Mesmo com o que temos é possível fazer melhor:
    - já que o Prof Vingada não tira o N. Luís, gostava de ver o que dá, quando é preciso defender, meter o P.Silva e o Brum à frente da defesa, saindo o P. Adriano.
    - ainda não consegui perceber qual a mais valia que o Gelson traz à equipa
    - Depois de 2 jogos em que marcou de fora da área o Marcel não fez um único remate à baliza durante todo o jogo. Ontem viu-se bem porquê: não tem pé esquerdo e procura sempre o outro. Entretanto perde o tempo de remate. Isto significa que tem de ser a equipa, e principalmente os médios e avançados, a proporcionar-lhe situações adequadas ao "coice atómico" do seu pé direito! E continua a não se ver trabalho específico neste sentido!

    Resumindo e concluindo: estou completamente de acordo com o post. E diria mesmo mais: no ano passado não foi a jogar bem que ficámos na primeira divisão: o jogo de Aveiro foi bem pior do que o de ontem e o de Barcelos, por exemplo, foi parecido!!

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 18:38  

  • E só mais esta caro blackcity:

    eu também sou como o "cara" brasileiro: gosto muito mais da Académica do que de futebol!!

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 18:40  

  • MEU CARO BLACK CITY NÃO DISCUTO ISSO E É OBVIO QUE SE PODERMOS JOGAR BEM E GANHAR TANTO MELHOR.
    REFERI O CASO DO CHELSEA, MAS VEJO MILHARES DE JOGOS NA TV EM QUE OS ESTÁDIOS ESTÃO CHEIOS E OS ESPECTÁCULOS SÃO HORRIVEIS.
    OU NÃO É VERDADE?
    EM INGLATERRA OS ESTÁDIOS ESTÃO SEMPRE CHEIOS E A MAIOR PARTE DOS JOGOS SÃO FRACOS ! É SÓ ESPREITAR E VER OS JOGOS INGLESES ENTRE EQUIPAS DO FUNDO DA TABELA. PROVAVELMENTE, UM JOGO ENTRE O SUNDERLAD E O PHORTSMUND (NÃO SEI SE ESTÁ BEM ESCRITO) NÃO DEIXA DE SER UMA DESGRAÇA!

    GRANDE ABRAÇO.

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 18:49  

  • ainda aí estás?????ah trabalhador....

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 18:51  

  • TÁS BOM IRMÃO?

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 18:54  

  • 200% DE ACORDO sr VITERBO... OU NAO TIVESSE JA EU ESCRITO O SEGUINTE ONTEM A NOITE APOS O JOGO NO SIMPLESMENTE:

    Eu tb gosto mt de ver a nosso briosa jogar bem, mas para que....marcarmos um golo, falhar 2 ou 3 como contra o leiria e depois apanharmos 3 no saco.... ou jogar de igual para igual, como contra o porto, e apanhar 5... só temos é de utilizar as armas que temos....

    Mas sou da opinião que temos equipa (12 a 13 jogadores, não mais) para fazer melhor...

    Mas também ainda gostava que alguém me dissesse o nome de 2,3 equipas que fizessem 3, 4, 5 boas exibições consecutivas, para além do Barça...

    Força BRIOSA !!!!

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 19:58  

  • O Mário Campos, o Vitor, Rui Rodrifues , Artur Jorge e outros não eram verdadeiros atletas?

    Os verdadeiros atletas são estes?

    E que tal "umas gotas"??????????

    mps...irra que sabes disto!

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 20:38  

  • Meus caros amigos Mps e Viterbo
    Não querendo ter razão em tudo o que digo, pois se repararam eu entre parêntesis expressei que também entre o útil (3 pontos ) e o agradável(exibição de encher o olho) se calhar também optava pelo útil.O mal(?) é que pelo menos antigamente gostar de futebol era sinónimo de se gostar da Académica.E olhem que muita gente começou a gostar da Académica pelo seu bom futebol, rendilhado, de pé para pé...E nisto meus Caros terão que me fazer justiça

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 20:43  

  • Nem o Vítor Campos, nem o Mário Campos nem o Rui Rodrigues, que eu saiba ou tenha visto, eram capazes de dar saltos mortais em corrida!!

    O Rocha foi uma vez excluído da selecção nacional por ter uma caixa toráxica insuficiente!

    Alguma vez viste o Crispim pá? Era um atleta?

    O Fernando Couto dava saltos mortais quando marcava um golo. E era cinturão negro de karaté.

    O Folha do Boavista fazia o mesmo! E muitos dos jogadores, que vemos actualmente o fazem. Além disso muitos deles usam anabolizantes, de forma mais ou menos controlada, o que lhes proporciona massas musculares muito maiores.

    E o que distinguia os nossos "atletas" de então é que sendo fisicamente mais fracos, do que os do Benfica ou do Sporting ou Porto de então, jogavam de forma inteligente de pé para pé. Foi isto que o Cândido de Oliveira introduziu na Académica. E que hoje em dia se tornou na forma de jogar da própria selecção nacional... Precisamente porque os nossos jogadores eram (e ainda são) mais pequenos e fisicamente menos dotados o que os ingleses, alemães,etc, (em média - porque há sempre uns Cristianos Ronaldos, uns Eusébios, uns Futres que são forças da natureza...)

    Quem não sabe isto é um ignorante de tudo: da história do futebol nacional e da própria história da Académica!

    E portanto repito: nenhum desses jogadores da Académica, com excepção talvez de um Toni, de um Nene eram grandes atletas como hoje (alguns) são !! E sobretudo não se utilizavam os métodos científicos de treino que hoje sed usam nem as drogas que hoje existem!!

    Percebeste ó anonymous? Ou queres que escreva mais devagar???

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 21:05  

  • Justiça feita blackcity.
    Aí tens razão!

    Mas parece-me que ainda vamos ter de esperar uns anitos até voltarmos a ter um fio de jogo único, como já tivémos, e que como podes reparar, tentei explicar ao ignorante que escreveu o comment anterior ao teu.

    Só lá voltaremos se nos conseguirmos manter muitos anos na 1ª divisão. E para isso receio que tenhamos que aturar este jogo feio durante alguns anos - enquanto não tivermos a equipa principal a ser alimentada principalmente pelos escalões de formação.

    É apenas a minha opinião e só circunstancialmente vai contra a tua.

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 21:14  

  • É meu caro Mps ser da Académica tem destas coisas…è sonhar com tempos idos, é acreditar que os vindouros, nos tragam pelo menos uma ligeira aragem do que já foi o nosso futebol. No entanto pragmaticamente tenho que concordar que a busca da tranquilidade que tarda todos os anos a chegar, nos impede de fazer mais do que a luta titânica pelo ponto. É pena.
    Abraço Académico

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 22:08  

  • MEUS CAROS AMIGOS:A GRANDE QUESTÃO QUE SE COLOCA HOJE, NO QUE DIZ RESPEITO AO TREINO E AO JOGO É QUE A RELAÇÃO : ESPAÇO,TEMPO,HOMEM,NÃO É NEM DE LONGE NEM DE PERTO A QUE ERA NOS ANOS 60,70 ...ISTO É :MUDOU A DINÂMICA DO JOGO, A VELOCIDADE DE EXECUÇÃO, A CAPACIDADE DE RECUPERAÇÃO ETC.(O TREINO DESPORTIVO NÃO EVOLUI NO SENTIDO DA TÁCTICA, DO 4.3.3 OU 4.4.2., MAS ANTES NA METODOLOGIA, NA FORÇA ,NA POTENCIA , NA VELOCIDADE , RESISTENCIA ETC). ENFIM ,MANTEVE-SE TUDO O QUE DO PONTO DE VISTA DA CONCEPCÇÃO DO JOGO JÁ ANTES EXISTIA.
    NESTE SENTIDO, PARA VOLTARMOS A TER O FUTEBOL ESPECTÁCULO SÓ MESMO TENDO TÉCNICAMENTE OS MELHORES JOGADORES(LEMBREM-SE QUE NOS ANOS 60 E 70 TINHAMOS A ÉLITE). E COMO ESSES CUSTAM DINHEIRO TEMOS QUE NOS SUJEITAR A VER A BRIOSA APENAS A ESPAÇOS, OFERECER ESPECTACULOS DE BOA QUALIDADE. ESTA É QUE É A GRANDE VERDADE! SEJAMOS CLAROS! CUSTA MAS É VERDADE!
    ABRAÇO.

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 22:13  

  • Ó Viterbo,mas então o nosso orçamento mégalomano não dá para comprar melhores jogadores?Penso que é a luta pelo ponto que faz com que mesmo o tecnicamente evoluído, passe a ser o maior dos cepos.
    Eu sou exigente? Quero é os três pontos e bom futebol.O ser da Académica a isso o exige.
    Já agora vê lá se desligas o "caps Lock" que eu graças a Deus ainda vejo bem.
    Abraço

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 22:47  

  • Tens razão Black City, mas os grandes orçamentos nem sempre dão para contratar grandes jogadores! Está á vista.Abraço.

    By Anonymous Anónimo, at 05/12/05, 22:52  

  • mps

    não me deixas grande margem de manobra.

    Já percebi que para ti, grandes atletas são os que dão saltos mortais; como me irás dizer, naturalmnte, que para o lado direito vamos contratar o OBIQUELO - é assim que se escreve? - porque corre muito.

    Já agora para central, o campeão do mundo de salto em altura...ou talvez à vara!

    Já percebi que tens uma idadezinha, essa tal, para ter juízo e pensar. Sei que é difícil, porra, mas tenta, tenta e tenta, que um dia vais conseguir.

    By Anonymous Anónimo, at 06/12/05, 22:38  

  • Ó anónimo, vai aprender a interpretar textos!!

    By Anonymous Anónimo, at 09/12/05, 09:44  

Enviar um comentário

<< Home