"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

A venda de Marcel…

De acordo com a intenção da Direcção, para que não fiquem dúvidas!
Quis começar por aqui, justamente por me aperceber que os meus tópicos neste blog, nem sempre são interpretados da melhor forma, sendo, as mais das vezes, vistos como artigos de uma oposição organizada, que não existe, aos órgãos directivos da instituição.
Ora, por não ser esse o caso, sinto-me livre para discordar e criticar (algumas das vezes com a veemência característica do meu estilo pessoal… e contra isso nada), mas também para apoiar (com igual veemência), quando acho correctas as decisões directivas.
Vem tal clarificação prévia a propósito do avançado Marcel, um jogador que tem sido determinante na equipa e que por isso é cobiçado por emblemas de maior poderio económico e desportivo, acalentando a legítima aspiração de sair já em Janeiro.
Face a tal pretensão, penso que tem a direcção de decidir-se pela negociação do passe do atleta, desde que, bem entendido, fiquem salvaguardados os superiores interesses da Briosa, quer da perspectiva económica, quer do ponto de vista desportivo.
Se há coisa que aprendi na minha passagem pelo futebol é que o negócio das transferências é uma questão de oportunidade.
Relembro por exemplo, entre muitas outras, a história de Adriano Lousada, brasileiro do Nacional do Funchal que chegou a ter uma proposta bem avultada de um clube alemão (que faria entrar cerca de 450 mil contos nos cofres nacionalistas e que não foi aceite) tendo o jogador saído depois, a custo zero, na época seguinte, na qual a sua produção futebolística e veia goleadora foram substancialmente inferiores às patenteadas em temporadas anteriores.
Além disso também não são de ignorar os previsíveis reflexos de uma permanência contrariada de Marcel em Coimbra, caso em que o rendimento do mesmo será necessariamente afectado e em que acabará a Briosa por perder…«pau e bola».
Terceira razão, a condicionante financeira e o lucro que poderá ser obtido pela venda do jogador no imediato.
A Académica, é sabido, atravessa múltiplas dificuldades e essas não se compadecem com sentimentalismos.
«Vão-se os anéis, fiquem os dedos», como diz o povo.
Dito isto, apenas um conjunto de desejos: que o negócio feito seja benéfico para a instituição, que se procurem e encontrem desde já alternativas credíveis (no plural) para a frente de ataque da nossa equipa e que encare a Direcção esta oportunidade para reequilibrar o plantel, (corrigindo as suas lacunas e assimetrias e dispensando os jogadores excedentários ou cuja continuidade não seja pretendida pelo técnico).
Em suma, que se aproveite a venda de Marcel para tornar a equipa mais coesa, mais forte e mais próxima de alcançar um campeonato tranquilo, visto que o objectivo desportivo traçado para a época pela Direcção, o apuramento para as competições da UEFA, já quase pode considerar-se uma miragem…
Pressupondo pois que a transferência vai mesmo concretizar-se brevemente, ao próprio Marcel quero também deixar uma palavra (até para demonstrar o apreço que tenho pelos atletas do país irmão, ao contrário do que mentes perversas e vozes maledicentes querem por vezes fazer passar):
Meu caro Marcel, você é um jogador de futebol talentoso e um profissional honesto e dedicado, que honrou a camisola da Académica e, por ambas as razões, mas sobretudo por esta última, bato-lhe palmas!
Um dia, quem sabe, possa de novo vestir a histórica camisola negra da Briosa e fazer-nos a todos vibrar com os seus (muitos) golos.
Obrigado e felicidades.
Que tenha uma vida pessoal plena das maiores venturas e uma carreira profissional recheada dos mais marcantes sucessos, nunca esquecendo que foi em Coimbra e na Académica que se projectou em definitivo e que se lançou para mais altos voos, são os meus mais sinceros desejos.
Ou melhor, os nossos, porque tenho a certeza de que, neste caso, poderei falar por toda a equipa dos «Pardalitos do Choupal» …


P.S. A propósito, Marcel foi considerado em votação realizada no nosso blog, «o melhor jogador da Académica do mês de Novembro».
Insistentes vezes pedimos a quem de direito para que nos fosse permitida a entrega formal de um diploma (alusivo a esse título) ao jogador, mas nunca obtivemos resposta.
Por isso, à falta de melhor via, o diploma aqui fica, para que conste. Parabéns Marcel!