"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

A PROPÓSITO DO ÁRBITRO PARATY

Gostaria de vos ressalvar desde já, que não estou em nenhuma cruzada contras os árbitros.
Por várias razões, mas a primeira claramente, por ser pouco inteligente neste altura do Campeonato. Além disso, não tenho vocação para evangelizador ou tentação de querer endireitar o mundo.
Mas prometo uma coisa. Quando as "águas" estiverem mais calmas, farei um post àcerca do organograma funcional e operacional do Conselho de Arbitragem da Liga, e todos verão como é feito, o recrutamento, a avaliação e a promoção dos árbitros à 1ª categoria. Depois perceberão, as razões porque os Organismos Internacionais "vetaram" a possibilidade de termos algum árbitro na fase final do próximo Mundial.

Só o caricato do "sargento" do Conselho da Arbitragem da Liga, não percebe que o compadrio "boçal" e "bacoco" se paga caro internacionalmente.

Vamos ao que interessa.
O Prof. Nelo Vingada tem caracteristicas (atenção, que nem sempre revertem em beneficios!) que o definem como um Treinador exemplar em termos de postura e comportamento.
É éticamente irrepreensível, de educação esmerada, honesto nos actos e no comportamento, e por isso mesmo, só temos que dar honra ao mérito.
Todos nos devemos orgulhar disso. Raramente se ouve um queixume ou lamúria da sua parte em relação às incidências de um jogo, mesmo daquelas que revertem notoriamente em nosso prejuízo.
O jogo do último Domingo é exemplo disso ( a propósito, e passe a publicidade sugiro-vos que leiam o post que ontem escrevi àcerca do "Soares Dias").

Porque aparece aqui o árbitro Paraty?
Pois bem. Vou contar-vos este episódio, que demonstra bem o mecanismo de compensações (nem imaginam o que me custa escrever com esta candura!) a que os árbitros muitas vezes recorrem para salvar "a pele".

Há muito poucos anos, era o Prof. Vingada, Treinador do Maritimo, disputou-se numa 4ª feira, um jogo para a Taça de Portugal entre a Sanjoanense e o Beira-Mar, com arbitragem do sr.Paulo Paraty.
A imprensa da altura reconheceu maioritariamente o "desastre" da arbitragem, com claro e notório prejuízo para o Beira-Mar. O Treinador, a Direcção a massa associativa, não calaram durante a semana a revolta que lhes ia na alma, contra o referido árbitro.

Muito pouco tempo depois, o "sargento" do conselho de arbitragem da Liga, numa atitude de verdadeira irresponsabilidade, nomeou o sr. Paraty, para o jogo da 1ª Liga, Beira-Mar contra o Maritimo.

Vamos encurtar razões. Com poucos minutos de jogo, e dado o ambiente e a recepção escaldante de que foi alvo no Mário Duarte, "inventou" uma das mais escandalosas grandes penalidades a que assisti em campos de futebol, contra o Maritimo.

Posso garantir-vos (e o Prof. Vingada confirmar) que nem o jogador do Beira-Mar envolvido na jogada acreditou no que estava a acontecer.

Quero dizer-vos que no "perfil" que normalmente é traçado do árbitro Paraty, consta o seguinte:
Árbitro maduro, experiente, não se deixando influenciar pelos ambientes e muito disciplinador.

Quero dizer-vos que no fim do jogo, e pela primeira e única vez na minha vida, vi o Prof. Vingada exaltado e indignado com uma arbitragem.
E mais. Não só manifestou a sua revolta pelo sucedido, como denunciou a atitude "compensatória" do referido árbitro, para se "limpar" do que tinha feito em S.João da Madeira pouco tempo antes.

O Prof. Vingada não foi castigado, o árbitro Paraty no Domingo seguinte lá estava garbosamente a passear a sua classe e imparcialidade por outro campo, e... o "sargento" do Conselho de Arbitragem dizia exactamente o mesmo que disse no fim do recente jogo da Luz:
" a arbitragem tem mais qualidade e não há anormalidades a apontar".

Não vai ser fácil. Mas tenhamos alguma esperança. Esta "tralha" vai caír de madura, se entretanto não caír noutro local por sinal, pouco arejado e com dormitórios muito pequenos:
Na cadeia!
Viva a Briosa