"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

BASTA !


Têm sido muitas as notícias vindas a público sobre o futuro do nosso defesa central José Castro.
Talvez seja das poucas pessoas sobre quem esteja perfeitamente à vontade para escrever, dada a relação de muita proximidade que tenho com ele.
Conhecer (desde os sete anos) um dos melhores atletas dos últimos anos da Briosa, dá-me pelo menos alguma vantagem. Mas dá-me muito mais vantagem conhecer o homem, o cidadão, a sua personalidade e como é óbvio a sua honestidade intelectual.
Para poder justificar o que escrevo, fiz uma consulta exaustiva aos documentos que tenho guardados sobre o trabalho que desenvolvi na Académica durante treze anos. Onze como seu treinador e um como coordenador do Futebol Juvenil.
Ficam alguns registos para que não deixem dúvidas ou suspeitas.
Cerca de 506 semanas de treino, aproximadamente 2.024 treinos, mais de 182. 160 minutos de treino, o que perfaz também mais de 3.036 horas de treino, 25.680 minutos de competição equivalentes a 428 horas. Se a estes números juntássemos as horas passadas no mesmo balneário, em estágios, em centenas de viagens para treinos, jogos particulares, oficiais, almoços pré competitivos, jantares de equipa e aniversários de colegas, então seriam números muito superiores.
Por isso sei do que falo e sobretudo de quem falo.
Escreveram-se neste Blog comentários perfeitamente inacreditáveis. Ao revê-los encontrei entre outros:"Desejo-lhe tudo de mau", "ingrato", "chulo", "peseteiro"etc...
Recordo como ele e outros colegas sentiam as derrotas, como vibravam com as vitórias, como por exemplo sempre se disponibilizou para, à chuva, ao vento, ao sol, enfim sempre que era necessário, ser um dos apanha bolas dos jogos da equipa sénior no início da década de 90. Mais tarde já como capitão de equipa, a forma como resolvia e mediava os pequenos conflitos no seio do grupo, como de forma exemplar tentou sempre ajudar o Xano a crescer com conselhos diários e tantas outras coisas que tornariam este texto para alguns um pesadelo, dado o ódio que já lhe demonstraram em tantos momentos.
Não foi por acaso que o Professor Nelo Vingada, no final da época passada o convenceu a ficar mais uma época na Académica. Não foi por acaso que ele tendo tido a possibilidade de sair, sempre me disse a mim, bem como aos seus empresários; "já dei a minha palavra ao Professor, e aos convites que surgirem, vocês digam que estou comprometido".
Talvez agora aqui possa confidenciar neste momento, uma conversa a que assisti durante um viagem a Lisboa, entre o seu empresário e o director geral do Wigan, em que este lhe solicitava a ida do Zé Castro a Inglaterra para poderem ter uma conversa pessoal com o atleta. Assisti posteriormente à conversa entre o empresário e o atleta, em que este lhe lembrou o compromisso assumido com o Professor.
Sei bem da estima e consideração que Nelo Vingada nutre pelo Zé. O que o próprio já me disse dele!
Sei também que após o estágio de pré época efectuado em Quiaios, a vontade que o próprio Zé Castro tinha em renovar. Também sei qual foi o tipo de abordagem e os números que lhe apresentaram na altura para a renovação do seu contrato. Finalmente sei também quais foram os números pedidos pelo Zé a essa pseudo proposta.
Meus amigos: nada me move contra ninguém, mas choca-me a mentira, a injustiça e sobretudo a ignorância!
Para tudo na vida existe um timing. Os actuais dirigentes, já perceberam que esse momento para a renovação já passou.
Existem várias hipóteses de clubes estrangeiros para que o Zé venha a dar continuidade à sua carreira. Algumas mesmo de grande prestigio e concretamente uma delas fantástica.
Será que o próprio neste momento, correrá o risco de não aceitar nenhuma mesmo estando a dois meses do Campeonato da Europa de sub 21?
A ti rapaz, desejo que tomes uma decisão rápida, para tranquilamente terminares a tua época!
Irás fazê-lo de forma livre e consciente. Sempre com a noção do dever cumprido. Mais e muito mais importante, sem qualquer peso na tua consciência.
Se do ponto de vista desportivo tens muito para aprender, do pondo de vista moral, tens que sobre para ensinar! Por isso, segue em paz o teu caminho!

BOA SORTE AMIGO!