"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 23 de maio de 2006

Manuel Machado, o meu treinador, a minha esperança


Anunciado o nome do timoneiro para tripular a nau da Briosa no mar encapelado da 1ª Liga 2006/2007, a minha primeira sensação foi de claro assentimento à opção tomada, que se tem vindo a sedimentar à medida que vou conversando com "gente do futebol" a propósito deste treinador.Importa, agora, partilhar convosco aquilo que penso a respeito sem esquecer a velha máxima :"os resultados é que contam o resto é conversa".Tenho para mim que não será bem assim, mas quase.
MM formou-se em 1976 em Educação Física pelo ISEFP sendo também licenciado em Supervisão e Formação de Formadores.É um homem tranquilo, calmo, reservado e culto.
MM é um profundo conhecedor do futebol português e do jogador português - ou não tivesse sido ele durante anos e anos o responsável pela formação no berçário -mas que, estranhamente,canalizou as suas preferências enquanto praticante para o andebol, modalidade de que foi treinador. Talvez resida aqui a grande,enorme,vantagem de desde cedo encarar o futebol como um desporto eminentemente colectivo.
Em 1984/85 inicia-se como preparador fisico no futebol jovem dos n´dingas,dirige-o e coordena-o durante cerca de 15 anos, tendo sido treinador dos júniores, não obstante ter efectuado incursões pela área profissional, particularmente coadjuvando o belga Raymond Goethals.Paralelamente desempenhou as funções de secretário técnico, treinador adjunto e preparador físico da equipa principal.
Até que um dia o presidente da colectividade o despediu considerando que o trabalho desenvolvido nas camadas jovens era " empírico e casuístico". E, todavia, pelas suas mãos passaram nomes como Meira,Armando,Agostinho,Duda(málaga),Makukula,Ricardo Rocha,César Peixoto,Ricardo Fernandes, Sérgio Lomba,Castro,Nuno Claro,Lima, etc,etc etc.
MM pega nas equipas do vila real (III Divisão) e fafe, onde faz grande trabalho que culmina com a subida à II-B.Todavia o seu desempenho é mais evidenciado pela comunicação social no moreira dos abades onde, com um orçamento da loja dos 300 e num campo onde se secava a roupa atrás de uma baliza, teve uma prestação notabilissima.É aí o seu laboratório onde experimenta inúmeros jovens seus conhecidos do tempo da formação.De repente foi buscar 12(!!!) ao berçário e em 2002 sobe à 1ª Liga.
Ao contrário de muitos, a quem as coisas aparecem em bandeja de prata, foi a pulso que MM atingiu o mais elevado patamar das competições nacionais.
No treino MM é um homem duro, muito duro, disciplinador e interventivo quanto baste.Como é ele quem administra a preparação física é o primeiro a aperceber-se do trabalho "invisível" dos seus comandados.No jogo não é exuberante nem expansivo e raramente se senta.Por isso é a referência, o farol, dos seus jogadores.É ele o comandante .
MM prefere, na zona central da defesa,jogadores de grande porte atlético, viris,dos que impõem respeito aos adversários, sem receio de "meter o pé".E gosta de laterais muito rápidos, que subam a preceito, que procurem o 1x1 e que desiquilibrem.
Utiliza preferencialmente dois médios centro com caracteristicas defensivas, atléticamente poderosos, jogando um ligeiramente mais recuado do que o outro, e que saibam compensar as subidas dos laterais.E opta por um terceiro médio, experiente, que saiba pensar o jogo, com potencialidades para desiquilibrar através da qualidade de passe, seja longo ou curto.
No ataque utiliza 3 avançados,sendo um deles a referência da equipa em termos ofensivos porque se posiciona mais fixo na frente, e os outros dois hão-de ter grande capacidade para deambularem pelo sector mais recuado do adversário, quer no apoio ao companheiro mais fixo quer flanqueando, sendo estes os primeiros a baixar e a pressionar dando assim inicio às tarefas da recuperação da bola.
Para quem goste de números a preferência de MM aproxima-se mais do 4x2x3x1 do que do 4x3x3 ou do 4x4x2. Mas como se comprenderá tudo isto é muito relativo.É a dinâmica, meus amigos, a dinâmica é que manda.
As equipas de MM efectuam, em regra, uma boa circulação de bola, trocam-na a preceito, de pé para pé, a fazer recordar uma Briosa já distante, mas mais musculada, onde realisticamente se previlegia a conquista de pontos.
Todavia uma questão emerge:
Será que o plantel actual da Briosa permite que MM desenvolva este tipo de jogo?
A resposta e um rotundo não!
MM não deve ser um treinador barato e quero crer que não deve ter vindo para Coimbra APENAS seduzido pelas "verdinhas"( que devem ser muitas...).
Acredito que terá feito exigências no que respeita à definição e constituição do plantel bem como às contratações a efectuar, sendo certo que dizem ser intolerante no que concerne a eventuais intromissões directivas nas áreas da sua competência.
E acredito que terá recebido da parte do Presidente da Direcção, Engº José Eduardo Simões, as garantias de que assim será! Será assim? A ver vamos como diz o cego...
Para já uma grande contratação da Briosa.
Da minha parte um grande desafio: que nos proporcione bons espectáculos e nos devolva o prazer de ir à bola ver a Briosa. É que já basta de tanto sofrer!
Boa sorte Professor Manuel Machado.
ACADÉMICA, ACADÉMICA, ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!