"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

ACADÉMICA X NACIONAL

Á entrada para a 5ª jornada, a nossa Briosa, vai receber no próximo Domingo, a antiga equipa de Manuel Machado. Preve-se um jogo dificil, contra uma equipa que MM conhece bem e que como todos sabemos tem actualmente um técnico que opta habitualmente por um sistema de jogo bastante conservador, correndo poucos riscos, optando muitas vezes no seu 4.3.3. por uma dinâmica de grande contenção. Estratégicamente, o Nacional é uma equipa muitas vezes traiçoeira. Faz-se passar por uma equipa adormecida e de repente consegue transformar essa aparente apatia, em rápidas saidas para o ataque. O começo da formação Nacionalista, não foi famoso. No entanto, Benfica e Sporting, ja ficaram para trás. Outro aspecto que me parece importante, será o desgaste que a equipa irá apresentar, fruto de 120 minutos muito exigentes, dada eliminação da Taça Uefa.
Na defesa, os laterais Patacas e Alonso são jogadores muito ofensivos. Ávalos e Ricardo Fernandes são centrais fortes no jogo aéreo, perigosos nas bolas paradas, extramamente agressivos e ao mesmo tempo bastante faltosos. Podemos retirar alguma vantagem se nas bolas paradas demontrarmos a mesma qualidade que demonstrámos no Bessa. No meio campo pontificam dois jogadores de qualidade. Chainho e Bruno Amaro. Este ultimo com mais chegada á baliza adversária. Na direita, poderá jogar o ex académico Luciano. Psicológicamente, poderá ser um trunfo de Carlos Brito. A ver vamos...Depois, bom depois, devemos ter muito cuidado com a meia distancia de Spadácio e com as movimentações ofensivas de Cássio e Rogério.
Como irá MM montar a sua equipa? Helder Barbosa, fará por certo parte dos eleitos, regressando assim ao onze. O quarteto defensivo, não deverá ter grandes alterações, a não ser que MM, opte por V.Vinha e adiante Lino para a meia esquerda. No meio Brum e Pavlovic, devem voltar a ser opção. Por certo, Gyano estará novamente muito perto de voltar ao onze titular. Restam Miguel Pedro e Filipe Teixeira. E Alexandre? Bom, as opções esta época são quer em qualidade quer em quantidade bem diferentes das do ano transacto.
Se no Bessa fomos uma equipa, compacta, agressiva, personalizada e tácticamente muito inteligente, não vejo motivos para que no próximo Domingo, o contrário possa acontecer. As grandes equipas não aquelas que dominam os jogos e vão irresponsavelmente "para cima do adversário", só porque jogam em casa. Bem antes pelo contrário, são aquelas que em muitos momentos dos 90 minutos, optam por ter o adversário controlado, tentando anular os jogadores nucleares da equipa adversária, sabendo que em muitos momentos podem perder o controlo do jogo porque do outro lado está também uma equipa organizada. Por isso, ser-se treinador é diferente de ser-se espectador. Ser-se jogador, é diferente de ser-se dirigente, porque estes o que querem é muitas vezes apenas e só a bola na rede. Digo-o e reafirmo-o, o jogo é um espaço de organização e desorganição colectiva, onde prevalece muito mais vezes a inteligencia táctica, do que a força de vontade inerente a uma correria desenfriada que muitas vezes engana os espectadores, mas que espremida não dá nada. Veja-se o exemplo do Benfica na ultima 3ª feira contra o Manchester United ! Muita alma e pouca cabeça, sobretudo nos primeiros 45 minutos. É evidente que o Nacional não é o Manchester, mas penso que com o exemplo que deixei, me fiz perceber! Os jogos são para se ir "ganhando" durante os 90 minutos e não se ganham nos primeiros minutos de cada desafio! O trabalho de uma equipa é muitas vezes de paciencia...e quem a não tem...arrisca-se a perder, sobretudo quando em competição se encontram duas equipas muito equilibradas.
Vamos pois por isso, com equilibrio, atrás, no meio e á frente, tentar conquistar a primeira vitória!

VAMOS A ISSO MALTA!!!!!

BOA SORTE!!!