"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Até quando?

Há algum tempo atrás, começou-se a ouvir a expressão "industria do futebol", "industria" essa que não gere um produto que se auto-financia, necessitando de "factores externos" para ir sobrevivendo. Esses factores são os patrocinadores (ou os tambem em voga "parceiros estratégicos") que mais não fazem do que alimentar esse monstro sorvedor de fortunas que é o futebol dos tempos modernos. Claro que os valores dos patrocinios são proporcionais ao valor do patrocinado, o que no caso da AAC/OAF não é problema dado todo o respeito e admiração que possui, baseados no seu passado impar. Mas todo este respeito e admiração está a desaparecer, e por isso várias interrogações se podem colocar:
- Será interessante patrocinar uma equipa que nos 3 primeiros jogos disputados em casa tem uma média de espectadores a rondar as 6000 pessoas, quando segundo o INE o Concelho de Coimbra em 2001 tinha 148 443 residentes e o Distrito de Coimbra 441204 residentes?
- Será interessante patrocinar um clube que não honra o seu passado e hoje está "infestado" de jogadores de 8 nações, tornando assim o impar em "igual ao que existe"?
- Será interessante patrocinar um clube que em termos desportivos frequenta sistematicamente os fundos da tabela classificativa desde que regressou à 1ª Liga?
- Será interessante patrocinar um clube onde a entrada e saida de jogadores ocorre a um ritmo tão elevado que não permite a criação de idolos por parte da sua massa associativa, impedindo assim a empatia adepto/atleta, tão do agrado dos patrocinadores?
- Será interessante patrocinar uma equipa cujo presidente passeia no carro milhares de euros em vários envelopes e é alvo de cartas anónimas endossadas à Policia Judiciária?
Felizmente vão existindo patrocinadores que ainda permitem os megalómanos orçamentos que vamos tendo, para apenas e só não descermos de divisão, mas que são incapazes de financiar a conclusão do Complexo Desportivo Dr. Francisco Soares, e por isso pergunto, até quando?
Até quando, nesta sociedade onde o individual se sobrepõe ao colectivo, onde as "boas causas" se resumem ao narcisismo, continuará a haver empresa(s) disposta(s) a colocar(em) nesta casa, mensalmente, milhares de euros que infelizmente são tão mal aplicados, milhares de euros que não impedem o crescimento de um passivo que se aproxima de valores dignos de um Gigante Adamastor, milhares de euros que vão lamentavelmente camuflando a incapacidade para gerir a AAC/OAF.