"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Selecção Nacional ou Selecção Luso-Brasileira ? Briosa ou Brasileirosa?

- A Selecção Nacional e a Briosa, estarão unidas num processo simultâneo de descaracterização?

Parece um processo quase complementar e que se está a dar em simultâneo, a descaracterização de alguns dos princípios e valores da nossa Briosa e a transformação da selecção da nossa nação, num misto de nacionalidades.
Será a nossa Selecção Nacional, constituída pelos melhores jogadores portugueses, ou constituída pelos melhores jogadores a jogar em Portugal independentemente da sua nacionalidade? Se for o último caso, então mudem-lhe o nome para algo como Selecção da liga bwin. Já temos um brasileiro naturalizado português com lugar cativo na selecção nacional, e temos também um seleccionador nacional que é brasileiro. Hoje já se fala na hipótese de Pepe (também jogador brasileiro do Futebol clube do Porto) vir a representar Portugal. Quantos mais virão? Seremos a Selecção B do Brasil? Ou uma Selecção Internacional? Talvez daqui por 10 anos a Selecção Nacional tenha, 40% de Brasileiros, 30% de Africanos, 20% de Espanhóis e apenas 10% de Portugueses. O que já não é mau, se ainda forem 10%. Será uma selecção como a Selecção Francesa, que apenas 1 ou 2 jogadores são realmente franceses.

Para a maior parte dos Académicos a Briosa, ao contratar dezenas e dezenas de brasileiros, é um processo que faz parte de uma descaracterização que a nossa instituição está a sofrer (juntamente com outros factores), então o que estão a fazer à nossa selecção nacional (a Selecção de todos os portugueses) por si só, é uma descaracterização absoluta.



O que se passa com a Briosa é algo parecido. Não há nenhuma lei que impeça a Briosa de contratar dezenas e dezenas de jogadores brasileiros, época após época, fazendo com que o seu plantel seja constituído maioritariamente por jogadores do “Novo Continente”, embora que com isso está a renegar um passado que privilegiou nos seus quadros o chamado “jogador estudante” e o “jogador português”, obviamente descaracterizando-se progressivamente. Mas na realidade de hoje é incompatível ter a maior parte dos jogadores estudantes e todos sabemos disso, o óptimo seria ter apenas alguns jogadores estudantes no nosso plantel, como prova que não estamos a virar as costas a um passado que é sem dúvidas maior que o presente (por isso é sempre bom lembrá-lo).

Seria igualmente óptimo investirmos no chamado “jogador português”, serão os portugueses, assim tão maus jogadores profissionais de futebol? O que tem o jogador brasileiro a mais que o português? Sinceramente não vejo porque apostámos no Gelson ou contratámos o Nestor (este colombiano), e deixámos partir o Rui Miguel que até era das nossas camadas jovens.
Se a Briosa sempre se pautou, por ter no seu plantel, jogadores estudantes e também jogadores de identidade portuguesa, porque não investirmos mais nos jogadores portugueses e nas nossas camadas jovens? Os atletas profissionais portugueses, não se resumem apenas à liga Bwin, existem fantásticos jogadores na 2ª liga e na 2ª liga B.

O que é criticado por grande parte dos associados da nossa instituição, não é o facto de os jogadores contratados às dezenas serem brasileiros, mas serem brasileiros de pouca qualidade. O que se passa é que a Briosa segue uma má política de gestão desportivo/financeira.Se fossem contratados por esta direcção ao “Novo Continente”, dezenas de “Ronaldinhos Gaúcho”, se assim fosse, quantos mais melhor e todos os associados estaríam contentes. No entanto isso não acontece, e são contratados, às dezenas época após época jogadores que mais tarde saem, e que acabaram por não traduzir globalmente, qualquer proveito, quer financeiro quer desportivo.
A nível financeiro basta olhar para o passivo que duplicou.
Desportivamente, todas as épocas é sempre o mesmo “lutar para não descer” apesar de o orçamente ser digno de um clube que aspira em lutar por um lugar que dê acesso às competições europeias.

Briosas Saudações