Notícia de última hora: Joe Berardo lança OPA ao Benfica

As ofertas públicas de aquisição parecem estar na moda, basta lembrarmo-nos da OPA falhada do Bcp ao Bpi ou da mais recente OPA bem sucedida da Martifer à Repower.
O que tem isto a ver com a Académica?
É que meus amigos, a Associação Académica de Coimbra nunca poderá optar pelo caminho de SAD, como alguns já propuseram e continuam a propôr, o que levaria mais tarde ou mais cedo eventualmente a colocar as suas acções em bolsa.
A Instituição sem a aprovação dos sócios, através dos nossos dirigentes, já cedeu direitos a uma empresa privada (não consultou sequer os sócios). Agora não me admirava nada, pelo tipo de pensamento que a direcção adoptou cedendo direitos da Instituição a privados que um dia destes levassem uma proposta a uma Assembleia Geral para tornar a nossa Briosa numa SAD.
É que a cedência de direitos já começou sem os sócios sequer darem conta.
Quero com isto significar, que a Académica como um dos grandes que é, e como uma das mais prestigiadas Instituições do país (embora os resultados desportivos não sejam os melhores), que nunca poderá optar por este caminho, pois seria uma presa fácil para os grandes investidores privados (que ainda descaracterizariam mais a Académica do que a própria descaracterização que a mesma está a sofrer actualmente).
O Jornal de Negócios refere a propósito:

Berardo lança OPA sobre 60% do capital do Benfica
A Metalgest, sociedade detida pelo empresário Joe Berardo, acaba de lançar uma oferta pública parcial de aquisição sobre 9 milhões de acções da Categoria B da Benfica SAD, que representam 60% do capital da companhia. A oferta não é hostil, apurou o Jornal de Negócios online junto de fonte próxima do processo, o que dá a entender que o empresário madeirense informou a direcção da SAD benfiquista da sua intenção."
Nota: Gostava de saber a opinião dos leitores em relação a este tema que considero muito interessante e pedir para que ajudem a promover um debate sério e académico à volta desta questão.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home