"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Quais os direitos e vantagens dos sócios?

Em adenda ao post feito pelo meu amigo Paulo Barreto decidi escrever algumas coisas.
As questões "porque razão há cada vez menos crianças da Académica" ou "porque é que temos apenas 6 mil pessoas num estádio de 30 mil" incendiaram (no bom sentido) a caixa de comentários do respectivo post.

Ora, a mim parecem-me óbvias as respostas, as possiveis soluções é que já não são assim tão óbvias. Já tive hipótese de dar a minha opinião e argumentei. Alguns afirmam que é "mal dizer", mas é pura e simplesmente a constatação da realidade dura e crua e também um alerta. Se a Académica está a sofrer a já dita e re-dita descaracterização, que leva a que principalmente muita gente adulta se afaste da Académica e esteja a ponderar não ir aos jogos na próxima época (eu espero bem que isso não aconteça), então é normal que haja menos gente a ser da Académica, logo por conseguinte que as crianças não vão aos jogos e que não sejam da Académica. Algo tem que mudar.

A Briosa até há bem pouco tempo era pautada por uma aproximação à Academia, aos reais valores Académicos, aos sócios, aos estudantes, enfim era o que muita gente chama de "a verdadeira Académica". Agora há cada vez um maior afastamento por parte dos sócios (a direcção não passa cartão aos sócios em matérias relevantes) e um maior afastamento da Academia...
Há mais recursos financeiros do que havia com as direcções anteriores? Há! De facto há, mas os recursos estão a ser aproveitados da melhor forma? Não! Deveriam ser melhor rentabilizados de modo a tornar a Académica ainda maior em vez de a deixar morrer. A prova de que não estão a ser aproveitados da melhor forma, é a já supracitada taxa "turn-over". Todos os anos saem dezenas e entram dezenas. A equipa (ou equipas), época após época, nunca está entrosada (é normal) uma vez que precisa de muito tempo para se adaptar. Enquanto isto não acontece, a Académica perde pontos e por conseguinte está constantemente a lutar arduamente pela manutenção. O que acontece? Os sócios fartam-se pois a Académica está sempre a perder em casa. Então não compram bilhetes de época e ficam em casa a ver o Manchester United ou o Chelsea no domingo à tarde. Muito provavelmente as crianças no futuro se isto continuar, serão de tudo menos da Académica, Mais depressa serão de um qualquer clube inglês.

Há muita coisa que tem que mudar e os responsáveis precisam de se consciencializar de tudo isto.
Eu acredito que se a direcção quiser, ainda se pode redimir dos erros até aqui cometidos e começar a remar na direcção certa.

Mais..

Gostaria de saber actualmente quais as vantagens de se ser sócio da Associação Académica de Coimbra/OAF?
Pelo que sei, nenhuma. Não há absolutamente nenhuma vantagem. As pessoas só o são, porque amam verdadeiramente a Académica e a querem ajudar. É que tal como alguém disse, se tivermos em conta a quotização anual e mais o bilhete de época, compensa muito mais (financeiramente) não pagar nada disto e comprar apenas bilhetes pontuais para os jogos. Há quem já tenha feito as ditas contas e comprovado isto.
Na realidade os sócios têm que ter vantagens em serem sócios da Académica independentemente de comprarem ou não o bilhete de época e em vez disso, cada vez têm é menos direitos. É nisto que a direcção também tem que investir!

Agora as soluções...

Que tal a curto-prazo baixarem o preço dos bilhetes de época? Num bom dia, excepto com os 3 grandes, em 30 mil lugares apenas 6 mil estão preenchidos, logo algo vai mal e algo tem que mudar.
As pessoas pagam para ir ver um espectáculo, tal como pagam para ir ao cinema. Se forem 10 vezes ao cinema, pagarem bem e no entanto todos os filmes ficarem aquém das expectativas, é normal que não ponham lá mais os pés e comecem antes a ver os filmes que dão na televisão (pelo menos enquanto pagarem bem para ir ao cinema).
Uma boa solução pelo menos a curto-prazo, seria ou aumentar um pouco mais a quotização e acabarem com o bilhete de época. A maioria, como pagava obrigatoriamente os jogos, uma vez que estavam incluidos na quotização passavam a ir aos jogos (quem fosse de fora, teria um desconto na quotização) ou então simplesmente reduzir o preço dos bilhetes de época.

Outro factor que leva ao afastamento das crianças é também o facto de agora também pagarem. Como querem mais crianças se agora também elas pagam? No entanto a culpa disso, é de quem votou favoravelmente a essa proposta.

Saudações Académicas