"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 3 de julho de 2007

Gelson, Gyano ou Nestor - Qual o melhor?

Na temporada passada, a Académica contava no início da época com três pontas de lança no seu plantel, Gelson, Gyano e Nestor. Destes, apenas Gelson era já conhecido dos adeptos da Académica, sendo que o húngaro Gyano e o colombiano Nestor prometiam marcar muitos golos.

Infelizmente, ao longo da temporada, nenhum apresentou um rendimento de qualidade inequívoca. São diversos os motivos que podem ser apontados para esta falta de rendimento. No entanto, ficou a ideia que nenhum demonstrava ter realmente qualidade para alinhar na equipa titular, sendo mesmo muitas vezes alvo de chacota dentro da massa associativa da Académica. Bocas como "os três juntos não valem um" ou mesmo "eu fazia melhor que qualquer um deles" foram habitualmente ouvidas. Uma vez que nesta nova temporada, parece que iremos contar novamente com estes três jogadores no nosso plantel, torna-se conveniente analisar o seu desempenho ao longo da temporada. No gráfico que se segue, está indicado o número de minutos em que estes três jogadores estiveram em campo nas diferentes jornadas, e a preto está indicado o número de pontos somado pela Académica nessa jornada (barra até cima - 3 pontos; barra até meio - 1 ponto, sem barra - 0 pontos).


Gelson, após uma pré-época de boa qualidade, começou por ser o primeiro destes três jogadores a ser utilizado por Manuel Machado, tendo entrado aos 42 minutos da 1ª jornada em Setúbal. É curioso referir que neste jogo, Gelson acabou o jogo como defesa central, após a AAC ter ficado reduzida a 10 unidades. Alinhou a titular na 2ª, 3ª, 5ª e 6ª jornada, tendo apenas sido novamente titular na 27ª jornada. Marcou aos 11 minutos da 3ª jornada, o golo que deu o empate a 1 bola com o Beleneses, jogo onde acabaria por ser expulso aos 64 minutos.

Já Nestor, foi suplente utilizado na 1ª, 2ª e 3ª jornadas. No entanto, uma lesão fez com que apenas estivesse novamente disponível para a 10ª jornada, para o jogo FCP-AAC, onde foi suplente utilizado e marcou o único golo da AAC (e seu) aos 77 minutos, dando na altura o empate a 1 golo. A sua estreia a titular, foi apenas na 12ª jornada, no jogo realizado em Braga, em que a Académica perdeu por 4-2. Repetiu essa titularidade nas duas jornadas seguintes, com o Marítimo em casa e com o Sporting fora, no entanto, devido às três derrotas consecutivas, Manuel Machado optou por retirá-lo da equipa inicial. Apenas voltou a jogar a titular na 21ª jornada com o Paços de Ferreira, tendo novamente a Académica perdido.


Gyano foi aquele que mais jogou durante a temporada e também aquele que mais marcou. Apenas se estreou na 3ª jornada, tendo logo alinhado durante 90 minutos. Na jornada seguinte, no jogo realizado no estádio do Bessa, foi suplente utilizado tendo estreado-se a marcar com a camisola da Académica aos 55 minutos, fazendo na altura o 1-2 para a Académica. Durante a primeira volta, voltou a marcar frente ao Beira-mar e frente ao Marítimo no Estádio Cidade de Coimbra, alternando jogos a titular com jogos como suplente utilizado. Ficou de fora nas duas primeiras jornadas e entre a 8ª e 10ª jornada. Na segunda volta, apenas não esteve em campo na 21ª jornada, tendo no entanto apenas conseguido marcar um golo. Apesar disso, o golo marcado por Gyano em Aveiro é considerado por muitos como tendo sido o golo da permanência.



Na minha opinião pessoal, o Nestor deverá ser aquele que mais irá surpreender nesta temporada. Foi aquele que jogou durante menos tempos, e teve diversas lesões ao longo da temporada, dificultando muito a sua adaptação. Para além disso, apresenta recursos técnicos bastante superiores a Gelson e Gyano, sendo por isso de esperar que realize uma temporada bastante superior à transacta. Acredito mesmo que será nesta temporada um verdadeiro reforço.