"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Quem é...o Fátima?

É já no próximo fim de semana que a Académica faz a sua estreia em jogos oficiais da época 2007/2008. Este primeiro confronto será realizado contra o recém promovido Centro Desportivo Fátima.

História

A história deste clube começa em 1958, quando o Pároco da Freguesia, Padre Manuel Henriques, funda o Centro Paroquial de Fátima, com o objectivo de ocupar os tempos livres dos jovens. Contudo, só a 24 de Janeiro de 1966 é oficializada a criação do Centro Paroquial de Fátima.
A 5 de Agosto de 1988, face à necessidade de alteração dos estatutos, passa a designar-se por Centro Desportivo de Fátima.

Actualmente existem 1300 associados e 200 atletas.

Para além do futebol, que inclui desde as escolas até aos seniores, nas décadas de 70, 80 e 90 outras modalidades foram praticadas, com grande sucesso, no Centro Desportivo de Fátima. De entre essas modalidades são de destacar:
- Atletismo. Criada em 1973 e extinta em 1982, tem como principal feito nestes 9 anos de existência o título de campeão nacional por equipa em corta-mato na categorai de juvenis masculinos em 1977.
-Hóquei em patins. Funcionou de 1996 a 2000, nos escalões de Infantis, Juniores e Seniores, envolvendo anualmente, um total de cerca de 70 jovens. Enquanto os escalões de formação disputaram os Campeonatos Distritais, os Seniores marcaram a sua presença no Campeonato da III Divisão Nacional.
-Patinagem Artística. Foi praticada por cerca de 40 atletas, em cada ano,no período de 1996 a 2000.
-Dança de Salão. Actividade desenvolvida no Centro Desportivo de Fátimaentre os anos de 1991 e 1998. Anualmente envolvia a presença de cerca de 25 pares, com idades compreendidas entre os 4 e os 16 anos, que participavam regularmente em provas regionais e nacionais. Como palmarés pode salientar-se o título de Campeão Nacional (Par Iniciado) ganho em 1996 e 1998, além de 13 presenças na Televisão.

Palmarés

Em 1968, o Centro Paroquial de Fátima é inscrito pela primeira vez, na Associação de Futebol de Santarém, onde disputa o campeonato da 2ª Divisão Distrital. No ano seguinte (1969/70) é campeão da 2ª Divisão Distrital.De 1970/71 a 1983/84 presença no Campeonato. da 1ª Divisão Distrital.Neste (1983/84) é campeão Distrital da 1 a Divisão.De 1984/85 a 1990/91 presença na 3ª Divisão Nacional.Em 1989/90 vence a Taça de Honra da Associação Futebol de SantarémNa época seguinte (1990/91), sagra-se Campeão Nacional da 3ª Divisão.De 1991/92 a 1993/94 presença no campeonato da 2ª Divisão B.De 1994/95 a 1997/98 regressa novamente à 3ª Divisão Nacional.Sagra-se Campeão da série D da 3ª Divisão Nacional.Em 1998/99 disputa a 2ª Divisão B. Em 1999/2000 disputa a 3ª Divisão Nacional. É campeão (Série D) da 3ª Divisão Nacional.De 2000/01 a 2006/07 disputa o campeonato da 2' Divisão B, tendo nesta última temporada alcançado a subida ao segundo escalão do futebol profissional português, através da obtenção do primeiro lugar na sua série e da vitória obtida frente ao Real de Massamá com 7-3 no total das duas mãos. Na final foi derrotado pelo Freamunde, falhando assim a obtenção daquele que seria o principal título do seu palmarés.

Estádio

O Estádio Municipal de Fátima é constituido por um relvado natural, pista de atletismo, edifício e bancadas cobertas com capacidade para 1.600 lugares. Foi inaugurado em Agosto de 2005. O edifício principal alberga as bancadas e camarotes, bem como o elevador panorâmico, restaurante, balneários, ginásio e hidromassagem. Foi construído pelo actual patrocinador principal da equipa, Lena Construções.



Carreira na prova
O Fátima chega à segunda eliminatória após ter derrotado o Santa Clara por 2-0. Para visualizar o resumo deste jogo, carregue aqui.
Direcção

O CD Fátima apresenta características bastante dispares da generalidade das equipas de futebol. O presidente da sua Comissão Administrativa é o Padre António Martins Pereira.

Equipa Técnica

Rui Vitória, o responsável pela primeira subida do Fátima à 2ª Liga, agora denominada de Liga Vitalis, mantém-se no comando desta equipa. Na sua carreira conta com passagens pelo Vilafranquense, onde conseguiu bons resultados e pela equipa de juniores do Benfica. Alguns dos jogadores com que trabalhou nos juniores do Benfica, são actualmente jogadores do Fátima.

Equipa

O Fátima tem alinhado preferencial num sistema de 4-3-3, tal como é habitual no futebol português.
Na baliza o titular indiscutível é o experiente Pedro Duarte, que foi notícia na época passada, por ter estado próximo de bater o record estabelecido por Vitor Baía, no que ao número de minutos consecutivos sem sofrer golos diz respeito. Actualmente com 35 anos, teve como ponto alto da carreira os dois anos passados no Estrela da Amadora nas épocas 98/99 e 99/00.
Do lado direito da defesa deverá jogar Duarte Machado, no eixo da defesa o experiente Veríssimo que já passou pela Académica e Samuel formam a dupla de centrais, enquanto que Bispo lateral que já alinhou na Naval e no Paços de Ferreira ocupa o corredor esquerdo. Marco Airosa, defesa angolano presente no Mundial de 2006 na Alemanha e que foi contratado este ano pelo Fátima, poderá também marcar presença no quarteto defensivo.
No meio campo, Filipe Falardo (ex-Olivais e Moscavide) que pertence aos quadros do União de Leiria é um dos indiscutíveis. João Fonseca, um jovem formado nas escolas do Benfica, deverá jogar no sector mais recuado do meio campo e Joel, também formado nas escolas do Benfica, deverá completar este sector. Ambos transitam do plantel da época passada.
No ataque, os alas Marinho e Ricardo Jorge deverão tentar "alimentar" o ponta de lança Carlos Saleiro. Este jogador, emprestado pelo Sporting, tem como principal curiosidade ter sido o primeiro bebé proveta em Portugal. Na época passada esteve emprestado ao Olivais e Moscavidade, tendo marcado 4 golos em 24 jogos. Ricardo Jorge veio esta temporada do Rio Ave, onde raramente foi utilizado, enquanto Marinho, que já pertenceu à equipa B do Sporting, transita da época passada. Carregando aqui, é possível observar um dos golos obtidos por Marinho na época passada, no jogo Fátima-Lusitânia.

Jogador em destaque

O jogador em destaque nesta equipa é o experiente guarda redes Pedro Nuno Vieira Duarte.

Com 1,93 metros de altura e 82 kg, o guarda redes natural da Marinha Grande tem nesta temporada a possibilidade de dar mais brilho à sua longa carreira. Esta será a primeira vez que tem a possibilidade de ser titular nos escalões profissionais do futebol português, e este confronto com uma equipa do 1º escalão poderá ser bastante motivador para este atleta, esperando-se por isso bastantes dificuldades da Académica na altura de finalizar.