"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Quem é...União de Leiria?

No próximo Domingo pelas 16horas, a Académica faz a sua estreia em jogos oficiais no Estádio Cidade de Coimbra da época 2007/2008. Este primeiro confronto, a contar para a 2ª jornada da BwinLiga, será realizado contra uma equipa considerada por muitos como a principal rival da Académica, juntamente com o Vitória de Guimarães, a União Desportiva de Leiria.

História
A história deste clube é curta, sendo mesmo a equipa da Liga Bwin fundada mais recentemente. Foi apenas a de Junho de 1966, que surgiu a União Desportiva de Leiria. Actualmente encontra-se no seu auge, tendo inclusivé obtido pela primeira vez o apuramento para a Taça Uefa. Por lá já passaram alguns nomes sonantes do futebol português, tais como os treinadores José Mourinho, Manuel José, Manuel Cajuda, Vitor Oliveira, Vitor Manuel e Jorge Jesus, e os jogadores Helton, Derlei, Nuno Valente, Douala e Silas. Ivanildo, actualmente na Académica, jogou na época passada nesta equipa. No seu historial, já passaram também diversos jogadores que pertenceram aos plantéis da Académica, tais como João Manuel, Tixier, Fábio Felício, Dinda, entre outros. Actualmente tem no seu plantel Alhandra, jogador decisivo na nossa última temporada na 2ª Liga.

Para além do Futebol, existem também as secções de:
-Futsal, que se encontra na Divisão de Honra do distrito de Leiria;
- Andebol, apenas escalões de formação;
- Natação, apenas formação, não entrando em competições;

Palmarés
Campeão da 2ª Divisão Honra - 1980/1981
Campeão da 2ª Liga (Liga Vitalis) - 1997/1998
Finalista da Taça de Portugal - 2002/2003
Finalista da Supertaça Portuguesa - 2003/2004
Vencedor da Taça Intertoto - 2007/2008
5ºLugar por duas vezes na 1ºLiga (BwinLiga)

Últimos confrontos
Nas últimas temporadas, a Académica tem tido grandes dificuldades em obter resultados positivos em Coimbra frente à União de Leiria. A última vitória em casa da Académica, foi já na época 2002/2003, tendo na altura vencido por 3-2. Esperemos que esta época se possa finalmente voltar a comemorar uma vitória.

2002/2003: Académica 3-2 U.Leiria
2003/2004: Académica 1-2 U.Leiria
2004/2005: Académica 0-1 U.Leiria
2005/2006: Académica 1-3 U.Leiria
2006/2007: Académica 0-0 U.Leiria

Estádio
Apesar dos bons resultados obtidos nas últimas temporadas, onde se inclui uma presença na final da Taça de Portugal, a União de Leiria nunca conseguiu atrair um número aceitáveis de adeptos ao seu estádio, sendo mesmo este um dos seus principais problemas. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, reformulado aquando da realização do Euro2004, tem actualmente 24.133 lugares, sendo muito raro o jogo em que estão mais do que 1500 espectadores. A excepção a estes números, são normalmente os jogos realizados com os ditos "grandes", que mesmo assim apresentam um baixo número de espectadores, tendo em conta a lotação deste estádio.
Carreira na prova
Na primeira jornada do campeonato, a União de Leiria empatou 0-0 com o Boavista, encontrando-se por isso no 12º lugar, com 1 ponto.

Direcção
A direcção da União de Leiria é encabeçada por João Bartolomeu. Odiado por uns, amado por outros, João Bartolomeu é o rosto da subida de nível desta equipa no futebol português.

Equipa Técnica
Paulo Duarte, antigo capitão da União de Leiria, é actualmente o treinador principal. Passou a desempenhar estas funções a partir da saída de Domingos, no final de Março deste ano, fazendo a sua estreia como treinador.

Equipa

A União de Leiria costuma alinhar num sistema de 4-2-3-1, podendo eventualmente este sistema de jogo sofrer alterações conforme o resultado dos encontros. Em caso de necessidade, Paulo Duarte costuma apostar num 4-3-3, com um médio defensivo e dois médios ofensivos.

Na baliza o titular indiscutível é o brasileiro Fernando, que segundo as notícias desta semana, é pretendido no Brasil, mais precisamente pelo Botafogo. Foi também já noticiado o eventual interesse do F.C.Porto neste jogador.

Do lado direito da defesa, deverá jogar o também brasileiro Éder, jogador que já passou pelo Benfica e Braga, entre outros. No eixo da defesa, Renato (capitão da U.Leiria) e Éder Gaúcho, dois centrais bastante experientes, deverão ser os titulares. Éder Gaúcho jogou diversas temporadas no Boavista, enquanto Renato já passou pelo Sporting, Salgueiros, Vitória de Setúbal e Leixões. A única dúvida prende-se com as dificuldades físicas apresentadas por Renato nos últimos treinos, podendo desde modo ser substituido por Hugo Costa.Laranjeiro, jogador formado na União de Leiria, tem sido adaptado este ano ao lado esquerdo da defesa, sendo no entanto também possível, que Alhandra ocupe esta posição, ou então que alinhe como extremo esquerdo.

Os dois médios mais defensivos, são um misto de experiência com juventude. Tiago, vencedor da Taça Uefa pelo F.C.Porto e com passagens por Marítimo, Benfica, Boavista, Tenerife e Rayo Vallecano, é um jogador bastante experiente, fazendo da sua virilidade no jogo um ponto forte. Já Faria, jovem internacional português, formado nas escolas do Louletano, é bom recuperador de bolas e a lançar o ataque.
O médio mais ofensivo da União de Leiria no último jogo foi Cadú, cuja posição original é de avançado. No entanto, o espanhol Toñito, ex-Sporting, poderá também jogar como médio ofensivo, ou então um pouco mais recuado, no lugar de Faria.
O extremo direito é o indiscutível Sougou, enquanto que do lado esquerdo poderá jogar o internacional pelo Burkina Faso Zongo, o camaronês N'Gal ou como já foi referido Alhandra, sendo no entando mais previsivel a titularidade de um dos dois primeiros.

No centro do ataque, posição considerada deficitária pelo técnico Paulo Duarte, Paulo César será o titular.
A velocidade dos seus jogadores mais avançados poderá ser um grande problema para a defesa da Académica, principalmente se tivermos em conta que um dos nossos habituais titulares, Litos, não é propriamente um jogador rápido.

O brasileiro Maciel, provável titular numa das posições mais ofensivas da equipa da União de Leiria, encontra-se actualmente lesionado.

Jogador em destaque
O jogador em destaque nesta equipa é o rápido extremo Sougou. Sougou foi recentemente internacional pelo Senegal, tendo inclusivé alinhado a titular nesta estreia pela selecção africana. Trata-se de um jogador rapidíssimo, tendo sido o segundo melhor marcador da União de Leiria na época transacta, logo atrás de Slusarki. Começou a sua carreira em Portugal no Vitória de Setúbal, tendo-se desde cedo evidenciado, numa temporada que iria culminar com a vitória na final da Taça de Portugal.