"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 4 de setembro de 2007

As dúvidas de Manuel Machado

Manuel Machado, tanto quanto se sabe, continuará a ser o treinador da Académica pelo menos até ao final do próximo jogo com o Paços de Ferreira. Ao longo desta temporada, com apenas três jogos para a BwinLiga, o nosso treinador não tem conseguido dar qualquer sequência ao trabalho realizado, uma vez que as diferenças de jogo para jogo são sempre muitas.

Uma das grandes dúvidas de Manuel Machado tem sido o sistema táctico a utilizar. Em apenas 3 jogos, já jogámos de várias formas diferentes. Na primeira jornada, a Académica começou por jogar num 4-4-2 losango, com Lito a juntar-se no ataque a Joeano e durante a segunda parte passou a jogar num 4-3-3. Já em Coimbra, começou por jogar num 4-4-2 losango, passando após a expulsão de Litos e saída de Gyano a jogar num 4-4-1 e mais tarde, após a entrada de Hélder Barbosa num 4-2-3. Na Madeira, começou o jogo num 4-2-3-1, optando pela utilização de dois médios puramente defensivos, neste caso Paulo Sérgio e Pavlovic. Aos 23 minutos, já em superioridade numérica e a perder por 1-0, trocou Paulo Sérgio por um médio um pouco mais ofensivo, no caso Tiero. A saída ao intervalo de Sarmento, para lançar Joeano, voltou a modificar por completo a forma de jogar da Académica, passando a alinhar com dois homens na frente. No entanto, um pouco mais tarde, retirou um ponta de lança (Vouho), para lançar um médio ofensivo, Peralta.

A dificuldade em definir um onze base, também tem sido dramática, tendo em 3 jogos para o campeonato, já 18 jogadores diferentes sido titulares. Pedro Roma, Sarmento, Vitor Vinha, Litos, Berger, Káka, Orlando, Paulo Sérgio, Pavlovic, Tiero, Cris, Fofana, Lito, Hélder Barbosa, Ivanildo, Joeano, Gyano e Vouho já estiveram no onze inicial. Seguros na equipa inicial, só mesmo Pedro Roma, Káka, Paulo Sérgio, Cris e Lito. Todos os restantes já alternaram a titularidade com o banco ou mesmo nem serem sequer convocados, como é o caso de Ivanildo, titular na primeira jornada e não convocado na 2ª e 3ª. Para além disso, já foram utilizados 20 jogadores, somando-se as presenças de N'Doye e Peralta. Curioso será verificar que Miguel Pedro, um dos jogadores mais utilizados na época passada, ainda não somou sequer um minuto nesta liga.

Outro dos grandes problemas de Manuel Machado, tem sido a constante modificação das funções dos jogadores. Os casos de Cris (defesa direito, defesa esquerdo, médio), Berger (lateral direito e defesa central) e Lito (a jogar no meio ou nas alas), exemplificam bem isto.

Para o lugar de defesa esquerdo, Manuel Machado teria esta época dois jogadores, Vitor Vinha, que transita da época passada e Pablo Castro, jogador uruguaio contratado esta temporada. Convém recordar que Lira saiu, uma vez que Manuel Machado entendia que Lira e Vitor Vinha eram dois jogadores inexperientes, por isso seria necessário reforçar essa mesma posição. Chegou então Pablo Castro, jogador uruguaio que supostamente seria esse jogador mais "experimentado". Por incrível que pareça, Manuel Machado já utilizou nestes 3 primeiros jogos, 3 jogadores diferentes na posição de lateral esquerdo. Começou por apostar em Orlando para Alvalade, em Coimbra frente ao Leiria começou o jogo com Vitor Vinha acabando no decorrer do mesmo por colocar Cris nessa posição e na Madeira voltou a apostar em Cris. Pablo Castro, aquele seria supostamente o titular desta posição, ainda nem um minuto jogou. Será que está assim em tão má forma física, ou será que Manuel Machado não confia mesmo nele?

Estas são algumas das muitas dúvidas de Manuel Machado. Posso dizer que se fosse jogador da Académica, também ficaria certamente baralhado, com esta constante mudança de opções. Esperemos que o tempo que nos separa do próximo encontro possa ser benéfico para a resolução de muitas destas questões.