"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Pela Académica

Socorrendo-me das propostas eleitorais, vou tentar clarificar o que a Direcção presidida por José Eduardo Simões fez nestes 38 meses.

Eis pois as propostas eleitorais:

1)"Connosco, a academia briosa XXI será uma realidade em 2005"

Embora com algum atraso ( 2 anos) é uma proposta eleitoral que foi cumprida. Pena a deselegância na hora da inauguração de não referir a ajuda preciosa da anterior direcção presidida por Campos Coroa bem como da Câmara Municipal na altura nas mãos de Manuel Machado.

Nota : 3


2)"As relações institucionais com a AAC, Casa Mãe, estão normalizadas"

Não há relações que se saiba com a casa Mãe. O afastamento dos estudantes dos jogos da Briosa espelham o relacionamento que a Académica/OAF tem com o seu “público alvo”

Nota:1


3)"A Académica já tem uma estrutura e organização administrativa profissional e de qualidade. O Departamento de Futebol Profissional foi reestruturado. Cada elemento sabe o que tem que fazer."

Continua a ponte aérea , como aqui já referiram e bem desde que José Eduardo Simões chegou à Académica , 59 atletas chegaram ( 5 em Janeiro de 2005, 9 Julho de 2005, 2 em Janeiro de 2006 e 15 em Julho de 2006.2 atletas e Janeiro de 2007. 13 atletas em Julho de 2007 e 5 em Janeiro de 2008 ). Dá uma média de 20 novos jogadores por época desportiva.

Treinadores foram 4( João Carlos Pereira, Nelo Vingada, Manuel Machado e Domingos Paciência),

3 épocas a lutar sempre até ao final pela manutenção. A Académica não consegue dar o salto em frente. A Europa tão prometida não passa de um slogan, que já ninguém acredita

Nota:2


4)"Relançámos o Departamento de Formação. Hoje a Académica tem 373 inscritos nos diversos escalões de formação. São as sementes do nosso futuro. Connosco, duplicaram os inscritos nas Escolinhas Briosa."

Sementes que embora dando fruto ( graças à abnegação de dezenas de colaboradores, pais e treinadores) são relegadas para segundo plano todos os anos “ tapados” por el gatos , Gyanos,Alvarezes e outros. Não há politica de formação.

De louvar as chamadas dos nossos jovens às selecções nacionais.

De aplaudir também o Doutoramento de António José Figueiredo.

Nota : 3


Prioridades imediatas:

5)"Prosseguir a consolidação económico-financeira para podermos discutir lugares cimeiros na classificação. Na próxima temporada queremos atacar os lugares de acesso às competições europeias."

Lutámos sempre para não descer de Divisão, a consolidação económico – financeira é o que se vê com um passivo monstruoso.
José Eduardo Simões tem cerca de 1 milhão de contos (dados oficiais fornecidos aos sócios), para gerir, mais do que qualquer outra Direcção alguma vez sonhou.
Só tem o futebol profissional e o Futsal, não tem modalidades a “pesar “ no orçamento como muitos clubes têm.

A Académica está falida. José Eduardo Simões e seus pares não conseguiram ( não souberam) resolver ( agravaram-no em muito) o problema financeiro da Académica

Nota: 0


6)"Adquirir a sede do PROCAC nos Arcos do Jardim para o Património da AAC/OAF, já no primeiro trimestre de 2005 e conferir-lhe condições de utilização para os associados."

Temos a sede a cair aos bocados…

Nota: 1


7) "Reforçar a ligação da AAC/OAF à Universidade, à cidade e à região, assinando protocolos com todos os clubes e colectividades da Área Metropolitana de Coimbra. Queremos criar laços associativos e de formação que permitam à Briosa ser a bandeira de Coimbra."

Foram assinados um pouco a avulso alguns protocolos com a casa Mãe e com a tbz. Muito pouco para o prometido.

Nota:1


8)"Criar uma rede de contactos e de observadores para a Região de Coimbra, Centro de Portugal, por forma a lançar as sementes para a detecção e acompanhamento dos jovens talentos no nosso espaço natural de influência."

A Chegada à Briosa de alguns jogadores ( Orlando, Ricardo, Miguel Pedro, Cris, Pedrinha), dá a entender que se começa a apostar no jogador luso. Terá a tal rede de observadores alguma coisa a ver com esta nova aposta? Dou o benefício da dúvida.

Nota:3


9)"Impedir a transformação da AAC numa SAD, assumindo que a Briosa será sempre dos Associados, criando uma Fundação e um Fundo de Investimento que a protejam e a reforcem."

Pelo que até agora percebi, foi só criado o tal fundo de investimento de contornos no mínimo nublosos. Senão alguém me sabe dizer o que ganhou a Académica com o Marcel. Pois é…

Nota:1


10)"Criar o Museu do Desporto Académico de Coimbra, destinado a receber desde logo todos os troféus, imagens, fotografias e notícias existentes. Para a instalação deste Museu queremos envolver a Associação Académica, a Reitoria, a Câmara Municipal e os antigos estudantes e atletas, figuras de prestígio na História do Desporto da AAC."

Outra boa ideia que não passou disso…

Nota :1
Posto isto e cumprido que está o mandato, não me parece que José Eduardo Simões possa ter motivos de orgulho do trabalho realizado.

Mais a acrescentar a tudo isto, temos algumas acções praticadas que envergonharam a nação académica. O Presidente ser acusado de vários crimes de corrupção fazem corar de vergonha qualquer um. Por explicar ficou também as acusações do atleta Dame a um dos Vices presidentes ( que se auto suspendeu na altura).

No entanto e apesar disto tudo, José Eduardo Simões deverá ser candidato. Há pois que unir esforços para que, não seja novamente eleito. Com ele e com a sua Direcção a Académica atravessou a pior crise de valores, a pior crise de identidade de que há memória.

As cautelas com que alguns abordam a candidatura à direcção da Académica indiciam que a “saúde” da Instituição não é nada boa.

No entanto, deixar estar como está, nas mãos que está é acabar de vez com a Académica. E quando falo acabar, quero dizer isso mesmo ACABAR. Corremos o grave risco de nos salgeirizarmos. Todos seremos poucos para resistir, para não querer ir por ali.

Pois como diz o poeta “ Mesmo na noite mais triste…há sempre alguém que diz não”