Académica é Campeã Nacional de Clubes

NOTA DE IMPRENSA
" >A Académica sagrou-se Campeã Nacional de Clubes, ao vencer por pontos o Campeonato Nacional de Sprint, disputado no passado sábado em Coimbra.
>Ao fim de 26 anos de existência e de dois 2º lugares na década de 90, a Secção de Desportos Náuticos da AAC conseguiu finalmente subir ao lugar mais alto do Ranking Nacional de Clubes, conquistando assim o título de Campeão Nacional de Clubes atribuído pela Federação Portuguesa de Remo. Após uma luta intensa com o crónico vencedor Clube Fluvial Portuense e com o Ginásio Clube Figueirense, que durou 14 regatas (a primeira prova pontuável foi o Nacional de Fundo, em Fevereiro passado, no Porto), a decisão final só foi conhecida na última regata pontuável e que se realiza em Coimbra até 2009, o Campeonato Nacional de Sprint.
Ao vencer 5 das provas deste Campeonato, apenas igualada pelo Infante (estes 2 clubes venceram 10 das 16 provas…), a equipa da Académica venceu por pontos e ampliou o avanço para o Ginásio, que se cifrava em cerca de 40 pontos à chegada a Coimbra. As vitórias em Juniores (João Rodrigues e Pedro Cunha no Double-scull, Pedro Gonçalves no Skiff, Manuel Pita, Eduardo Bento, Ivo Maurício e Vítor Rodrigues no Shell de 4 sem timoneiro) e nos Seniores (Luísa Mesquita no Skiff e Esmeralda Melo, Ana Henriques, Ana Mendes, Ana Almeida, Teresa Mesquita, Cláudia Simões, Cátia Santos, Luísa Mesquita e a timoneira Mafalda Oliveira no shell de oito com timoneiro), somados a mais 6 pódios, permitiram à Académica somar os pontos necessários para trazer para Coimbra o almejado título de clubes.
O Ginásio Figueirense acabou por ter uma presença algo discreta, vencendo apenas a regata de quadri-scull sénior com Maria Ligeiro, Maria Silvina, Ana Costa e Sara Ferreira, garantindo o vice-título de clubes, com Fluvial Portuense e Infante no 3º e 4º lugar, respectivamente.
A cerimónia de pódio acabou por ser uma grande festa da Académica, com alguns banhos à mistura, a que o Vereador do Desporto escapou por pouco, ao anunciar que iria propor um apoio à aquisição de uma embarcação de shell de oito topo de gama. Talvez por visto a Académica a perder o “8” júnior para o Vilacondense por muito pouco, com 4 “oitos” a cortarem a meta lado a lado, na melhor regata da tarde…
A festa prolongou-se noite dentro junto ao Centro Náutico, com um “porco no espeto” e muito convívio, abrilhantado por um concerto rock de uma banda constituída por alguns dos remadores que momentos antes fizeram história… E que tão cedo não vão esquecer o dia 27 de Setembro de 2008…
Fotos: Luísa Mesquita venceu o skiff feminino
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home