"Pardalitos do Choupal"
Associação Académica de Coimbra
A equipa júnior da Académica esteve em destaque no passado fim-de-semana, garantindo 3 títulos nacionais em 12 possíveis no Campeonato Nacional de Velocidade, entre os quais a prova rainha, o shell de oito com timoneiro.
O “Cidade de Coimbra” continua a dar que falar: vitória no “oito” júnior e 2º lugar no “oito” sénior – apenas superado pelo histórico Caminhense – fazem deste barco a coqueluche nacional, cuja qualidade é (felizmente) acompanhada pela qualidade das tripulações da Académica que nele competem.
A prova de “8+” júnior foi a mais disputada das regatas de sábado, com a diferença entre Académica e Fluvial Portuense a cifrar-se em menos de 1 segundo ao fim de 2000 metros e 6 minutos de acesa luta, com a incerteza a durar até final. E no final quem festejou foi a equipa de Coimbra, constituída por André Assunção, João Rodrigues, Pedro Cunha, Diogo Maia, Tomé Perdigão, Duarte Miranda, Rafael Amaro, Manuel Pita e o timoneiro João Nogueira.
No “oito” sénior a grande experiência da equipa de Caminha veio ao de cima, depois da derrota na Internacional de Gondomar no passado mês de Maio. Uma vitória com sabor a desforra, mas com o travo amargo de se reconhecer uma maior margem de progressão da jovem equipa da AAC, pelo que 2010 pode mesmo ser o ano da Académica no shell de oito com timoneiro.
Mas nem só dos “oitos” vive a equipa de Coimbra: o internacional júnior Tomé Perdigão venceu uma vez mais a prova individual júnior (skiff), com a dupla Carolina Dias/Maria Camões a repetirem o feito no shell de 2 sem timoneiro júnior. Boas perspectivas, portanto, para o futuro do remo na cidade dos estudantes.
De destacar igualmente os restantes pódios das tripulações da AAC, com 3 medalhas de prata (shell de 2 sem timoneiro peso ligeiro masculino, quadri-scull peso ligeiro masculino, double-scull júnior masculino) e 5 medalhas de bronze (skiff peso ligeiro feminino, double-scull peso ligeiro feminino, shell de 2 com timoneiro masculino, skiff sénior feminino e shell de 2 sem timoneiro feminino).
A nível regional apenas o Galitos de Aveiro logrou vencer uma regata (o “2 sem timoneiro” masculino, com Ricardo Carvalho/Luís Rodrigues, uma prestação global abaixo do que é habitual e que se espera seja já alterada na próxima prova, a Taça de Portugal, a realizar no dia 27 de Junho em Resende (Rio Douro).
A Académica continua a liderar o Ranking Nacional de Clubes, seguida do Sport Clube do Porto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home