"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

DA SATIRA À METAFORA EM PALAVRAS SOLTAS


João Escobar de Souza, em família conhecido por JES, é a fonte de toda esta narrativa, é uma de Cidade. Não fora ele seria outro de Cidade. É deste modo que o sistema determina as acções da conquista, tanto o do interesse do Senado, como o da ralé.


Tanto assim é que João Escobar de Souza é uma ilustração do que foi designado por lógica de uma situação social. Num grau considerável, tudo foram actos de mera função do capital que, através da sua instrumentalidade, é dotado de vontade e de determinação. Isto significa, porém, que através da sua instrumentalidade, o interesse objectivo determina os meios através dos quais se realiza a operação. Ora, foi aqui que João Escobar de Souza, ingenuamente, quis usar uma lógica própria não se dando conta de que estaria a agir às cegas, e não de uma forma razoável; extrair coelhos (graveto) fisicamente vivos (cartas recheadas, ouve quem lhe chamasse envelopes recheados à la carte) de cartolas desbotadas ou, do mesmo modo, tentar provar que magnetizar o ferro (o guito) significava aumentar-lhe o peso (quantidade de metros quadrados adicionais), foi ignorar, por completo, que na teoria de Newton sobre a inércia (tempo da Justiça) e gravidade (legalidade) se «contradizem mutuamente» – claro que não previu que Dona Patrícia Judite, prosaicamente conhecida por a Judite, viria a querer demonstrar que a identidade da “massa” inerte (meia-Coroa para mandar cantar o cego) e a da “massa” gravitatória (Cascais por causa da gravitação) e outras coisas do género “melódico” (letras passadas, letras apagadas).


É deste modo que, no tempo entre o Natal e a Pascoa, segundo os caminhos de Santiago que lhe compôs a tela, virá o sistema das instituições medievais (o douto mestre das ordens creditícias assim as define) impostas pelo Estado, recorrer ao que se pode designar por dar luz à lógica da situação, ou seja: explicar-nos que o funcionamento ingénuo de João Escobar de Souza, a despeito de alguns exageros e da omissão de alguns aspectos importantes interessantes, foi admirável, ao menos, enquanto considerarmos a análise sociológica da etapa do sistema associativo que tem, em mente, uma mera tautologia equivalente a despojar João Escobar de Souza de qualquer acto de significado gravoso e restringir o conceito de “Justiça” ao perdão, até porque a doutrina de ajuda associativa se revela, prosaicamente, verdadeira.


Lucílio Carvalheiro


03.11.2009