"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sábado, 12 de março de 2011

Basquete: O céu é o limite

A Académica derrotou o FC Porto pela segunda vez esta época e, em Fafe, bastaram dois pontos, 73-71, para afastar os “dragões” do sonho de tentarem revalidar o título na Taça de Portugal.

No jogo que marcou o regresso, após lesão, do portista João Santos à competição, foram muitos os erros cometidos pelos jogadores de Moncho López no decorrer da primeira parte.

Os números não enganam e os 13 “turnovers” dos “dragões, 12 dos quais foram roubos de bola, atestam o nervosismo inicial de uma equipa que veio a Fafe defender o título alcançado na última temporada mais a Sul, no Entroncamento.

A Académica aproveitou o fator psicológico favorável, de quem é a única equipa, até ao momento, capaz de bater o FC Porto no campeonato da Liga e não se rogou na hora de atacar o cesto, invariavelmente pelo poste Tommie Eddie.

Mais esclarecida que os “portistas”, não foi de estranhar o facto da “briosa” chegar ao intervalo na frente do marcador, por 31-35.

Se bem acabou a primeira parte, melhor começou a segunda. Quatro pontos consecutivos elevavam a diferença para oito pontos, 31-39, sem tendência para ser anulada.

Moncho López, insistia em João Santos, nitidamente com falta de ritmo competitivo, e os erros sucediam-se numa equipa que tardava em encontrar-se.

Dois triplos consecutivos para a Académica adensavam a tensão no FC Porto, que via uma falta técnica ser assinalada a Gregory Stempin, já com o terceiro período terminado.

Aproveitaram os estudantes, que no arranque dos últimos dez minutos, e depois de um triplo de William Holland, garantiam a maior vantagem de todo o encontro, 48-62.

Os “dragões” viviam o pior momento da partida e só conseguiram entrar novamente na discussão do marcador graças à inspiração de Nuno Marçal, que a 2.42 minutos do apito final colocava o jogo empatado a 65 pontos.

Os minutos finais foram praticamente vividos na linha de lançamento livre, onde as constantes e intencionais faltas de ambas as equipas eram castigadas.

A quatro segundos do fim, o base norte-americano dos “dragões” falha de propósito o segundo lançamento livre e, no ressalto, Carlos Andrade atira de três pontos, mas não consegue converter. O FC Porto estava fora da Taça.

“Hoje sinto-me muito mal. É uma derrota muito grande, pois perdemos hoje um dos grandes objectivos da época. Sinto-me envergonhado. A Académica ganhou com grande autoridade e esta derrota mostra que temos de trabalhar muito para vencermos o campeonato”, afirmou o técnico espanhol do FC Porto, Moncho López.

Do lado da Académica, Norberto Alves garante que tudo vai fazer para continuar até domingo em Fafe.

“Foi um jogo muito exigente, com todo o mérito dos meus jogadores em fazer partida equilibradas contra o FC Porto, que é a melhor equipa nacional. Estão aqui jogadores que vieram comigo desde a terceira divisão, por isso tudo faremos para continuar, pois agora não queremos sair daqui”, justificou o técnico dos estudantes.

Jogo no Pavilhão Multiusos de Fafe

FC Porto – Académica, 71-73.

Sob a arbitragem de Carlos Santos, Pedro Coelho e Fernando Rezende as equipas alinharam e marcaram:

- FC Porto(71): José Costa (2), Nuno Marçal (19), Carlos Andrade, Gregory Stempin (14) e Julian Terrel(12). Jogaram ainda Sean Ogirri (21), João Santos, Miguel Miranda (3)

- Académica (73): Diogo Simões (17), Fernando Sousa (10), Matthew Shaw (13), William Holland (17) e Tommie Eddie(16). Jogou ainda Bruno Costa

Marcha do marcador: 17-20 (primeiro período), 31-35 (intervalo), 48-53 (terceiro período) e 71-73 (resultado final).

Assistência: 300 espectadores.

Nota: grande vitória sobre o FC Porto. Agora, rumo à final!


Nota dos Pardalitos: comentário enviado por um dos nossos leitores ao qual agradecemos. A Académica defronta o Penafiel, que derrotou a Ovarense, as meias finais amanhã..

5 Comments:

  • Grande briosa!!

    Este ano vamos ser o papa taças de portugal!!!

    By Anonymous Anónimo, at 12/03/11, 14:07  

  • O basquete está a "ressuscitar" os velhos tempos. Só falta o futebol regressar ao esplendor de antanho.
    FORÇA ACADÉMICA!

    By Anonymous Anónimo, at 12/03/11, 15:32  

  • Infelizmente não conseguimos chegar à final, mesmo na última jogada do prolongamento. No entanto, a secção de basquete merece os parabéns de todos nós. Ainda temos o campeonato para vencer!

    By Anonymous Paulo Barreto, at 12/03/11, 19:01  

  • Quero dar os parabéns a equipa e aos seus treinadores,no entanto quero apenas deixar um reparo relativamente ao jogo de sábado.

    Apesar de achar que o norberto está a fazer um excelente trabalho a frente da nossa equipa,acho que ele teve um pouco de culpa na nossa derrota de sábado...claramente somos superiores ao penafiel,no entanto durante toda a primeira parte do jogo,o norberto fez descansar a equipa,fazendo descansar grande parte do tempo nomeadamente o tommie eddie e o diogo simões,contando que mais cedo ou mais tarde o jogo se ia resolver a nosso favor!!!

    Quem jogou basket como eu (e isto é verdade para quase todos os desportos),sabe perfeitamente que se menosprezamos o adversário,se o deixamos acreditar que é possivel ganhar,as equipas mais pequenas elevam-se e quando queremos resolver o jogo,é a bola que não entra,é a má decisão do árbitro,é o jogo da vida de um jogador adversário,existe um sem número de factores que depois é impossível controlar...e penso que foi isto que aconteceu no sábado!

    Sem dúvida tínhamos e temos melhor equipa que o penafiel,mas deixamos que eles acreditassem e isso custou-nos a derrota!

    Fica apenas aqui uma ressalva,para no futuro evitarmos este tipo de atitude,sem a qual poderíamos estar neste momento a festejar uma conquista de uma taça de Portugal tantos anos depois.

    Ainda temos os playoffs.

    Força briosa

    By Anonymous Anónimo, at 14/03/11, 11:55  

  • Ao último anónimo. É preciso saber o que se passa antes de fazer alguns tipos de comentário. O Tommie estava com muitos problemas de estomago, conform foi inclusive dito pelos comentadores. O Diogo estava muito desgastado do jogo com o FC Porto. Seja como for, grande presença da Académica na presente temporada.

    By Anonymous Anónimo, at 17/03/11, 23:08  

Enviar um comentário

<< Home