Morreu António Luzio Vaz
O jurista Luzio Vaz, ex-administrador dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), morreu hoje, aos 70 anos, de doença prolongada, disse à agência Lusa uma fonte familiar.
António Luzio Vaz, que administrou os serviços sociais universitários durante 30 anos, faleceu nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde foi internado há alguns dias devido a um “agravamento do seu estado de saúde”.
Em janeiro de 2010, já aposentado dos SASUC, foi substituído nestas funções por Jorge Gouveia Monteiro, antigo vereador da CDU da Câmara Municipal de Coimbra.
Um mês antes, António Luzio Vaz apresentou na Sala do Senado da Universidade um livro sobre a história e a atividade dos Serviços Sociais da instituição, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).
“A minha preocupação foi deixar um testemunho sobre todos aqueles que ajudaram a criar os serviços sociais da Universidade de Coimbra”, disse na altura o autor à Lusa.
Intitulada “Acção Social Escolar na Universidade de Coimbra – Perspetiva Histórica e Princípios Orientadores”, a obra analisa os serviços sociais universitários, desde os primórdios, passando pelo Estado Novo até à atualidade.
No dia 04 de julho de 2010, feriado municipal em Coimbra, Luzio Vaz recebeu a Medalha de Ouro da Cidade, uma das várias homenagens de que foi alvo nos últimos dois anos.
in as Beiras
Nota: Os Pardalitos endereçam à família enlutada sinceros pêsames
3 Comments:
Era uma pessoa excepcional.
Paz à sua alma.
By
Baptista-Fernandes, at 24/04/11, 16:00
O funeral é no dia 26, 3.ª feira, pelas 10h. O corpo encontra-se em câmara ardente na capela de S. José.
By
Baptista-Fernandes, at 24/04/11, 21:15
Tive o privilégio de, na minha juventude, ter privado com o Tó Vaz, era assim que o tratavamos.Decorreram já mais de quarenta, talvez mesmo cinquenta anos desde a última vez que com ele estive na Benquerença. Nunca lhe pedi nada, o que torna a minha opinião insuspeita, mas é-me muito grato recordar que já nessa altura eram notórias certas características que indiciavam fortemente estarmos em presença de um invulgar ser humano, dotado de uma enorme estatura moral.
Que descanse em paz.
By
Jogilbo, at 07/05/11, 16:49
Enviar um comentário
<< Home