"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Adeptos diminuem 33% nos jogos da Briosa no estádio de Coimbra

Académica continua
a perder espectadores
Tem sido sempre a descer.  Nos jogos da Académica no Estádio Cidade de Coimbra há cada vez mais cadeiras vazias e cada vez menos espectadores. Nas últimas quatro épocas, período em que existem dados oficiais da Liga de Clubes, o número de espectadores passou de 103 mil para 68 mil, uma quebra de 33,7%. Em número de espectadores, quase 35 mil deixaram de se sentar nas bancadas do Calhabé (média de 11.571 presenças a menos, por ano).
Como se pode ver no quadro que publicamos, a quebra no número de espectadores foi menor na época que está a chegar ao fim: depois dos saldos negativos de 13.468 (em 2008/ /2009) e de 15.223 (em 2009/2010), desta feita a diminuição foi apenas de 6.021 espectadores.
Como seria de esperar, os três “grandes” foram os que mais público arrastou, mas apenas o jogo com o Benfica teve uma assistência superior às 10 mil pessoas. Foram, concretamente, pouco mais de 13 mil, menos de metade da lotação do “Cidade de Coimbra”. Surpreendentemente, o jogo com o V. Setúbal faz parte do “top 5”.
Na tabela dos cinco jogo com menos público, encontram-se aqueles em que a Briosa defrontou dois “vizinhos” – U. Leiria e Naval. Rio Ave e Paços de Ferreira não atraíram sequer 3 mil espectadores.
A quebra de espectadores afecta a I Liga na generalidade, mas não com a dimensão que se verifica em Coimbra. Analisando as assistências registadas pelos 16 clubes do escalão principal nas últimas quatro épocas, conclui-se existir uma quebra de 9,5% entre 2007/2008 e a temporada que termina amanhã, enquanto que nos jogos da Académica em Coimbra a descida é de 33,7%.
Factor adicional de preocupação: o número de espectadores na I Liga baixou em 2008/ /2009, subiu em 2009/2010 e voltou a descer esta época (embora falte a jornada de amanhã, a descida é praticamente certa). Quanto à Académica, a trajectória tem sido sempre descendente.
A assistência média por jogo, em Coimbra, baixou no período analisado de 6.872 espectadores para 4.558, enquanto que o mesmo indicador da I Liga desceu
de 11.211 para 10.150 (valor à 29.a jornada).
As razões para este divórcio entre os adeptos e o futebol podem ser variados – da crise económica ao preço dos bilhetes, da qualidade dos espectáculos ao horário dos jogos, sem esquecer as constantes transmissões televisivas. Mas podem co-existir, com estas que referimos, muitas outras razões que afastam as pessoas dos estádios. Se nos quiser dar a sua opinião, teremos todo o gosto em recebê-la e publicá-la.
Jogo da Taça foi o “maior”
A maior assistência da Académica esta época aconteceu na Taça de Portugal / Millennium, frente ao V. Guimarães, na 2.a mão da meia-final, quando 20.285 espectadores foram ao estádio. Antes, a Académica jogara fora de casa os dois primeiros jogos (Cesarense e Beira-Mar), recebendo depois U. Madeira (470 espectadores) e V. Setúbal (2.122).
Já quanto à Taça da Liga, a Bwin, a Académica apenas fez um jogo em Coimbra, com o Arouca. Foram ao estádio 554 espectadores.

in Diário de Coimbra

6 Comments:

  • Isto apenas denota o divórcio entre esta direcção e os seus associados...

    By Anonymous Anónimo, at 13/05/11, 19:19  

  • Sim, denota o "divórcio" mas também denota a campanha que os inimigos da Académica têm feito. Aí, sim, aí é que temos de encontrar o cerne da questão.

    By Anonymous Baptista-Fernandes, at 13/05/11, 20:46  

  • Infelizmente, hoje em dia somos quase uma equipa de bairro. Mesmo há 10 anos na I Liga, as pessoas estão cada vez mais afastadas da equipa e estou convencido que não é apenas um problema de direcção, o problema tem a ver com a falta da mística, da falta de ambição por outros lugares na tabela e a conjuntura económica do país também não ajuda nada. Parece-me difícil dar a volta a esta situação, com receitas baixas a ambição não pode ser alta e os adeptos afastam-se.

    By Anonymous Anónimo, at 13/05/11, 23:09  

  • Este Baptista-Fernandes só denota nada perceber de futebol. Todos os clubes sempre tiveram os chamados contra os adeptos e clube, querendo-lhes mal, mas não é por eles que a Académica faz épocas miseráveis como esta e outras anteriores. Ou também quer dizer a nós, sócios, especialmente a quem já anda a sofrer há perto de 50 anos de sócio, sempre estive presente em mais de 90% dos jogos, bem como os muitos sócios que conheço, e que esta época, desde que saiu o Jorge Costa e começámos a perder e a descer vertiginosamente na tabela, acha que isto nos dá alento para irmos ao estádio? Ou será que estes jogadores (nem merecem ser assim chamados), pois só leva cabazadas esta época. Só sou e sempre só serei da Académica até morrer, mas não sou desta equipa nem desta direcção. A Académica é muito grande e merece muito mais para ter estas pessoas como direcção, jogadores(?) e treinador(?). E para terminar ainda lhe digo mais, merecemos nós, os verdadeiros amantes da Académica ter um Presidente que quer renovar contratos com jogadores que nem o Jorge Costa os convocava para os jogos e hoje, para este treinador são titularíssimos. Não há paciência para ir ver esta vergonha ao estádio. Já vi muitas vezes a Académica ser goleada, mas tinha jogadores muito acima da média, pois na jornada seguinte até se ganhava nas Antas, na Luz ou em Alvalade. Não é desse tempo? Pois é, e não é preciso recuar muitas décadas, mas nunca desistíamos de ir ao estádio. Hoje em dia mudaram-se os tempos e a juventude de hoje só se lembra da Académica na 2ª divisão e considera esta Instituição como tendo um clube que não interessa a ninguém. Para eles é bom é terem um clube ganhador. Estivesse a Académica a discutir ou ter já garantido um lugar na Europa ( o início da época assim o prometia e a direcção assim o prometeu que iríamos tentar) e veria um estádio bem composto todos os domingos. Esta é que é a verdade, não são os inimigos como diz.

    By Anonymous Anónimo, at 14/05/11, 21:50  

  • Enquanto este presidente lá estiver não ponho lá os pés e não pago quotas.

    Tenho valores que gosto de manter...

    By Anonymous Anónimo, at 14/05/11, 22:58  

  • Eu só vejo aqui é pseudo-adeptos, estou farto da treta do não ponho lá os pés e não pago cotas !
    Vão apoiar os vossos verdadeiros clubes e deixem a Académica em paz.Obrigado.

    By Anonymous Anónimo, at 16/05/11, 04:36  

Enviar um comentário

<< Home