"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

ACADÉMICA, UMA EQUIPA A CAMINHO DO PRECIPÍCIO?

Caros Companheiros,
Começo por vos fazer uma declaração formal. Apoiei e votei na candidatura do actual Presidente da Académica, e fui um dos 30 ou 40 presentes na abertura oficial da sua sede de campanha, numa loja anexa ao hipermercado Continente.
Mas aproveito também para acrescentar que não o fiz com muita convicção, já que a lista alternativa não me dava garantias absolutamente nenhumas ( a minha memória não é curta!). Assumo que a presença do Vasco Gervásio na lista, me "empurrou" para o referido apoio.

Não há a meu ver, até à data, grandes razões objectivas para pôr em causa o trabalho desta Direcção, ou encontrar erros primários e grosseiros de gestão. Portanto não estou aqui a fazer nenhuma "caça às bruxas".

Contudo, pessoa amiga, idónea e umbilicalmente ligada a elementos da actual Direcção, fez-me "saber" a actual grelha salarial de todo o plantel da nossa Briosa (repito, de todo o plantel).

Nunca cometeria a leviandade de vir para este espaço devassar a vida intima da nossa Instituição e muito menos "beliscar" aquilo que para mim é absolutamente sagrado:
A privacidade de cada um dos jogadores da Académica. Não se brinca com a vida profissional de ninguém, e muito menos com a dos nossos jogadores.

Mas permitam-me um desabafo! Fiquei ESTUPEFACTO! Os desiquilibrios, as descrepâncias, as incoerências (para não dizer irresponsabilidades) são de tal ordem, que ninguém de bom senso pode acreditar que foram avalizadas e assumidas por escrito, por quem há bem pouco tempo descrevia exaustivamente no site oficial da Académica o seu CV profissional e Académico. Refiro-me obviamente ao actual Presidente José Eduardo Simões.

Vamos por exclusão de partes. A mesma pessoa, amiga e idónea , garantiu-me solenemente que este plantel (exceptuando os que traziam contrato da época anterior)foi recrutado com a total concordância ( e tutela) do Prof. Nelo Vingada, isto é para chamarmos as "coisas" pelos nomes, o Hugo Alcantara, o Gelson, o Fernando, o Zada etc, etc foram "chancelados" pelo referido Prof.

Apesar de não comprar jornais desportivos há mais de 15 anos, soube que há bem poucos dias o Prof.Nelo Vingada teria confirmado a um jornal desportivo de Lisboa que o seu ex-clube "ZAMALEK" (as minhas desculpas se estiver incorrectamente escrito) o teria convidado a voltar, mas ele (o Prof.Vingada) recusou, porque NUNCA foi homem de deixar projectos a meio.

Não vou correr a infantilidade de o responsabilizar exclusivamente pelo actual "estado da arte" da nossa Briosa. Não o posso fazer, porque temos uma Direcção legitimamente sufragada pelos sócios, e portanto, responsável (será?) por todos os actos de gestão cometidos até à data.

Se repararam, o Prof.Vingada, assumiu antes da série de jogos com o Braga e o Belenenses que o objectivo seria chegar ao Natal, ultrapassando a fasquia dos 20 pontos, isto é "sonhava" em fazer 4 pontos nestes 2 jogos.

O seu discurso até ao jogo do Braga foi quase "religiosamente" sempre o mesmo. Passo a citar:
Não jogámos bem, mas ganhamos; já jogamos bem e perdemos; já jogámos mal e...; uma espécie de "esta é a primeira vez que aqui estou, desde a última que cá estive".

A partir do fim do jogo de Braga, e como que por milagre mudou o discurso. Claro, a "coisa" começava a apertar!
Passo a citar: "não jogamos mal, o Braga foi mais consistente, não perdemos por questões técnico/tácticas, mas SIM por falta de posicionamente de alguns jogadores".
Começa aqui, subtilmente a "tranferência" de responsabilidades, para os(alguns) jogadores.
Caro Prof. Vingada, perdemos pelas mesmíssimas razões contra o Setúbal, Leiria, Boavista, Paços de Ferreira, etc. etc.

Com o Belenenses, passou à fase do miserabilismo. Passo a citar:
" Qual quê, perdemos sim senhor, mas comparando com o período homólogo da época anterior, temos mais pontos"!

Já dou (damos, pois tenho a certeza que muitos me acompanham neste desabafo) de barato, o Nuno Piloto a Central, o Hugo Alcantara a ponta de lança (se calhar é o seu verdadeiro lugar!) durante mais de 30´( decisão perfeitamente criminosa), 2 pontas de lança no banco ( desculpe o abuso em relação ao Gelson, mas o Sr. é que o contratou como ponta de lança), um lado esquerdo
em simultâneo com o Ezequias e o Pedro ( está gordinho o rapaz, dá-se bem com a gastronomia de Coimbra). Mas o que não posso dar, é o facto desta equipa estar perfeitamente em "farrapos" sem qualquer tipo de organização, sem uma jogada estudada, isto é "ad hoc".

Mas porque falo no precipício? Pela simples razão de que não acredito que esta Direcção consiga libertar-se de algum dos jogadores que fazem parte do actual plantel, e particularmente daqueles que estão pagos a valores perfeitamente anormais e cujo retorno em termos de produtividade é praticamente residual.

Trocando "isto" em miúdos, a reabertura do mercado só nos pode trazer "arraia miúda", com a agravante de não nos resolver (futebolisticamente falando) nada, e vir a agravar em termos se calhar irreversíveis o nosso já de si assustador passivo.

A previsivel saída do Marcel (aqui a Direcção está isenta de qualquer responsabilidade) a hipótese (ainda que remota) da saída do Zé Castro, só vem tornar o futuro mais negro.

Mas como disse uma vez "o bom gigante" Zé Torres quando foi atirado para o papel de seleccionador nacional, DEIXEM-ME SONHAR!

Por mim, não tenho outro remédio. Em milagres nunca acreditei. No Prof. Vingada, cada vez menos. Na "performance" do ano passado muito menos.

Resta-me juntar-me à massa indefectível de sócios e simpatizantes que todos os Domingos torcem e sofrem para que a nossa Briosa chegue a bom porto, isto é , que consiga a manutenção.

Caso contrário, meu caro Presidente antes de caír(mos) no PRECIPÍCIO, faça as malas e aproveite a boleia do Prof.Vingada até ao Egipto. Se não tiver lugar no "ZAMALEK", pelo menos vê as pirâmides.
Bom ano de 2006 para todos.
Viva a Briosa.