"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

DA FRUSTRAÇÃO II AO "MAL MENOR"!

A semana passada, fiz uma espécie de "catarse" em relação ao que me ia na alma, depois do jogo com a Naval, e das fraquissimas exibições que a nossa Briosa tem vindo a acumular.
Fi-lo de maneira serena, reflectida e com a preocupação de não ferir susceptibilidades (particularmente em relação ao Prof.Nelo Vingada).
Uma semana depois, não retiro uma vírgula ao que escrevi. "Correndo" os comentários que foram feitos ao longo da semana ao meu texto, e juntando-lhe a análise, a critica, a opinião ao jogo de Domingo com o Rio Ave, TODOS eles (ou pràticamente todos) têm um denominador comum:
A RESIGNAÇÃO E O CONFORMISMO!
E claramente tenho que aceitar esta reacção colectiva de "poupança". A Académica, está nos limites daquilo a que poderiamos chamar uma equipa "esprimida" até aos limites.
O ex-treinador Quinito criou com grande felicidade a expressão "linha de água", que separava numa primeira fase, os sofríveis dos medíocres.
O treinador Vitor Oliveira ( seja bem vindo a este espaço) escrevia no seu artigo, que este é um campeonato nivelado por baixo, de grande pragmatismo, onde todos os pontos amealhados valem "ouro", ou não descessem esta época 4 equipas ao escalão inferior.
Até aqui nada de novo. Mas dado que ao Prof.Vingada (continuo a dizer que nada me move de pessoal contra ele) lhe está politicamente vedada a possibilidade de avaliar publicamente a qualidade do seu plantel (digo seu, porque teve total autonomia e responsabilidade na escolha deste plantel) antes do fim do campeonato, resta-nos ir avaliando (atentamente Prof!)a gestão que está a fazer dos recursos humanos ao dispôr.
Não nos resta outra alternativa, porque falar das exibições foi "chão que deu uvas". Estão tipificadas, são modelo "standart", são todas iguais. Sempre no limite máximo da indigência.
Claro caros amigos que não esqueço os 18 pontos e o correspondente 9º lugar.
Mas então onde está o gozo, o prazer, a componente lúdica de ver jogar a nossa Briosa.
Irmanados neste sofrimento colectivo, passamos 90´de "terço" na mão, a rezar para que o nosso protector faça "milagres" do tipo "grande penalidade caída do céu" no período de compensação.
Os treinadores de futebol(felizmente para nós) não têm o exclusivo da inteligência, e apetece-me para terminar, "partilhar" de alto, algumas decisões do nosso Treinador por mais (in)competentes que sejam:
Porque insiste o Prof. Vingada em pôr a jogar o Nuno Luis (assumo aqui humildemente, que se alguem me der uma justificação plausível, eu retrato-me imediatamente)?
O que espera um Treinador com a experiência do Prof Vingada, quando pôe em campo, um jogador(?) da qualidade do Gelson?
Se não foi por lesão, porque retirou do jogo uma peça tão nuclear como o Roberto Brum?
Poderiamos falar de outros jogadores e dos desiquilibrios gritantes que tem este "plantel" (imaginem só que o Marcel se lesiona!).
Eu sei o que estão a pensar.Avançaria o Hugo Alcantara para "ponta de lança".
Um desabafo final para o Prof.Vingada.Sabem porque desconfio da sua capacidade de gerir recursos humanos? Eu digo:
Para uns (relativamente) recentes Jogos Olimpicos, "deixou" em Portugal, aquele que era um dos mais brilhantes jogadores da sua geração, o Sérgio Conceição e sabem com que argumento:
Não era um jogador polivalente, para os interesses da selecção. Palavras para quê.
Gato escaldado de água fria tem medo!

18 Comments:

  • Mais um treinador de bancada armado em "doutor" do pontapé na bola. Tenha mas é juizinho. Já todos sabemos que a qualidade futebolística (como muitas outras coisas) não é a melhor em Portugal. Mas o que nos interessa é chegar à manutenção o mais de depressa possível. E estamos nesse caminho!
    Contudo, uma segunda volta sem o abono de família (Marcel) pode ser bem complicada...

    VIVA A ACADÉMICA

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:15  

  • Não vale a pena o esforço Ferrão. Estás a pregar para os peixes. De que te adianta falares, escreveres e que mais para gente que tem as orelhas grandes mas só ouve o que quer? E palas, Ferrão e palas.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:23  

  • Aqui quem não está com os pardais, está contra eles...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:33  

  • Só uma pergunta a todos os apologistas do "pontos é que interessa":
    Vocês vão aos jogos?
    Se sim confesso que não compreendo. Se o que realmente interessa são os pontos, liguem o rádio no final do jogo e pronto, ficam satisfeitos (ou não).

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:39  

  • É e entretanto o Braga , chora que as arbitragens lhe roubou 6 pontos. Ou muito me engano ou o P.Proença ,vai tentar compensá-los.
    Força Briosa

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:50  

  • Lembro-me, há cerca de 9 anos atrás, na ressaca dos Jogos Olímpicos de uma opinião expressa por António Pedro Vasconcelos, onde este desancava no futebol cobarde da selecção Olímpica (houve até tempo para uns vídeos caseiros do Vingada com as filhas), baseado numa defesa porfiada e num calculismo à italiana que permitiu eliminar a França, mas fomentou uma série de comentários pouco abonatórios da imprensa internacional.No entanto, esta táctica do tudo atrás e bola no "brinca na areia" (era o Dominguez e deu frutos no empate com a Argentina na fase de grupos) acabou perante equipas mais contundentes e perante alguma falta de sorte, isto é, este jogo especulativo tem o seu "nemesis" em equipas calculistas que assumem, de forma consciente, o desprezo por qualquer tipo de risco e de arrojo e que encontra em alguns adeptos uma desmedida "caixa de ressonância", ou seja, como esta gente não sabe o que é futebol, para eles qualquer artimanha que conquiste pontos basta.De facto, isto que a nossa equipa pratica tem longínquas reminiscências de futebol...
    Estaremos a assistir a uma degradação de valores?Na minha opinião estaramos perante uma mudança geracional para um novo tipo de adepto, para quem Terreno de jogo é trincheira; para quem tradição é arcaísmo; para quem Alcântara é Rui Rodrigues; para quem falência técnica é lucro; para quem profissionalismo é dinheiro;para quem Vingada é Cândiso de Oliveira; para quem árbitro é ladrão; para quem formação é brasileiro;para quem crítica é insulto; para quem opinião é delito!Serão esta corrupção e esta involução de valores o academista de amanhã?Esta é a minha angústia e penso em como já foi bom sonhar-se...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 21:13  

  • OH FERRÂO EHEHEH!!

    A mim não me ferras tu mais. Xau - dou por encerrado o ping-pong!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 22:04  

  • Meu Caro Dr.Xanax,
    ... "esta é a minha angustia e penso em como já foi bom sonhar-se..."
    Poderei aqui e agora pedir-lhe aautorização para eu próprio repetir repetir a frase, a sintese, o espirito, o sentir que expressou,?
    Obrigado pela autrização.
    Então aqui vai e sem comas : .... esta é a minha angustia e penso em como já foi bom sonhar-se...

    By Blogger Desataviado, at 13/12/05, 22:06  

  • Isto é engraçado...

    «Estaremos a assistir a uma degradação de valores?»

    Um «novo tipo de adepto, para quem Terreno de jogo é trincheira». Um novo tipo de adepto...daqueles que fazem posts agredindo o adversário? Esculhanbando os adversários? Promovendo guerras entre adeptos?

    «para quem tradição é arcaísmo».Haveria tradição num confronto entre União e Académica? Ficou e muito bem, esse tema exposto num post feito por um dos antigos adeptos. Um da velha escola.

    «para quem árbitro é ladrão». Os da velha escola querem uma visão parcial, onde nem por uma única vez o arbitro faz uma actuação positiva.

    «para quem formação é brasileiro». Leia um dos ultimos posts do SimplesmenteBriosa, que apropósito, e por pena minha, agora não consigo aceder...

    «para quem opinião é delito!» Quem dera que alguma fosse. Provavelmente não teriamos de assistir impavidamente às veborreias que vão sendo debitadas, e às mentiras que vão sendo escritas à luz da tão candida opinião...


    Serão esta corrupção e esta involução de valores o academista de amanhã?

    Venham eles os novos académicos!!

    Que os velhos deram cabo do que era a Académica. Atrofiaram-na no seu sonho invejoso de utopia e não a deixaram crescer.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 22:06  

  • Grande anónimo!!

    muitas vezes se esquece de quem deixou cair a Académica!!

    Quem foram eles?? Foram os novos adeptos?

    Meus amigos, esses estão desejosos de ver futebol e não os levo a mal por isso.

    A doutorite expressa em muitos destes comentários e posts, vale hoje «0». Foi ela que quase aniquilou a Académica.

    Olhem para vocês antes da de criticarem.

    Sócio 1000 e tal...Mas não 1080 como o outro...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 22:16  

  • Eu também não consigo aceder ao Simplesmente Briosa. Alguém sabe a razão?

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 22:27  

  • Mais um que partilha da igual maleita. O que se passa com o SBriosa?

    Por falar nisso, o Sr. Sacerdote já pediu desculpas pelo indecoroso comportamento face aos miudos desse blog? Ou só serve para mandar vir com quem não está com ele...?

    Só lhe ficava bem!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 23:03  

  • .... esta é a minha angustia e penso em como já foi bom sonhar-se...

    Têm uma opção...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 23:45  

  • ...dormir, de preferência não ressonando.

    By Anonymous Anónimo, at 14/12/05, 00:19  

  • É isso mesmo Amigo Ferrão. As minhas deslocações a Coimbra têm uma acentuada componente masoq. Onde está o "gozo" daquele futebol? Ficávamos depois horas a comentar as jogadas mais espectaculares( com umas canecas como é óbvio ).E agora, do que se fala? O A não joga um cu, o B é um peideiro, o C é um trambolho, o técnico é um cagão, tem frio nos pés, não intervém...Vá lá vá lá, não foi mau...o árbitro é um fdp...Mas e a qualidade do jogo? Bastamo-nos com o somar pontinhos e garantir a permanência? Mas para o ano a história repete-se. Sempre à rasca.Para quando dar um pouco de primazia ao espectáculo.Parece que andamos todos calçados pelo Zé Lérias.É que,aparentemente, há dinheiro para comprar os ovos,o que falta é critério na compra e cozinheiro para fazer as omoletes

    By Blogger antonio romao, at 14/12/05, 10:36  

  • Não o teria dito melhor António Romão.
    Exactamente como se faz uma omolete, basta um ovo estragado para dar cabo do cozinhado. O problema não é termos alguns ovos podres, o problema é não termos "ovos de substituição". Culpa do cozinheiro, que não pensou nisso quando foi às compras. E o maior problema é que nem sequer foi às promoções...

    By Anonymous Anónimo, at 14/12/05, 12:36  

  • Foi pedida uma justificação para a utilização do nuno luis. So vejo 1, o pedro silva é uma nulidade a nível defensivo, só ataca.

    By Anonymous Anónimo, at 14/12/05, 19:57  

  • Caro anónimo, a mim parecem-me ser ordens do nosso (adormecido) treinador. Digo eu...

    By Anonymous Anónimo, at 14/12/05, 21:33  

Enviar um comentário

<< Home