"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

A saída de Lira

A saída do jogador brasileiro Lira do plantel da Académica, verificada ontem, é, no mínimo, «sui generis».
É que, como tem sido seu apanágio em casos similares, recorreu a Direcção aos chavão dos problemas pessoais do jogador para justificar a mesma, ocultando aos associados da Académica – que têm o direito de saber porque são as suas quotizações que ajudam a pagar este permanente «entra-e-sai» de atletas, sem que se percebam as razões – em primeiro lugar a existência prévia de problemas disciplinares (ocorridos num treino da equipa) que haviam levado Nelo Vingada a tirar a titularidade ao esquerdino e, em segundo lugar, o seu destino, nada mais, nada menos do que o popularíssimo e primodivisionário Botafogo do Rio de Janeiro (sic. notícia do jornal «O JOGO»).
E assim sendo, mesmo correndo o risco de que, mais uma vez, venham dizer que os «Pardalitos do Choupal» só servem para criticar, caberá deixar algumas questões à Direcção, no intuito de esclarecer o caso:
Se o atleta vai alinhar pelo Botafogo, qual a comparticipação financeira que o clube alvi-negro do Rio de Janeiro pagará à Briosa pelo empréstimo ou, pelo menos, que compensações se vislumbram, para se prescindir sem mais de um jogador titular (até há bem pouco tempo) e que tem contrato válido, a custo zero?
Se o jogador abandona a Académica transitoriamente e por problemas pessoais e a instituição o deixa sair, ignorando as suas obrigações contratuais, passará doravante tal medida a aplicar-se a qualquer outro atleta? Ou seja, se por exemplo Marcel alegar em breve problemas pessoais para ir jogar pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, ser-lhe-á dada idêntica oportunidade e sairá a custo zero, para mais tarde regressar?
E o «activo económico» que tanto alegaram que o passe do jogador constitui? Valorizar-se-á mais no campeonato brasileiro, do que aqui em Portugal? É que, se assim é, começo a não perceber porque é que tantos brasileiros trocam, sem pestanejar, os grandes do seu país por pequenos clubes europeus, onde espreitam a oportunidade de dar o salto, pela maior visibilidade a que estão sujeitos no «velho continente»...
Em suma, ficam as questões de fundo:
Porque não conta efectivamente a Direcção o que se passa e não esclarece os sócios, até no intuito de não dar lastro a críticas e a especulações?
Porque segue sistematicamente a Direcção uma política de «lei da rolha», quando hoje em dia sabemos que as transferências permanentes de atletas são normais em futebol e, por isso, devem ser encaradas com naturalidade e, sobretudo, apresentadas com transparência absoluta, para que não fiquem dúvidas sobre os interesses subjacentes à sua concretização?
Porque persiste a direcção em contar-nos a «história da carochinha», como já havia feito com a saída de Artur Jorge, há anos atrás, que após ter constituído o plantel e iniciado a época desportiva, decidiu à segunda jornada do campeonato que queria sair, e cito, «para poder ler livros e ir ao cinema».
Nos «Pardalitos» somos a favor da recomposição do plantel, na reabertura de mercado em Janeiro.
Nos «Pardalitos», fique absolutamente claro, confiamos nos responsáveis do futebol da Briosa, designadamente após a última recomposição do departamento.
Nos «Pardalitos», contudo, não aceitamos qualquer explicação que queiram dar-nos sobre as medidas tomadas a esse nível, e exigimos, como sócios da Briosa que somos, clareza, rigor, transparência e verdade na explicação das mesmas.
Se assim for, apoiaremos…
Se não, paciência…
Lá virão de novo os anónimos dizer que somos o «Clube da Má Língua»…

36 Comments:

  • Não, não são o "clube da má lingua",
    mas tanto se; se; se; se; ... artur Jorge; se; se; se... Nós; nós;

    Tenho que seguir a velha máxima:

    Não há ninguém mais prejudicial a quem trabalha, do que aqueles que nada fazem.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 10:42  

  • Não, não são o clube da má língua. O Lira foi ganhar três vezes mais. Num dos melhores e mais populares clubes do Brasil. Justifica a vontade de ele ir. Nelo Vingada não se importou, porque só o meteu a jogar por obrigação e depois teve de engolir uns sapos. Justifica o resto.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 10:51  

  • Três vezes mais??? E a Académica, não ganha nada? Ou ganhará alguém por ela??? Isto brada aos céus!!!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 10:59  

  • Uma coisa é certa.. o rapaz não é burro..quem não gostaria de jogar na Cidade Maravilhosa! Continuo a dizer, Alex Dias na Académica, caso Marcel saia

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:03  

  • Eu já sabia o que iria ler aqui nos pardais...

    "que compensações se vislumbram, para se prescindir sem mais de um jogador titular (até há bem pouco tempo) e ...".

    Por mais estranho que possa parecer, este é o mesmo jogador que há uns meses atrás alguns (dos pardais) até pagariam para ver ir embora! Enfim, todos se podem enganar...

    Mas, quanto às perguntas que coloca e às resposta que exige, está à espera de um comunicado da Direcção, tipo Dr. Pompeu, aqui nos pardalitos? O segredo é a alma do negócio e há assuntos que, julgo eu, não devem andar pela praça pública...

    Não sei se me insere dentro do clube dos anónimos, mas... sou tão anónimo quanto o negrume2, ou não?

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:11  

  • Realmente — a confirmar-se a notícia da ida do Lira para o Botafogo ou para outro clube qualquer —, estas mentirolas começam a ser bastante irritantes. A última(?) de que me recordo foi a da saída de António Simões — o "histórico" do Benfica que dizia que a Académica era "um clube como qualquer outro" — do cargo de secretário-técnico, alegadamente por grave doença da mulher. Na semana seguinte, estava a desempenhar as mesmas funções no Lusitânia dos Açores... Ainda por cima, nestas coisas da bola, e como dizia o outro, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo.
    Tais mentirolas, é preciso que se diga claramente, não são de hoje, nem sequer dos últimos dois ou três anos. Mas revelam a mesma falta de transparência e de respeito pelos sócios e restantes adeptos. É necessário acabar com elas de vez, em nome da seriedade e da credibilidade que gostamos de ver reconhecida nos nossos dirigentes, independentemente dos seus nomes e das discordâncias ou das concordâncias que possamos ter com eles.
    Um abraço.
    João Mesquita

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:22  

  • Proponho a alteração do nome deste blog para "Pardalitos dos frustados".

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:31  

  • Não estou de acordo seria mais "Pardalitos da Oposição fustrada".

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:32  

  • E que tal «blog académico dirigido aos frustrados pela existência de oposição»????
    Ehehehehehehehhhehehe

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:35  

  • Presumo que o caro Pompeu, se fosse dirigente, diria a verdade: que o Nelo não o quer e não quis, é isso?

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:47  

  • Sim, sim...

    Por isso a tirada do Sacerdote: "Os "Pardalitos do Choupal" vão pôr-se em "campo" para apurar as verdadeiras razões da sua saída."

    Até prova em contrário, a Direcção está a mentir, certo?

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 11:55  

  • Todas estas questões são no minimo (i)lariantes !
    Estes dirigentes mentem com a mesma facilidade com que respiram.os outros também mentiam, mas estes pseudo dirigentes sempre se afirmaram pela transparencia...pelos vistos pouca!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 12:23  

  • Caro Negrume2:
    Sendo, porventura, criticável a atitude da Direcção sobre esta situação do Lira e atendendo de um modo mais alargado ao panorama futebolístico português(que, se calhar, até conhecerá melhor que eu)gostaria só que me desse o exemplo certeiro de um único clube que viesse publicamente esclarecer os associados desta forma que você aqui solicita.
    Mais claramente:
    qual o clube português que conhece que costuma vir publicamente elucidar os associados assim detalhadamente quando surgem questões desta natureza?
    É só e obrigado.
    P.S. Não leve a mal o anonimato mas está de acordo com as regras aqui do blog.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 13:26  

  • Alguém sabe se o Alcãntara, o Gelson e o Fernando têm problemas pessoais?Dava cá um jeitão...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 13:29  

  • Atendendo a que ao jogador Lira corresponde um valor patrimonial contabilizado (valor "passe").
    Atendendo que o jogador tem um contrato de prestação de serviço vinculativo cuja vigência está dentro dos prazos estabelecidos.
    Atendendendo que as declarações do Sr. Presidente da Direcção nos levam para o campo de um "acordo", entre as partes, de ordem pessoal e particular.
    Atendendo que a paragem do Jogador, a sua não visibilidade como jogador convocado ou não pelo técnico da Instituição.
    Permite-me, sem rodeios, concluir que estamos perante mais um caso de gestão danosa dos activos da Instituição.

    By Blogger Desataviado, at 13/12/05, 13:43  

  • Gang de oposição!

    Ou então "A Académica so está bem entregue aos pardalitos"

    A mim não me enganam e nunca vão levar um voto meu. Parabens Malo, isto sim é oposição!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 13:48  

  • Oh Anonymous 1:29 PM

    "Alcãntara" ?? Devem ser dos que tambem criticavam o Marcel, alias os pardalitos acho que "quase" todos preferiam o traidor do Dário ao Marcel.

    O Alcantara é dos melhores centrais que passaram pela Académica, se ele sair tipo para o Leiria ou Maritimo daqui a 1 está num grande.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 13:51  

  • Ò sr. Lucílio, não embarque por favor nessa onda de maluqueira dos seus companheiros de espaço.

    Não vai haver paragem nenhuma do jogador. E se jogar bem no Brasil e for accionada a cláusula de transferência onde é que está a gestão danosa?

    Recorde-se que o jogador ingressou na Briosa a custo 0.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:09  

  • Caros pardalitos: passem bem.

    Saudações académicas.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:19  

  • Juro que não desêjo isso pra ninguem, mas voces os que aqui escrevem, deveriam ter os mesmo problemas pessoais que o Lira. talvez assim percebessem melhor e falassem de menos!

    Voces são a vergonha da Acadêmica!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:23  

  • Sacerdote, não o avisarei nem uma unica vez para me faltar ao respeito. Quando tiver opôrtunidade faço-o pessoalmente.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:32  

  • Já disse que lho direi pessoalmente, se tiver opôrtunidade.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:42  

  • Caro Pompeu, não aplaudis-te a entrada do luis Agostinho? Então, agora, só tens que fazer uma coisa: deixa o homem trabalhar no reajustamento do plantel. Ou tb ja perdeste a confiança nele.
    Deves ser como o feijão frade. estou ctg Luis Agostinho. Muitos dos que falam aqui esquecem-se que ao criticar o futebol, estão somente a "pisar" o grandissimo Luis Agostinho.
    Força Luis e bom trabalho.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:44  

  • Há aqui gente que não está a perceber o que é escrito.
    Se eu os entendi isto não tem a ver com a saída do Lira, mas tem a ver com as explicações que foram dadas pela Direcção e que não competem ao Eng.º Luís Agostinho (esse toma as opções que dizem respeito às suas competências técnicas, mas não elabora o discurso oficial), mas ao Eng.º José Eduardo Simões, que é o nosso presidente...
    O trabalho do Luís Agostinho não está em causa e até é apoiado no texto sobre a saída do Lira...
    Acho que foi essa a ideia com que eu fiquei...
    Se estou enganado, corrijam-me...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 14:54  

  • Negrume2:
    Não terá respondido à minha pergunta.
    Gostava só de saber se me pode indicar qual é o clube português que costuma vir, com esses detalhes todos que pretende, explicar a saída de um jogador?

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 15:19  

  • Obrigado Negrume2:
    Confirmou-me aquilo que eu já sabia e que você está farto de saber. Nestas situações as coisas são tratadas sempre com uma grande margem de secretismo e o adepto comum fica a ver navios.
    E mesmo aquilo que não compromete muitas vezes também não é revelado.
    Isto já funciona assim há muito tempo o que não quer dizer, obviamente, que eu esteja de acordo.
    Qual explicações detalhadas?
    Os dirigentes dão as explicações que entendem e mais nada.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 15:39  

  • Jogasse o Ezequias sempre a 80% do que jogou com o SLB e provávelmente a saida do Lira era tida como um bom acto de gestão que visava a valorização do jogador...e o retorno...Seria então a oportunidade para aparecer alguém que viesse da formação, que aos poucos começasse a ganhar minutos nas pernas...Enfim que se acautelasse o futuro.Mas, parece-me,com a distância de quem nem sempre vai ao Calhabé ( desculpem chamar-lhe assim ),que é tudo feito em cima dos joelhos. Parece que é mais fácil mandar vir umas caipirinhas,ou ir lá buscá-las...

    By Blogger antonio romao, at 13/12/05, 16:26  

  • TRANPARÊNCIA, SIM É PRECISO TRANSPARÊNCIA. MAS SEMPRE FOI PRECISO. NÃO É SÓ AGORA.
    E TAMBÉM É PRECISO TRANPARÊNCIA NA "OPOSIÇÃO". E, SINCERAMENTE, NÃO O QUE É MENOS TRANSPARENTE.
    EU SEI QUE ESTA É A ASSOCIAÇÃO DE COR NEGRA, MAS NÃO É NECESSÁRIO LEVAR TÃO À LETRA A NOSSA COR.
    TRANPARÊNCIA, OLÉ, TRANPARÊNCIA, OLÁ, TRANSPARÊCIA, OLÉ, TRANPARÊNCIA, OLÁ...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 17:30  

  • Mas afinal quem é que por tudo e por nada só falava de transparência? Mas afinal quem é que apregoava que era diferente das outras direcções? Quem fez mote de campanha disso? Eu por mim acho muito bem SEMPRE ACHEI. Agora não se pode é dizer uma coisa antes e depois quando se chega ao poder fazer outra diametralmente oposta. Agora estes minisjes ou jesitos ou o raio que os parta sempre a apregoar o mesmo, quais bonecos sem cabecinha para pensar por eles. Olhem que o Engº José Eduardo Simões não precisa do vossa defesa fastidiosa e monocórdica e eu para ser verdade também já começo a ficar um bocado farto. Cambada de invertebrados a pensarem que alguém algum dia os irá reconhecer por querem ser voz de quem não precisa. IRRA

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 18:33  

  • Uma no cravo outra na ferradura. Por um lado a direcção não revela toda a verdade e por outro trata-se de um acto de gestão danosa, como diz o sr. Lucílio. Mas já questionaram que o que possa ser eventualmente omitido se traduza em benefícos de qualquer espécie para a Académica? Se calhar não dá jeito pensar assim e então ataca-se a questão pelo outro lado.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 19:01  

  • Caro Negrume,
    A mim não de dá jeito pensar de nenhuma forma em especial. Provavelmente a forma para comunicar a saída do jogador não foi a melhor, mas daí a assumir logo de início, e sem qualquer dado que o indicie, que a Académica não salvaguardou os interesses parece-me abusivo. Entradas e saídas de jogadores em clubes de futebol não são de estranhar e às direcções eleitas apenas pede-se que zelem pelos seus interesses.
    E a maior crítica que vos faço aqui (e já fiz algumas) não tem a ver connvosco porque nem vos conheço (tirando a si, que ao que parece é o Pompeu e ainda no jogo da Figueira nos cruzámos) mas sim com as ideias pré-concebidas com que comentam e dão as notícias da Académica.
    No caso concreto do Lira e caso consigam chegar á conclusão que se tratou de um mau "negócio" para nós, aí si, desanquem a direcção.

    Cumprimentos.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 19:39  

  • Quando há adeptos que referem o Hugo Alcântara como um dos melhores defesas centrais da História da Académica chegamos a um vazio ideológico e de julgamento que remete para uma forma distorcida de autismo, onde todos são avaliados à luz da ignorância e da ignomínia desses pseudocríticos .E ao vazio não o devemos olhar por muito tempo, senão começa ele a olhar para dentro de nós...
    Parabéns à forma magnífica como neste sítio da INTERNET se promove, orgulhosamente, a liberdade de expressão e a crítica e se despertam as consciências de uma enorme maioria silenciosa, ou seja, da grande fatia dos sócios que, como eu, não intervieram nas últimas eleições por razões logísticas e profissionais.Espero que mantenham esta pluralidade e elucidem os sócios, algo que a vossa frequência de visitas reitera e ratifica.O brigado!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 19:53  

  • Eu até me espanto que o Negrume não venha dizer ao Negrume2 que este deve modificar o seu nick para não gerar confusões...

    ahahhahahahahahaahah!!

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 19:55  

  • E o TNT, nunca mais apareceu?

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:03  

  • Caro Negrume2,
    Peço desculpa mas não sabia da existência de um Negrume.
    Cumprimentos.
    Viva a Académica.

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:13  

  • Não peças que é o mesmo...

    By Anonymous Anónimo, at 13/12/05, 20:39  

Enviar um comentário

<< Home