"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2005

PAUSA E ... REFLEXÃO

Com o Natal e o fim de ano à porta , importa neste momento fazermos todos também uma pequena reflexão . Neste caso , obviamente sobre a nossa Académica . Ficam para trás seis meses de trabalho , com alegrias , angústias e ilusões .
Como é óbvio qualquer casa começa a construir-se pelos alicerces. Muitas vezes, as primeiras pedras são aquelas que demoram mais tempo a ser colocadas . Até por dificuldades que surgem de última hora , sobretudo na consumação de qualquer projecto. Assim, parece-me que esta imagem se traduz naquilo foi o espelho de uma época, não diria mal planeada, mas acima de tudo talvez pouco reflectida por todos quantos fazem parte da estrutura profissional da nossa Briosa. Espero que todos quantos a compõem não entendam esta pequena reflexão como uma critica e a entendam tão só como um tópico de quem como eu , mal ou bem, embora a outros niveis, também prepara e reflecte, quando um campeonato termina e outro rápidamente recomeça.
Neste sentido, é muitas vezes mais importante manter o que está de bom, do que procurar o que se não conhece, ou se conhece mal . E é nesta dicotomia que muitas vezes nós treinadores e dirigentes vamos à procura do que é novo, do que está fora e do que não dominamos, em deterimento do que já conhecemos bem ! Como será óbvio, também os reajustamentos são sempre inevitáveis . Teriam sido inevitáveis as saídas de jogadores como Zé António e Vasco Faísca? Com um pouco mais de esforço não teria sido possivel a sua permanencia na Académica? Como todos sabemos, estes dois ex-jogadores, juntamente com Pedro Roma, Nuno Luis e Zé Castro, constituiram o quinteto defensivo mais sólido de toda a segunda volta do nosso campeonato. O entendimento entre os centrias era perfeito e Vasco Faísca como lateral tinha o que poucos em Portugal têm . A capacidade para defensivamente "fechar" o espaço interior o que, para uma equipa como a nossa, é um aspecto táctico relevante.
Por outro lado, o controlo do espaço aéreo, nos lances de bola parada, era quase perfeito, ao contrário do que sucede esta época . Não se pode dizer que jogadores como Hugo Alcantara e Ezequias não tenham qualidade. Mas o primeiro, em relação a Zé António é menos rápido, tacticamente mais desposicionado, menos "culto" (nos cortes das linhas de passe no que respeita ás diagonais curtas dos avançados ) mais faltoso e menos concentrado nos lances de bola parada. O segundo, em relação a Vasco Faísca, tem menos cultura defensiva, menor capacidade de atacar a bola no ar e mais dificuldades em defender o espaço interior. Contudo , tem mais qualidade de passe e quando está confiante, mais e melhor saída para o ataque .
Na linha média, apenas saíu Hugo Leal . Sem ser um super craque, foi claramente um jogador que quando chegou trouxe rápidamente grande capacidade de passe (quer nas transições curtas e longas) e, por consequência, melhor organização ofensiva . Para além disso, trouxe também outra coisa, que talvez tenha passado despercebida a quem apenas vê o jogo de forma apaixonada. Experiência e estofo para suportar o stress de uma equipa que práticamente não ganhava! Capital de confiança que obteve nos grandes clubes por onde passou. Por outro lado, as suas declarações públicas, quer antes, quer depois dos jogos foram sempre ao encontro daquilo que é um jogador que nunca tem medo de perder. Parecendo um pequeno pormenor, não deixa de ser para os seus colegas um exemplo, sobretudo de alguém que chegou e rapidamente se integrou nos espírito da equipa, traduzindo assim a serenidade competitiva de que o grupo tanto necessitava.
Ofensivamente perdemos um dos nossos símbolos: Dário. Se é certo que não esteve ao nivel que durante tantos anos nos habituou (por motivos físicos), será certo também que, com todos esses problemas debelados e óbviamente liberto dos compromissos que tinha com a sua ex-equipa , não deixaria de ser uma opcção de qualidade, já que a nossa equipa ficou orfã do virtuosismo e talento de um jogador como ele.
Todos sabemos que o Dário motivado é claramente um jogador que em qualquer momento resolve um jogo...
Em relação ás contratações (já falei de Hugo Alcantara e Ezequias), Filipe Teixeira foi quem trouxe um toque de classe, traduzido na sua grande capacidade para conseguir ultrapassar situações de 1x1, bem como também na dinâmica que permite à nossa equipa chegar de forma mais rápida ao ultimo terço do terreno, com a posse da bola .
Esperemos então que a reabertura do mercado, possa trazer algumas novidades e que todos os responsáveis em conjunto possam acertar nas contratações que se impõem. Sei bem que não é fácil, mas o esforço da competencia será sempre recompensado !
Vamos a isso e bom trabalho a todos !