"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

quarta-feira, 29 de março de 2006

DA DISCUSSÃO NASCE A LUZ !


Amigos, "Inimigos "e Companheiros !

Continuamos a assistir neste espaço a debates acalorados, a momentos de discussão, mais ou menos lúcidos, mais ou menos corajosos e sobretudo a momentos de grande paixão e fervor académico, que transformam com frequência este blog numa "guerrilha" pouco saudável dada a pouca elevação de muitos que nos visitam. Também já tivemos os nossos momentos menos felizes, mas é com alguma satisfação que vejo da parte do Mário Castro, muito mais tranquilidade nos seus comentários. E vos garanto que ele encontrará por certo ainda mais motivação, já que percebeu ( como também todos os outros colegas ) que a qualidade deste espaço só se faz com a gestão do equilíbrio emocial.
O Mário Castro não tem ao contrário do que possam pensar, qualquer tipo de aspirações de vir a ser dirigente da Briosa. Tem as opiniões dele, muitas com bastante razão, outras talvez não. Contudo, ele discute, ele "berra", ele é mal tratado (agora muito menos, mas também já o fez), ele até dos colegas de blog discorda com frequência, mas ele, tem em todas as circuntâncias dado a cara no que escreve. Provavelmente muitos de vós, quando o criticam, algumas vezes acharão até que ele terá algumas razões no que escreve. Mas só por uma questão que até tem haver, com o "estar do outro lado", raramente o Mário é saudado com elegância. Mas...
Este espaço tem falado sobre muita coisa. Muitas delas polémicas. Também já li, com frequência, comentários extremamente pertinentes e muito sérios sobre erros que foram cometidos no passado! Por isso faço daqui um apelo: não "funalizem" as questões. Debatam-nas com elevação, porque eu sei que quem as comenta aqui tem mais do que capacidade suficiente para fazê-lo de forma inteligente e cristalina. Apontem caminhos. Lancem mais discussão ! Queremos que concordem connosco? Não! Mas que nos ajudem a continuar a reflectir as grandes questões de fundo.
Neste momento, não me interessa tanto, se o Alcântara é ou não um bom central, se o Lira era ou não um bom lateral, se o Dani é que deve continuar a defender a nossa baliza. O que me (nos) interessa neste momento, será descobrir formas e encontrar estratégias futuras de modo a que se cometam menos erros. Seja com esta ou com outra direcção! A Briosa não pode é estar dividida nas questões de fundo !
Mas estamos !
Deixo-vos aqui algumas. Por exemplo:

1- Como melhorar as condições de trabalho?

2- Como comprar, melhor e mais barato?

3- Como fazer chegar ao técnico um manancial de informação que o ajude a optar pelo jogador A e não pelo jogador B ?

4- Porque não criar, um gabinete de metodologia de treino, muito restrito, onde possam existir modelos/padrões muito próprios para cada escalão e para o futebol sénior, sobretudo no que concerne ás questões técnico-tácticas? E porque não também em relação ás capacidades motoras ?

5- E que tal um bom gabinete de prospecção? Com cabeça, tronco e membros. Sem show off ! Que trabalhasse no silêncio dos gabinetes!

6- E porque não uma videoteca, onde fossem dados os primeiros passos para os profissionais da Académica terem à sua disposição um conjunto de elementos referentes a: adversários, quer do ponto de vista individual e colectivo. Características do jogador A ou B que pretendessemos observar. E porque não também por exemplo, sobre o próprio árbitro que nos vai apitar brevemente. No futebol actual qualquer pormenor é importante !

7- E quando voltará a ser possível, reconstruir uma equipa B, que sirva de alimento á equipa A. Valerá ou não a pena? Lamento ter que dizê-lo, mas vi muito poucos companheiros ( tirando o amigo Avilanes ), contra-argumentar algumas das ideias técnicas/teoricas/práticas e até económicas aqui deixadas recentemente sobre a existência de uma equipa B.

8- Será possível por exemplo, que o Gonçalo (o "nosso" central de quem muito se fala e com razão) , tenha rumado até Touriz, sem um contrato de cedência ? Tendo ficado ao alcance de outros clubes que já manifestaram o seu interesse ? Luis, sei que estás atento! Mas que ninguém me desminta !

9- Como será possivel, construir uma equipa com mais jogadores Portugueses(acham que sou xenófobo ?) e com raizes de Coimbra, incluindo mais Universitários, logicamente sem perdermos de vista o elevado grau de profissionalismo que teremos de ter na equipa de futebol sénior ?

Hoje deixo-vos aqui esta "meia dúzia" de questões, para as podermos discutir sem insultos e com elevação.
E que tal juntarmo-nos todos (mesmo os que nunca concordam connosco) no fim da época para falarmos, trocarmos ideias e não apenas para vermos de que lado é que está a razão. Se fôr só para isso não contem comigo! Quero discutir SEMPRE a Académica e tentar SEMPRE também, ter uma Briosa MAIS FORTE.
Estamos entendidos?
Vamos a isso!

Abraço.