"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

sexta-feira, 30 de junho de 2006

10 RAZÕES PARA UM ESTÁGIO DE PRÉ TEMPORADA.

Disse ontem que estávamos a poucos dias de dar o pontapé de saída para uma nova época desportiva. Com um estágio repartido por dois locais (Luso e Quiaios), começaremos a cimentar os alicerces para um trabalho que se pretende muito positivo. Ambição não poderá faltar.
As equipas profissionais fazem em momentos como este, uma primeira retirada estratégica para iniciar o seu trabalho / treino. Já lá vai o tempo, ( nunca criticando os mais "velhos" ) em que o trabalho desta natureza se repartia sistematicamente pela praia e pelo pinhal. Pouca bola, exercicios muito mais analíticos que específicos, enfim formas diferentes de abordar o treino. Este ( sem ser uma ciência oculta ), evolui e atingiu um patamar de exigência que não se coaduna com falhas que tornem irreversivel o processo que leva á chamada "aquisição da forma desportiva". Para tal, existe uma programação adequada, uma posterior operacionalização e mais tarde ainda a sua avaliação.
Assim, com este "retiro espiritual" o treinador visará fundamentalmente o seguinte:
1- Criar condições óptimas para tranquilamente executar o seu treino. Sobretudo na relação tão importante nesta fase: carga / recuperação / adaptação.
2- Conhecer de perto os seus jogadores.
3- Criar um clima de camaradagem sincera e fortalecer principalmente entre os jogadores, laços de amizade que se tornem indestrutiveis com o decorrer da época.
4- Estabelecer uma relação mais próxima e se possivel individual com cada atleta.
5- Criar regras de conduta favoráveis á criação de um regime que consiga conciliar : máxima liberdade / máxima responsabilidade .
6- Desenvolver um conjunto de principios por ele adoptados e definidos, tendo em vista futuros comportamentos técnico / tácticos, individuais e colectivos, criando exercícios de treino centrados em processos cognitivos simples, consubstanciados na execução de acções motoras eficazes e adaptadas ao seu modelo de jogo.
7- Criar um factor importantíssimo: aquele que muitas vezes não descodificamos mas que pelo volume e intensidade de treino desta fase, servirá para estar presente e enraizado numa base de trabalho ao longo da época. O factor volitivo / superação.
8- Perceber quem se assume como lider. Daqui podem "nascer" várias possibilidades para escolher os capitães de equipa.
9- Criar um clima de lealdade e transparencia com a imprensa, já que os jornalistas irão acompanhar a par e passo todo o estágio.
10- Mentalizar o atleta que a alimentação também entra no sucesso desportivo de qualquer equipa. Uma "dieta desportiva" equilibrada e saudavel pode e deve ser aplicada num período como este.
Existirão por certo mais vantagens em realizar um estágio desta natureza, mas estas foram aquelas que hoje escolhi como mais relevantes.
Resta agora dar corpo às ideias, ter coragem para as colocar em prática e potenciar individual e colectivamente uma equipa que me parece boa, mas que só com o andar da "carruagem", nos vai desfazer todas as dúvidas. Por isso nada de euforias!
Aos dirigentes, aos técnicos, aos profissionais, ao departamento médico e aos atletas, duas palavras. BOA SORTE !