"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Preservar a identidade

Mais de 30 companheiros, ex-atletas das camadas jovens ( juvenis e júniores) da Associação Académica de Coimbra nos idos anos de 1970,1971 e 1972, reunidos no passado sábado, dia 3 de Junho, no encontro que anualmente organizam, escutaram com emoção e verdadeiro sentimento preto, o breve discurso proferido pelo Zé Belo, aliás Dr. José Belo, ilustre Presidente do Núcleo de Veteranos da AAC que, do ponto de vista institucional, e pela 1ª vez, representou aquela importantissima fatia do nosso bolo comum.
Preservar a identidade, a nossa identidade de ser e sentir Académica, foi o tema certeiramente escolhido, até pela actualidade que encerra. Académica que nunca se pode confinar tão sómente à denominada " bola na rede ".Que tem outras condicionantes e outros compromissos na formação do Homem, seja do ponto de vista desportivo, a mola impulsionadora como é óbvio, seja do ponto de vista social, afinal o desafio supremo.O Homem em toda a sua complexidade.O Homem que questiona mas que se revê numa amálgama de saberes, de vontades, e de solidariedades.E que busca e alcança uma formação que lhe permita encarar o futuro de forma mais risonha. Ora é precisamente esta última vertente que se tem vindo a esbater, de forma preocupante, porquanto se tem previlegiado a dimensão futebolistica/profissional "tout court" . Porque se está a tomar um rumo perigoso onde a diferença em relação aos demais se evidencia,apenas , na cor do equipamento. E isso é muito preocupante .O facto de esta opção estratégica ter vindo a ter desempenhos e resultados medíocres mais faz emergir a necessidade de retomar àquela filosofia em que a dimensão humana assente arraiais.
Foi este alerta que o nosso Zé Belo,Presidente dos Veteranos da AAC, nos foi transmitir .O Dr. José Belo não é um qualquer que vestiu de preto.Ele tem um passado desportivo grandioso, de comportamento irrepreensível, sendo um verdadeiro exemplo, como felizmente tantos outros, do que é abraçar a Académica na sua completa dimensão. Por isso mesmo a importância das reflexões que partilhou com quem um dia teve a felicidade de entender a Alma Académica.
O compromisso de alargar este debate aqui está.
Vamos a ele,companheiros.
ACADÉMICA,ACADÉMICA,ACADÉMICA,VAMOS AO GOLO MALTA!