"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

segunda-feira, 12 de junho de 2006

Protocolo com o Tourizense


Antes de vos deixar as minhas ideias sobre o tema protocolo Académica/Tourizense, quero adiantar-vos que tenho sucessivamente (sobretudo depois do meu ultimo texto) recebido telefonemas de amigos ou colegas (treinadores) que me felicitaram pela forma sincera como o escrevi e expus as minhas ideias. Outros porém, também me chamaram á atenção e aconselharam a proteger-me, não "dando a cara" perante determinados assuntos da nossa vida "Académica".
Aqueles que me conhecem, sabem muito bem quem sou e sabem por isso, que nunca em momento algum consigo ficar indiferente á mentira e sobretudo á injustiça. Por isso escrevo, argumento e contra-argumento, com ideias e princípios, tentando desta forma dar corpo ao que me diz a consciencia. Não ofendo, mas combato, não amesquinho, mas confronto. Sempre sem medo do que pensam de mim e sobretudo, sem receio das consequências. Não embarco em grupos e não tenho o apoio de lobies (ao contrário de outros que chegam a todo o lado sem mérito, mas porque por trás têm cunhas e mais cunhas). Sou e continuarei a ser sempre um cidadão verdadeiro, amigo e sem receio (repito), do que possam pensar das minhas tomadas de decisão. Talvez por defeito não me "proteja". Faço da naturalidade um princípio e da frontalidade um momento. Por isso vou continuar a escrever da mesma forma como até aqui! Continuarei a falar de aspectos de ordem técnico/táctica, também da nossa política desportiva e de situações particulares que coloquem em causa a verdade. Mas vamos ao mais importante.
Considero que:
- O mais recente acto de gestão desportiva elaborado e protocolado pela Académica, deixa no ar algumas dúvidas.
- Um protocolo ("DE SANGUE"), como aquele que foi anunciado pelo sr. Presidente na ultima Assembleia Geral, necessitará de ser bem explicado aos sócios.
Portanto e tendo em consideração que um protocolo é um acto público (neste caso concreto um acordo entre dois clubes filiados na mesma Associação), coloco a quem me souber ou quiser responder o seguinte:
1- Quem tomou esta iniciativa?
2- Por quantas épocas o protocolo é válido?
3- O que temos para oferecer?
4- O que podemos vir a receber?
5- Que princípios de acordo (engloba apenas futebol profissional) ?
6- Como se processará a relação entre técnicos?
7- Como e quem fará a observação dos nossos jogadores cedidos por empréstimo?
8- E esta, cinge-se apenas à competição?
9- Quem terá preferencia sobre outros jogadores que despontem e que neste caso concreto, nem pertencem á Académica , nem ao F.C.Porto?
10- Porque foi celebrado um acordo, estrategicamente tão importante e não foi assegurada a presença PELO MENOS de um técnico da Académica na constituição da equipa técnica?
11- Quem assume a responsabilidade de contratualmente, um atleta poder rescindir com justa causa, sobretudo quando se sabe que irão estar envolvidas questões monetárias importantes?
12- Quem defende os interesses específicos dos nossos jogadores, em situações de conflito ou qualquer acto de indisciplina?
13- Quem protegerá desportivamente atletas que pela primeira vez se confrontam com uma realidade completamente diferente daquela que encontraram no futebol juvenil?
14- Haverá alguma definição de modelo de treino?
15- Será que o modelo táctico de cada um dos técnicos principais é identico?
16- E os princípios subjacentes a esse modelo? Serão também identicos?
17- Como se processará a relação entre ambos os técnicos?
18- Quem irá fazer o diagnóstico de lesões musculares e outras questões similares? Como por exemplo lesões traumáticas decorrentes de um treino ou de um jogo?
19- Quem liberta ou dispensa de um treino ou de um jogo um atleta lesionado?
20- Quem controla burocraticamente os cartões? (muito cuidado com os cartões acumulados nas três competições, 1ª liga, 2ª B e Taça de Portugal).
21- E já agora para terminar, como se irão gerir determinadas questões (sabem ao que me quero referir) em caso de os dois clubes se encontrarem numa eliminatória da Taça de Portugal?
Porque sei bem o que poderá acontecer quando se estabelece um protocolo, aqui vos deixo estas questões, para que um dia mais tarde, se o mesmo vier a ser denunciado por alguma das partes, a culpa não "morra solteira" !