"Pardalitos do Choupal"

Associação Académica de Coimbra

Vitor Santos,jornalista d' A Bola já falecido,foi o primeiro a chamar a Académica "Pardalitos do Choupal", em crónica ao jogo da vitória sobre o Benfica por 3 a 1 na época de 1961/1962

Pardalitos estão neste momento a voar no Choupal

- EDITORES -

- José Eduardo Ferraz -

- António Alencoão-

 

Links Académicos

Agir pelos animais

BLOG convidado d'acabra.net

 Site Oficial

Mancha Negra

Somente Briosa

 Sempre Briosa

Viver a Académica

Secção de Futebol

Helder briosa

Secção de Basket

Central Briosa

Secção de Futebol - Escolas

Casa da Académica em Lisboa

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Blogs que têm os Pardalitos nos seus links favoritos

- Blog Belenenses -

- Beira Beira -

- O Piolho da Solum -

- Jornal Record -

- Vila Forte-

- H2solitros-

-Futebolar-

-Centro Táctico-

- Se deseja ver aqui o seu site contacte-nos -

 

 

Contactos

-Pardalitosdochoupal@gmail.com-

 

Informações

Estádio Cidade de Coimbra

Estádio Cidade de Coimbra
Inauguração: 29-10-2003
Lotação: 30000


Ano da fundação: 03-11-1887
Rua Infanta D. Maria, 23 - 3030-330
Nº de sócios: 10336 (em 9/7/2007)
Internet: www.academica.oaf.pt

 

Image hosted by Photobucket.com  

 

Pardalitos nº:

Free counter and web stats

Pardalitos a voar no Choupal
Pardalitos do choupal

Weblog Commenting by HaloScan.com

 

domingo, 18 de junho de 2006

VIRTUOSO POR CAPRICHO

O valor deste Blog "Pardalitosdochoupal" mede-se pela sua fecundidade. Se amar a Briosa fosse o bastante, as coisas seriam simples de mais. Neste sentido há quem bastante se indigne com os artigos aqui publicados; mas para quem procura a quantidade de satisfações, só a eficácia conta.
Decerto. Este Blog não é, como Mañara Milosz, por desejo de ser um santo que ele se dana. Para tanto, só tem uma resposta a dar à colera dos seus detractores - os que utilizam "nicknames" - e é a honra humana: cumpre a sua promessa porque é um cavaleiro de combate.
Será por isso egoísta? À sua maneira, sem dúvida. Mas ainda nesse ponto, temos de nos entender. Há aqueles que são feitos para viver e os que são feitos para amar. Ora, os "pardalitosdochoupal" conseguem viver e amar. O amor pela Briosa de que vos falo é enfeitado com as ilusões do eterno; só que todos os especialistas da paixão no-lo dizem, não há amor eterno, a não ser contrariado. Não existe paixão sem luta. Este Blog luta, ama, vive. É a maneira que ele tem de dar e de fazer viver a Académica.
Não obstante, neste universo da sua acção, o ridículo também está incluído. Refiro-me ao uso de "nicknames" de muitos comentaristas, como distocia da sua desonestidade intelectual, pessoal, de amor-próprio. Infelizmente na "Blogsfera" é a regra do jogo. Também aqui, a generosidade deste Blog consiste precisamente em ter aceite, no início e em toda a linha, a regra do jogo. Mas este Blog sabe que tem razão e viver é o que assegura a sua inocência perante a proliferação de comentadores que usam "nicknames" como se de pai incógnito fossem filhos.
A este respeito, todas as experiências são indiferentes. Há os que servem ou prejudicam o Blog. Servem-no se formos conscientes e consigamos ler heterónimos de pessoas que por razões muito objectivas de privacidade profissional, quiçá, institucional, nos dão todo o crédito de quem pretende esgotar-se pela Académica. Senão, isso não tem importância: as derrotas de um homem não julgam as circunstâncias; julgam-se a ele próprio. Só são senhores de justificações e não tem nada a justificar. Não autoriza as afirmações. É insano. Não recomenda a pratica, isso seria pueril, mas restitui o remorso, do próprio, a sua inutilidade.
Em suma: Neste campo da "Blogsfera" que ordem, pois, dessa ordem desrazoável? A única verdade que possa parecer-me instrutiva não é formal: anima-se e desenrola-se na consciência de cada um. Não são, pois, nas regras de "banimento" de comentadores que posso buscar "ensinamentos formatadores" do meu raciocínio, ou seja: para mim o tempo fará viver o tempo, e a vida servirá a vida. Dito de outra forma: para quê, então, valorizar ( responder ) as palavras de passe - nicknames - de quem já deu provas de não poder vir a ser conhecido? Neste particular, o Blog não deve "banir" nenhum comentador. Ele próprio se remeterá ao silêncio; ninguém resiste a quem é VIRTUOSO POR CAPRICHO.